Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Balanço - Imprensa

  • 2016-11-03 23:31
  • Autor: Solange Pinto


Amanhã - Balanço 'Cavaleiros'

Talvez não devesse fazer este balanço, talvez nos ponhamos a jeito de outras análises (se houver alguém que as faça) e talvez, corra o risco de não ser politicamente correcta. No entanto e para quem nos conhece, sabe que fugimos daquilo que seria à primeira vista isso mesmo, o politicamente correcto.

Na verdade, temos horror de órgãos de comunicação ou supostos órgãos de comunicação amorfos, sem opinião, sem identidade… os tais que apenas fazem análises escondidos atrás de uma objectiva de uma máquina fotográfica e que assim, nunca se beliscarão com o contar da por vezes, inconveniente verdade, ou pelo menos, senão a verdade universal, a opinião, assumida e assinada.

Em suma, é disto que temos aos montes. De tudo aquilo que se vê numa trincheira cheia de ‘repórteres’, raros são os que colaboram ou mesmo dirigem sítios da  com opinião, com crónicas e artigos temáticos. Raros são os que correm atrás da notícia, da novidade, ficando assim, tudo mais que restrito à ‘caixa de entrada’ do e-mail.

Estes, estes que atrás referi, têm problemas com empresários ou artistas, surgidos da divergência das suas opiniões com os agentes da Festa? Claro que não e por isso, terão sempre a passadeira vermelha estendida à porta de qualquer acesso à ‘teia’… E ainda se lhes agradece a publicidade gratuita aos eventos organizados pelos gestores dos palcos onde fotografam. É assim… No entanto, perceba-se uma coisa. Os visitantes dos órgãos de comunicação, acedem a estes sítios? Em número muito reduzido, claro está!

Adiante, destaco positivamente, o site Toureio.pt, pela seriedade da sua conduta; o Barreira de Sombra e o digníssimo António Lúcio, pela lucidez do seu discurso e claro, o Jornal Olé e a Revista Novo Burladero pela capacidade de persistência, num ‘mundillo’ demasiado curto para estas pesadas ‘aventuras’ financeiras.

No que à Rádio concerne, jamais esquecer o programa da Rádio Campanário e o programa ‘O Triunfo da Festa’, da RDP, que infelizmente, será descontinuado, pela saída da RDP, do seu autor, Luís Sarmento.

Os bons e os maus…

Dos bons e dos assim-assim já falámos, no entanto, resta dar um pouco de tempo de antena aos maus… Todos sabemos que um blog, não tem em tempos actuais, estatuto formal e legal de órgão de comunicação, sendo que desta forma, todas as opiniões emitidas pelos seus autores, não passam de ‘desabafos’ pessoais, numa plataforma gratuita.

Ainda assim, falam, mordem, chateiam… Fazem barulho e mais, recebem gratificações para debitar impropérios pouco defensáveis.

O indivíduo com o blog que mais se lê num mundo taurino ávido de ‘emoção’ e historietas que animem os bastidores da Festa, diz de quando em vez, que não lê o TouroeOuro, mas, mais vezes do que o próprio gostaria, perde tempo a dissertar sobre as notícias do nosso site.

Conhecem algum jornal diário, semanal ou seja lá com que periodicidade seja, a desmentir notícias de outro similar e/ou concorrente? Bem, já aqui se vê o nível e confirma a tese, que não estamos perante um órgão de comunicação.

Mais e vamos a factos. O dito blog, desmentiu o TouroeOuro quando em tempo recorde avançámos que Ventura não iria esta temporada (2016) ao Campo Pequeno. Quem tinha razão? O blog passou pela vergonha de escrever ‘site das trapalhadas antecipou o dia das mentiras’. Foi…? Mais, desmentiu que Lea, Finito e Andy iriam ao Campo Pequeno, quando nós, avançámos em primeiríssima mão que ali iriam e quais os motivos. Não foram? Pois, foram. Quem mentiu? O dito blog.

Mais, o blog, disse que o TouroeOuro mentiu quando disse que o Ventura havia triunfado em Zafra. Mentimos? Foi verdade absoluta. Ventura teve no bolso maior número de troféus, logo pode e deve considerar-se triunfador. O blog sim manipulou e escondeu informação, quando escreveu num título ‘Pablo corta uma orelha em Mérida’, tapando de forma inequívoca, o facto de Ventura e Leonardo terem saído em ombros pela Porta Grande. Houve mais, ‘Rui Fernandes corta orelha em Herrera’, e os outros, não cortaram nada?

Mais, quantas e quantas crónicas feitas sem dar as caras nas corridas… Quem fez os textos, quem? Opiniões deste e daquele…

Enfim, esta a imprensa em Portugal, de Portugal e a mais não se está obrigado… Enquanto houver ‘apoios’ e dos grandes, a Festa continuará assim comentada e o TouroeOuro, continuará seguramente a ser desmentido, esperando que no fim da temporada, já ninguém se lembrasse destas sim, grandes trapalhadas dos blogueiros!