Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Sousel - Uma tauromaquia diferente...

  • 2017-04-17 21:12
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Realizou-se hoje, em Sousel, uma corrida de touros, cujo cartel foi composto pelos cavaleiros Marco José, Paulo Jorge Santos e Parreirita Cigano, com pegas a cargo dos Amadores de Montemor e Caldas da Rainha.
Lidou-se um curro de touros da ganadaria Silva Herculano.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA

Sousel vive definitivamente uma tauromaquia diferente, mergulhada ora entre a alegria popular e as tradições mais ancestrais, ora mergulhada em exageros temperados pelo alcoól que tão bem mata a sede...
Comes, bebes e falas demais... coisas que 'passam' em Sousel, mas que não lhe retiram o brilho, nem tão pouco o purismo.
No interior da Praça de Touros Pedro Louceiro, a alegria imperou e os exibicionismos também... Meia casa preenchida para assistir a actuações de Marco José, Paulo Jorge Santos e Parreirita Cigano, sendo que as pegas, estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Caldas da Rainha.
A regularidade, sem brilhantismos, marcou as actuações de Marco José e Paulo Jorge Santos, com especial destaque para as segundas funções dos dois toureiros, aquelas em que andaram mais acertados nas reuniões e nas cravagens.
O ginete em condição 'temporaria' de praticante, Parreirita Cigano, não esteve como até aqui nos havia habituado. A papeleta nem sempre se lhe viu clara, consentindo alguns toques nas montadas e alguns ferros algo passados. Ainda assim, foi na sua segunda prestação, aquela em que mais se destacou.
As pegas estiveram por conta dos Amadores de Montemor e Caldas da Rainha, sendo efectivadas no que ao primeiro grupo concerne, por Vasco Ponce, ao primeiro intento, António Calça e Pina, ao segundo e João Vacas de Carvalho, ao primeiro bom intento. Pelos das Caldas, foram na linha da frente, os forcados André Martins, em consumação à terceira tentativa, Sebastião Manuel à primeira e José Maria Abreu, também à primeira.
À arena da 'Pedro Louceiro', sairam reses de apresentação adequada, da ganadaria Silva Herculano, que cumpriram.
O festejo foi dirigido pelo Sr. Marco Gomes.