• geral@touroeouro.com

D. Francisco de Mascarenhas cumpriu esta quinta-feira 91 anos de vida

  • 2018-02-08 11:45


D. Francisco de Mascarenhas, ‘O Cavaleiro Fidalgo’, à esquerda na foto com o seu amigo, o ganadeiro Mário Vinhas, cumpre esta quinta-feira, 8 de Fevereiro a bonita idade de 91 anos.

Dono de uma lucidez incrível, é um deleite ouvir as suas histórias, que conta com muito prazer, com especial destaque para a história em que alternou com o então novilheiro Manuel Rodriguez ‘Manolete’, na tarde da sua despedida de novilheiro.

D. Francisco de Mascarenhas, nasceu em Paço de Arcos em 1927, e com apenas 9 anos de idade fez a sua apresentação na Praça de Touros de Puerto de Santa Maria, célebre tarde da despedida de ‘Manolete’ de novilheiro.
Fez a sua apresentação em Madrid a 6 de Agosto de 1939, recebendo a alternativa, na Praça de Touros do Campo Pequeno, a 29 de Agosto de 1945, sendo seu padrinho João Branco Núncio. Retirou-se das arenas em 1956, regressando esporadicamente e em ocasiões especiais, como a alternativa de José Mestre Batista, na Moita em 1958, depois deste ver recusada a sua prova anterior na Praça de Touros do Campo Pequeno.

Desde cedo radicado em Almeirim, D. Francisco de Mascarenhas pisou praticamente todas as arenas Mundiais, e ombreou com as maiores figuras da sua época, de quem guarda as melhores recordações e que todos trata com carinho.
Personalidade de fino trato e de uma afición desmedida, foi Mestre de inúmeros cavaleiros, e conselheiro de créditos firmados de diversas coudelarias e ganadarias, com especial destaque para a casa Vinhas, onde ainda hoje coadjuva as tentas e dá os seus conselhos.

O TouroeOuro endereça a D. Francisco de Mascarenhas votos de um excelente dia de aniversário, e que se mantenha entre nós por muitos e bons anos, continuando a passar-nos a todos os seus conhecimentos e as suas vivências.