• geral@touroeouro.com

Praça de Touros de Azaruja degradada e em venda (Com Fotos)

  • 2018-07-04 22:28
  • Autor da Foto: D.R.


A Praça de Touros de Azaruja, freguesia do concelho de Évora, que dista a cerca de vinte quilómetros da sede de concelho, encontra-se à venda através de uma imobiliária, podendo em breve perder-se um imóvel de elevado interesse histórico.

Finalizada a sua construção em 1860, e com capacidade para cerca de 1.500 espectadores, há quem se refira a esta como a primeira Praça de Touros fixa portuguesa, e aquela que inspirou os construtores da Praça de Touros do Campo Pequeno, aquando da sua edificação.

Depois dos muitos anos de glória e da passagem das maiores figuras das épocas que atravessou, a sua última utilização foi como fábrica de transformação de cortiça, o que viria a afectar a sua estrutura, iniciando um doloroso processo de degradação a que tem sido exposta nos últimos anos.

Por ser de propriedade privada, este imóvel, avaliado em cerca de 250.000 euros,  ao que o TouroeOuro apurou,  agora pertença de uma entidade bancária, deverá mesmo vir a ser demolido, perdendo-se assim um imóvel de elevado interesse histórico, sobretudo para o Alentejo e para a tauromaquia em geral.

Nos últimos anos foram-se realizando ali as festividades de Verão da localidade, sendo que a última corrida que ali ser realizou, data de 7 de Junho de 2014, tendo o espectáculo decorrido numa praça de touros desmontável.

Meteorologia