• geral@touroeouro.com

‘Não é uma questão de civilização ou não… mas as civilizações evoluem ao longo dos anos…’ – volta a afirmar Ministra da Cultura (Com Video)

  • 2018-11-06 16:31
  • Autor da Foto: D.R./Min. Cultura


A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou esta terça-feira, no Parlamento Português, aquando da sua audição, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, que a ‘a questão da tauromaquia não é uma questão de civilização ou não… mas as civilizações evoluem ao longo dos anos…’.

Estas afirmações foram proferidas quando interpelada pelas bancadas do PSD e do CDS, acerca do ‘Iva Tauromáquico’ e da manutenção da taxa nos 13%.

Graça Fonseca, embora tenha admitido a discussão de alterações na especialidade, frisou, que a tauromaquia é uma questão especial, referindo ainda que se encontra em conversações com os produtores dos festivais de música, nunca se referindo a nenhum encontro com os agentes tauromáquicos, nem se o mesmo iria ocorrer.

‘Em momento algum pretendi chamar incivilizados a quem quer que seja…, podem dizerem o que entenderem, mas civilização ou a incivilização são valores diferentes e conceitos diferentes…’, afirmou Graça Fonseca, sobre a questão desta ter dito anteriormente que a questão do ‘Iva Tauromáquico’ ‘não era uma questão de gosto, é uma questão de civilização e manteremos como está’, aquando da apresentação do Orçamento de Estado para 2019.

Graça Fonseca anunciou ainda que esta situação iria introduzir melhorias, sem no entanto anunciar nenhuma medida em concreto, descrevendo ainda que quem aumentou o Iva para 13%, foi a coligação PSD/CDS, que na altura pretendia mesmo aumentar para a taxa máxima de iva (23%), e foi o PS e a oposição quem manteve a taxa intermédia.

‘Quando digo e afirmo que há valores civilizacionais que defendem politicias é verdade…’, dando depois o exemplo do debate anterior, em que se definiu a proibição da utilização de animais selvagens nos circos.

Não é uma questão de gosto, esta decisão não foi tomada de forma individual… não é uma questão de gosto, é uma questão de valores civilizacionais, que partilhamos ou não partilhamos… mas as sociedades evoluem ao longo dos anos.’, concluiu Graça Fonseca, Ministra da Cultura.

Meteorologia