• geral@touroeouro.com

Os Triunfadores da Temporada - CAVALEIROS AMADORES E PRATICANTES

  • 2018-11-29 22:02


O futuro do toureio equestre em Portugal, estará assegurado sempre que haja novos valores ou pelo menos, gente nova com sonhos e ilusões e/ou, no limite, muita afición ao toureio a cavalo.

Portugal, foi sempre apelidado de ‘Pátria do Toureio a Cavalo’ e a verdade é que, diversidade de estilos e conceitos, sempre os houve.

Neste contexto e nos dois estágios que antecedem o ‘doutoramento’ no que à tauromaquia concerne, surgem nomes que vale a pena reter e que, sem que tivessem protagonizado triunfos inesquecíveis, deram nota de um futuro, que se bem acompanhado e cuidado, poderão resultar em artistas interessantes e com potencial na hora de cativar novos públicos.

Cavaleiros Praticantes

Pelo ‘plazeado’ que está, sendo quiçá o praticante com maior número de festejos efectuados, surge o nome de António Prates, como o de maior destaque na temporada lusa. Prates ombreou quase sempre em cartéis de compromisso, deixando na maioria dos casos, tónica de triunfo.

No entanto e pese embora liderança do jovem de Vendas Novas, jamais se pode esquecer o ‘salto’ de Verónica Cabaço até à alternativa (em Setembro, na Moita); a grande actuação de Soraia Costa na Figueira da Foz e a excelente prestação de Mara Pimenta, numa corrida televisionada, em Albufeira.

Também ela com muita ‘rodagem’, profissionalizou-se em festejo apoteótico, Cláudia Almeida, tendo como palco, a Praça de Touros do Sítio, na Nazaré.

Cavaleiros Amadores

Joaquim Brito Paes, António Telles filho e Duarte Fernandes, são quiçá os nomes mais sonantes no que ao primeiríssimo estágio da carreira de cavaleiro diz respeito.

Joaquim Brito Paes, leva no sangue, a propensão para a boa monta e a graciosidade da juventude. No próximo ano, a sua temporada será já desenrolada como praticante.

Duarte Fernandes, é aquele em que sem dúvida todos os olhos estarão postos… o segundo da dinastia Fernandes, debutou em Espanha, com nada mais, nada menos que um triunfo redondo, saindo em ombros pela porta grande.

Por cá e já dando muitos nas vistas, andou António Telles filho. Este ano 2018, partilhou cartel com figuras do toureio, experimentando novos palcos, dando ar de graça e evolução, em tons importantes. Caldas da Rainha, Figueira da Foz e Moita, foram alguns dos cenários de compromisso.