• geral@touroeouro.com

Os Triunfadores da Temporada - GANADARIAS

  • 2018-12-05 22:09


Jamais se poderá perder o centro da questão e aquele que é e deve ser, a grande motivação de ir a uma praça de toiros. O toiro, é hoje, já o foi ontem e deverá ser sempre, o Rei da Festa Brava.

Nunca percamos de vista as características que deve ter uma rês brava… essas, de quando em vez, quando reunidas, fazem com que se vivam tardes e noites de verdadeiro gáudio numa praça de touros, chegando-se mesmo a perdoar a vida de um toiro, devolvendo-o ao seu habitat natural.

Nesta temporada 2018, houve, como de resto tem acontecido nos últimos anos, inúmeros festejos em que se anunciava um concurso de ganadarias. Muitos foram os ganhadores e nalguns dos casos, justas homenagens ao seu criador, noutros casos, nem tanto…

Individualizaremos dois daqueles que consideramos serem dos maiores triunfadores do ano, mas, não poderemos olvidar, o absoluto triunfo da ganadaria de Paulo Caetano, na Nazaré, sendo esta a ganadaria a líder de escalafón no seu sector.

Líderes no que diz respeito a exportações, foram as ganadarias Couto de Fornilhos, Passanha e Rosa Rodrigues, sendo que, devemos recordar um bom toiro de Charrua, em Lisboa; Veiga Teixeira, em Vila Franca; Fernandes de Castro na Reinauguração da Praça de Toiros de Paio Pires; um soberbo curro de Fernando dos Santos, na Nazaré; Higino na Figueira, Graves, em Abiúl e desta última ganadaria, um curro de espectacular apresentação, em Lisboa.

As últimas citações, são apenas exemplos, por entre tantos e tantos outros triunfos…

Joaquim Alves e Armando João Moura, triunfadores absolutos da temporada 2018, pelas ganadarias de Pinto Barreiros, São Torcato e Dona Maria Guiomar Cortes de Moura.

O ganadeiro montemorense Joaquim Alves, somou inúmeros e importantes triunfos, enquanto representante das ganadarias São Torcato e Pinto Barreiros, somando triunfos, em Vila Franca, Évora e Lisboa, com os dois ferros.

Armando João Moura, viveu este ano, aquilo que qualquer criador de toiros de lide, sonha viver. Deu volta à arena, na mais importante praça de touros do mundo, Las Ventas, em Madrid, num dia importante para a afición lusa e para a ganadaria de Maria Guiomar Cortes de Moura.