• geral@touroeouro.com

Segredos d’Ouro – ‘Eu tô bem, tu também tá bem, todo o mundo aqui ta bem…’!

  • 2019-01-06 21:19


As mais recentes novidades da festa brava...

A temporada começa de forma digamos que mais oficial, lá para ‘algures’ de Fevereiro e, a não esquecer, com um cartel imperdível, o festival da Granja.

A Granja, tem ao longo dos anos, crescido em qualidade e certo é, que se assume como um dos grandes acontecimentos do início de temporada.

Todos com os olhos postos neste espectáculo e todos, com os olhos mais que postos, no Campo Pequeno, palco, ou, como diz a nota de imprensa da agencia de comunicação contratada pela Prótoiro, sala, mais que idílica para o ‘Dia da Tauromaquia’.

(Medo: as corridas chamam-se touradas e agora as praças de toiros, salas)…

O nome ‘Bullfest’, tão defendido há exactamente dois anos, parece ter sido a grande mudança da edição que se programa para 23 de Fevereiro, sendo que, uma das mais contestadas premissas do referido festival, ou seja, lides a duo, permanecerá intacta.

Os nomes do espectáculo, são de valor e isso jamais se coloca em questão, mas, sabemos todos, que as lides a duo, não apaixonam nem acrescentam nada de muito a mais, que ferros num toiro…

Como diz o meu estimado amigo João Cortesão, há ainda a salientar, que, para que se possa chamar dia da tauromaquia no seu mais amplo significado, deveria haver ainda a inclusão de recortadores e forcão e alusão, a tauromaquias populares diversas…

Não esquecendo, claro está, os Grupos de Forcados não associados…

Espera-se que não sejam necessários dois anos, para que se perceba, que a fórmula utilizada em 2017 não correspondeu às expectativas morais e financeiras, para evitar males maiores, desta vez, sem a benesse do efeito surpresa da primeira edição.

Ponhamos os olhos no país vizinho, onde se tornou público, o lucro do Festival do Dia da Tauromaquia. E nós por cá? Soube-se o resultado do Bullfest?

Hábito por terras lusas. De Mourão, por exemplo, há anos que não se sabe quanto…

Eu tô bem, tu também tá bem, todo o mundo aqui ta bem…, diz a música da moda e que se chama, imaginem, ‘Mafiosa’

Voltemos ao dia 23 de Fevereiro e quiçá a um acontecimento importante do dia, a apresentação de parte da cartelaria do abono lisboeta

Sem data certa, sabe o TouroeOuro, que a renovada Praça de Touros de Almeirim, deve abrir as suas portas, entre o fim de Abril e o início de Maio.

Em preparação, está também o festival de Homenagem aos malogrados forcados António Manuel Cardoso e Fernando Quintella, obviamente, em Alcochete.

O sector dos apoderamentos, está longe de dar como encerrado o capítulo das mudanças.

Muitas são as novidades que podem surgir, sendo que, um dos casos mais comentados, envolve as duas cavaleiras contemporâneas, Mara Pimenta e Soraia Costa.

Os seus apoderamentos, podem estar entre Rui Bento e Ricardo Levesinho. Aguarde-se…

Gilberto Filipe, juntará à equipa, o antigo apoderado de João Moura, Abel Correia, que pode ver assim, concretizado, o seu regresso aos apoderamentos.

Já que em boa hora se ‘copiou’ o nome do Festival/ Dia da Tauromaquia, bem que se poderiam copiar outras coisitas…

No passado dia 20 de Dezembro, a nata da nata dos empresários espanhóis, reuniu e deliberou um conjunto de acções e medidas a levar a efeito em 2019, bem como reestruturou os corpos sociais da sua associação (ANOET).

Poucas horas depois, tornou públicas as medidas lavradas… Nós por cá, vivemos no ‘escuro’, ‘porta fechada’ e ‘senha de acesso’…

Voltamos a cantarolar:

Eu tô bem, tu também tá bem, todo o mundo aqui ta bem…’!