Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

‘Os touros colocam Olivenza nas bocas do Mundo…’, afirma alcalde de Olivenza

  • 2019-02-03 15:11


A apresentação da Feira Taurina de Olivenza, constituiu também uma importante de declaração de apoio, por parte do Alcalde local, à tauromaquia.
Manuel González Andrade, no seu discurso, no evento com palco no Centro Cultural de Olivenza e nas declarações proferidas ao TouroeOuro, reafirmou o apoio à cultura taurina na região, bem como se evidencia grande impulsionador da actvidade tauromáquica na região, reforçando o impacto económico do certame na região fronteiriça.

TouroeOuro – Olivenza um ano mais com uma grande feira e sempre com o touro como ‘bandeira’…

Manuel J González Andrade – Demos hoje, mais de um mês antes o ‘pontapé inicial’ à edição 2019 da Feira de Olivenza, um ano mais em que esta feira gera expectativa, pelos elencos, um ano mais que vamos ser foco internacional na tauromaquia, acrescida com a Homenagem que fizemos hoje a alguém que deu tanto a esta cidade, e apostou tanto por Olivenza, como é o caso de Juan António Ruiz ‘Espartaco’.
Um ano mais, Olivenza vai voltar a estar nas bocas do Mundo, por causa dos touros, com a nossa feira que decorrerá de 7 a 10 de Março.

TeO – A população de Olivenza mais que duplica por ocasião da Feria del Toro, um ponto fulcral também no seu desenvolvimento…

MJGA – Na minha intervenção abordei esse assunto… no estudo de impacto económico realizado pela Diputación de Badajoz, e que veio demonstrar dados oficiais, sobretudo relativos à feira de 2018, que podem ainda não ser muito significativos, pois o ano passado sentimos que fomos ainda prejudicados pelas condições atmosféricas, pois consideramos que se o tempo estiver convidativo teremos dados ainda mais significativos… ainda assim, estamos bastante satisfeitos com os resultados, que vem ainda confirmar que a aposta que taurinos e não taurinos fazem na Feira de Olivenza, deram e darão enormes frutos.

De acordo com o estudo, foram gerados movimentos de mais de cinco milhões de euros, estiveram presentes entre doze a quinze mil pessoas na Feira de Olivenza, permanecendo os visitantes duas a três noites, vem mais gente do estrangeiro nestes dias a Olivenza que a média da região da Estremadura, o que são dados importantes, mas muito importante é também a valorização realizada pelos oliventinos, que dão nota muita alta à feira, e os visitantes também, o que vem atestar que a feira está ‘de boa saúde’ e com muito futuro.

TeO – Olivenza é muito mais que a feira taurina, há toda uma cidade em actividade…

MJGA – É verdade. Aqui temos sabido conjugar muito bem o trabalho da administração pública com a empresa privada, temos um trabalho bem diferenciado. O trabalho das corridas de touros está a cargo da empresa taurina, que é quem entende do assunto e nós, no Ayuntamiento, realizamos uma série de actividades paralelas, para que, quem nos visita nestes quatro dias tenha atracções.

Há muita gente que vem aos touros, mas também há muita gente que apesar de se sentir atraída pelo mundo do touro, não vai às corridas de touros… mas a verdade é que vêm a Olivenza, e o que fazemos é ter também atractivos para essas pessoas.

O ano passado realizamos uma mudança significativa na Feria del Toro, demos-lhe uma imagem mais profissional, que foi inclusive premiada, com dois galardões importantes, um relacionado com o mundo do touro e outro relacionado com o turismo, por ser a Feira del Toro de Olivenza, o evento turístico que mais gente atrai até à Extremadura.

O Ayuntamiento de Olivenza, aposta e investe na Feira, pois são quatro dias em que muitos empresários oliventinos conseguem lucros para subsistir durante bastantes meses.
Sem dúvida, que a Feria del Toro é o motor económico de Olivenza, e nesses quatro dias as ganadarias mais importantes estão em Olivenza, os toureiros mais importantes marcam aqui presença, e desde 2016 que apostamos forte nessa marca que é ‘Olivenza, capital del toro’.

 TeO – Portugal, é também parte da Feira de Olivenza...

MJGA – Para nós sem dúvida que Portugal é muito importante. Para nós, Portugal é muito importante, e claro que também na Feria del Toro, porque a maior parte dos visitantes estrangeiros em Olivenza, são portugueses.

Em Elvas por exemplo, a localidade mais próxima, os hotéis também estão cheios, por altura da Feria del Toro e é para nós um prazer receber os portugueses.

Estamos igualmente satisfeitos por poder contar com os toureiros portugueses, Juanito é o terceiro ano que marca presença na nossa feira, e este ano, temos Diego Ventura, a afición pedia um toureiro a cavalo na nossa feira e este ano vamos ter esse aliciante mais, o que torna esta feira diferente, que a faz transcender o mundo do touro.

Fiquei igualmente encantando com o cartel, já dei os meus parabéns ao artista, vai muito para lá da arte do touro, Feria del Arte Taurino, com tudo o que ela engloba, e sobretudo, a arte!

TeO – Para terminar um convite aos aficionados, sobretudo aos portugueses…

MJGA – Não pode ser de outra forma, como oliventino, convido todos os portugueses a virem até Olivenza e se gostarem dos touros que venham às corridas, mas aos que não gostam que venham até Olivenza e desfrutem da Feira del Toro e da nossa cidade…