Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Campo Pequeno - As pegadas na Areia...

  • 2019-06-07 04:46
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


O Campo Pequeno recebe esta quinta-feira, a Corrida Correio da Manhã, de homenagem a Joaquim Bastinhas.
Para lidar touros da ganadaria Varela Crujo, marcaram presença os cavaleiros, João Moura e Joaquim Bastinhas e o matador de touros Cayetano Rivera Ordoñez.
As pegas estiveram a cargo dos Forcados Amadores de Portalegre e Chamusca.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA
ASSIM ACOMPANHAMOS EM DIRECTO

Campo Pequeno engalanado com a interessante exposição de Joaquim Bastinhas e uma muito justificada homenagem ao toureiro carismático que era...

Família na arena, elenco e administração do Campo Pequeno, bem como público rendido ao tributo, emocionado e reconhecido. Cerca de três quartos de casa (fracos), pouco para tão importante noite.

A corrida dirigida pelo Sr. Ricardo Dias, não foi a melhor das nossas vidas, mas foi agradável, face ao que ali se 'jogava'...

Ora recordo-me, de portas grandes como a de Padilla, em Sevilha (Puerta del Príncipe) e outras que ao longo da história, não foram consensuais, mas que foram abertas ao sentimento e a uma série de outros factores... todas legítimas, 'asi que', encare-se assim!

Depois da lápide descerrada e da gigante ovação, saiu à arena João Moura. Muito discreto no primeiro, com ferros correctos mas sem brilho maior, Moura veio 'endiabrado' receber o segundo do seu lote. O primeiro comprido foi em sorte de gaiola, bom! Os restantes compuseram uma prestação de timbre agradável, com música e voltas à arena.

Estava guardado para Marcos o melhor lote da noite. Se o primeiro recebeu à porta gaiola, o segundo cravou em sorte de gaiola. As restantes prestações decorreram com enorme sonoridade e ritmo, andando o ginete dinástico, em tom entusiasta e correcto. Bem na brega como a cravar, bem nos pares de bandarilhas com que encerrou actuações.

Hoje,lembrei-me mais que nunca das célebres 'Pegadas na Areia'... Joaquim Bastinhas, carrega seu filho ao colo, deixando apenas e só, uma marca na arena gigante que é a vida.

As pegas da noite foram consumadas pelos forcados dos grupos de Portalegre e Chamusca. Pelo mais antigo grupo, foram na linha da frente, Ricardo Almeida e João Fragoso, em consumações ao segundo intento. Pelos da Chamusca, foram caras, Francisco Borges e Bernardo Borges, ao segundo e primeiro intento, respectivamente.

A corrida era mista e por isso, actuou Cayetano Rivera Ordoñez. No primeiro do lote, passou mais discreto em muleta, destacando-se de capote, no segundo, o inverso. Bem nesta ocasião, a iniciar o seu labor de joelhos em terra, mas ainda assim, sem transmissão de grande porte. Agradável presença sem deslumbrar.

A maioria dos brindes da noite, foram destinados ao tributo ao malogrado toureiro... A Corrida do Correio da Manhã, terminou com saída em ombros de Marcos Bastinhas, sendo que o curro lidado, foi de nota positiva, tendo o quinto, proporcionado volta à arena do ganadeiro.

Nota da Redacção: O TouroeOuro, ao contrário do anunciado, não publicou os seus já habituais vídeos, a pedido da emrpesa...
Desde já pedimos desculpa pelo facto citado, deixando claro que cedemos à solicitação, por respeito ao homenageado e à obrigatória harmonia que deveria imperar, como de resto aconteceu.