Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Um Colete Encarnado com mais vitalidade que nunca em 2019

  • 2019-06-13 21:01


Foi apresentada esta quinta-feira, em cerimónia realizada no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, a edição 2019 do Colete Encarnado, que decorrerá de 5 a 7 de Julho, na cidade banhada pelo rio Tejo.

A edição oitenta e sete, de uma festa que nasceu com uma edição para angariar fundos para os Bombeiros Voluntários, apresenta-se este ano renovada, e com novos pontos de atracção.

Uma festa da Cidade colocando Vila Franca nas bocas do país e do mundo

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, no seu discurso de apresentação da 87ª edição do Colete Encarnado, destacou os milhares de pessoas que visitam a cidade, durante os três dias de duração das festividades, algo que enche de orgulho os vilafranquenses, e que serve como bom exemplo da vitalidade da festa brava, sobretudo no seu concelho.
Alberto Mesquita, deu todo o destaque à Homenagem a José ‘Mimoso’, salientando, que a distinção que ocorrerá no sábado, dia 6 de Julho pelas 16 horas, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por estes homens, em prol do campo e dos seus produtos, como é o Touro Bravo.

A Homenagem a um Homem que sempre se dedicou ao campo

O Colete Encarnado 2019 presta este ano Homenagem a José ‘Mimoso’, campino escolhido pelos seus pares, para que lhe seja entregue o Pampilho de Honra, com o nome de Joaquim Luis Vicente, outro dos nomes grandes da campinagem ribatejana.
José ‘Mimoso’, que passou por diversas casas agrícolas, sendo agora o Maioral da ganadaria dos Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, agradeceu este gesto, que disse ‘nunca esperar’, por ser ‘um homem do campo, e as grandes distinções sempre foram dadas aos ‘senhores’’.

Os touros na rua, marca de identidade do Colete Encarnado

Festa em Vila Franca de Xira sem touros na rua, não seria festa, e como tal, a edição 2019 do Colete Encarnado contempla inúmeras actividades taurinas.
Três esperas de touros, dia 5 pelas 18 horas, dia 6 pelas 18.30 horas e dia 7 pelas 1030 horas, uma corrida de Campinos, dia 6 pelas 10.30 horas, a garraiada da sardinha assada, na madrugada de 6 para 7 de Julho e a corrida de touros no dia 7 de Julho pelas 18 horas, são os pontos altos da festa brava do Colete Encarnado.

Muita música e animação pela cidade

Sete palcos, com muita e variada animação, com destaque para as presenças dos Resistência e Festa M80, no dia 5 de Julho. El Amir, Flamento Mediterraneo, Ensamble, R.A.Y.A e Los Cavakitos no dia 6 de Julho e a Orquestra Ligeira do Exército, no dia 7, são pontos altos da animação musical.

Saliente-se que vão existir pontos de animação nos palcos instalados na Avenida Pedro Vitor, Tribunal, Sevilhanas.com, Adro, Mártir Santo, Mercado, Jardim Municipal e Largo da Misericórdia, com bandas locais, sevilhanas, baile popular, fado e ranchos folclóricos a marcarem presença.

Um Colete Encarnado atento ao ambiente e à segurança

A finalizar a apresentação, o vereador da Cultura, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, António Félix, salientou, que cada vez mais estes eventos terão que ter uma maior consciência ambiental e de segurança.

Como tal, e pela primeira vez, no Colete Encarnado, irá haver copos reutilizáveis e copos descartáveis, bem como um maior número de pontos de recolha de copos e lixo.

Também a segurança, e o estacionamento, que foi ampliado na cidade, foram pontos focados por António Félix, salientando este o trabalho desenvolvido pelas entidades e autoridades da cidade.