Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Bastinhas e Pedro Casalta vencem prémios no Cartaxo

  • 2019-06-23 02:37
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Com três quartos de lotação preenchida, realizou-se na Praça de Touros do Cartaxo, uma corrida de touros integrada nas festas locais, com a presença dos cavaleiros João Moura, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Miguel Moura e Parreirita Cigano, bem como os forcados dos Grupos de Amadores de Cascais, Coimbra e Cartaxo, com toiros de Mata-o-Demo.
Marcos Bastinhas e Pedro Casalta, venceram os prémios em disputa para a melhor lide e pega, respectivamente.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA

Já o deveria ter feito… mas a vida é atropelada pelo tempo… o tempo que sempre teve para mim, para as minhas crises existenciais (sim, porque também as tenho), para os meus desabafos e até, para as minhas alegrias.

Foi dos primeiros a dar-me elogios. Elogios verdadeiros, longe daquelas palmadinhas nas costas, longe de tudo o que de mais fútil existe na vida. Em troca, só me pedia uma coisa, que lhe mandasse o Jornal Farpas, porque não chegava a Marvão. À total revelia do Miguel, não porque se importasse, mas porque sempre fiz questão de que fosse um segredo nosso, lá lhe mandava as ‘provas’ em formato digital…

Esta era a forma de o manter perto dos meus escritos, os mesmos que agora seguia no TouroeOuro.

César Lopes, continua a ser aficionado e sobretudo, continua a ler-me… esta crónica, vai por ti!

Hoje, no Cartaxo, houve corrida de touros, com ambiente dos bons, do público que a tudo se dispõe, sem vedetismos… Temperatura agradável, e três quartos de lotação preenchida.

Bem Marcos Bastinhas, a lidar o melhor dos seis touros na arena. Os três primeiros, francamente bons, os restantes a vir a menos… O terceiro motivou volta à arena do ganadeiro, ferro Mata-o-Demo, o último, destacou-se negativamente.

Bastinhas recebeu à porta gaiola, levando consigo o oponente, cravando-lhe dois bons compridos. Continuou com elevação de nível, deixado bons curtos, bom palmo e bom par de bandarilhas. O prémio para a melhor lide foi para si, com toda a justiça.

Se tivesse ganho Manuel Telles Bastos, não teria vindo mal ao mundo. Lide com gosto, em tom crescente e sobretudo, com os três últimos curtos a fazer toda a diferença. Lide templada, clássica mas, num novo registo, quiçá mais maduro e completo.

Abriu o veterano João Moura, protagonizando uma prestação regular, deixando com acerto a ferragem da praxe.

Duarte Pinto foi o quarto cavaleiro em praça, num cartel com diversidade de estilos. Andou bem no seu registo coerente e clássico.

Miguel Moura apenas cumpriu na sua passagem pelo Cartaxo. Andou discreto na execução das sortes, deixando as bandarilhas de forma regular, a um toiro mais reservado.

Quem definitivamente não brilhou, foi Parreirita Cigano. Com o público do Cartaxo a seus pés,  por isso, muito paciente, Parreirita, passou demasiadas vezes em falso, no intuito de cravar os seus ferros habituais, em jeito tremendista. Não houve toiro adequado, e quando assim é…

No que concerne à forcadagem, papeleta difícil para a novel formação cartaxense. Faltam recursos, falta técnica e… pega pouco clara na sua efectivação, pelo cabo Bernardo Campino, à quarta, dobrando as duas iniciais tentativas de Fábio Beijinho. Miguel Afonso tentou por duas vezes pegar o sexto, sendo dobrado por Emanuel Doto, necessitando o mesmo de mais três tentativas para a consumação.

Pelos de Cascais, foram na linha da frente, em concretizações ao segundo e primeiro intentos, Rui Grilo e Carlos Dias, respectivamente.

Pelos Amadores de Coimbra, foram caras, Pedro Casalta, concretizando à primeira tentativa, ganhando o prémio em disputa para a melhor pega e, Ricardo Matos, dobrando o inicial Pedro Silva.

A corrida foi dirigida pelo Sr. Marco Cardoso, de forma correcta.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0