Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Chamusca acolhe Congresso Internacional de Tauromaquia de 11 a 13 de Julho

  • 2019-07-05 13:18


Integrado no programa de comemoração dos 100 Anos da Praça de Toiros, a Chamusca acolhe, de 11 a 13 de julho, o Congresso Internacional de Tauromaquia “Homens e Toiros, Cultura e Desenvolvimento”.

O Congresso é organizado em conjunto pelo Município da Chamusca, ISCTE-IUL, CIES-IUL, Instituto Politécnico de Santarém, Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal (ATTP) e pela Santa Casa da Misericórdia da Chamusca.

 

Os trabalhos realizam-se no Cineteatro da Chamusca e há uma atividade de campo na Herdade de Talasnas. Em simultâneo decorrem ainda duas exposições: uma de fotografia – “Joaquim Bastinhas pela objetiva de Emílio de Jesus” - na Galeria Municipal dos Paços do Concelho; e outra de painéis com a história da relação entre os homens e os toiros – “O Toiro e o Homem – Relação Sagrada”, no hall do Cineteatro da Chamusca.

 

O ponto central do Congresso, que vai juntar investigadores e outros agentes da festa brava de Portugal e do estrangeiro, vai ser a relação entre os homens e os toiros, sobretudo na sociedade ibérica (Portugal e Espanha), no Sul de França e na América Latina. Vão ser abordadas as dimensões sociais, culturais, ecológicas, económicas, políticas e morais da relação Homem-Toiro e vão ser ainda abordadas as diversas problemáticas com que se defrontam as sociedades modernas, nomeadamente a das relações entre a cultura e a natureza, a vida e a morte, a democracia cultural e a liberdade.

 

Paralelamente aos debates realiza-se ainda uma mostra de agentes do setor (tertúlias, toureiros, ganaderos, aficionados) e vão ser distinguidas figuras da festa brava.

 

As conclusões deste congresso vão servir de base para a implementação do projeto “Tauromaquia, Património Cultural de Portugal” que, em 2017, obteve financiamento através do Orçamento Participativo de Portugal.

 

O Congresso é o espaço para dar visibilidade ao já vasto trabalho científico que investigadores e especialistas de todo o mundo estão a fazer em torno da relação entre homens e toiros. Por outro lado, promove o debate entre sobre a cultura tauromáquica, os desafios com que se confronta a tauromaquia no contexto atual e ainda os caminhos que se abrem para o seu desenvolvimento e para o contributo que pode dar para o desenvolvimento das comunidades que com ela se identificam.


google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0