Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

O programa oficial do Congresso Internacional de Tauromaquia na Chamusca

  • 2019-07-09 14:45


Integrado no programa de comemoração dos 100 Anos da Praça de Toiros, a Chamusca acolhe, de 11 a 13 de julho, o Congresso Internacional de Tauromaquia “Homens e Toiros, Cultura e Desenvolvimento”.

O Congresso é organizado em conjunto pelo Município da Chamusca, ISCTE-IUL, CIES-IUL, Instituto Politécnico de Santarém, Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal (ATTP) e pela Santa Casa da Misericórdia da Chamusca.

Os trabalhos realizam-se no Cineteatro da Chamusca e há uma atividade de campo na Herdade de Talasnas. Em simultâneo decorrem ainda duas exposições: uma de fotografia – “Joaquim Bastinhas pela objetiva de Emílio de Jesus” - na Galeria Municipal dos Paços do Concelho; e outra de painéis com a história da relação entre os homens e os toiros – “O Toiro e o Homem – Relação Sagrada”, no hall do Cineteatro da Chamusca.

O ponto central do Congresso, que vai juntar investigadores e outros agentes da festa brava de Portugal e do estrangeiro, vai ser a relação entre os homens e os toiros, sobretudo na sociedade ibérica (Portugal e Espanha), no Sul de França e na América Latina. Vão ser abordadas as dimensões sociais, culturais, ecológicas, económicas, políticas e morais da relação Homem-Toiro e vão ser ainda abordadas as diversas problemáticas com que se defrontam as sociedades modernas, nomeadamente a das relações entre a cultura e a natureza, a vida e a morte, a democracia cultural e a liberdade.

Paralelamente aos debates realiza-se ainda uma mostra de agentes do setor (tertúlias, toureiros, ganaderos, aficionados) e vão ser distinguidas figuras da festa brava.

As conclusões deste congresso vão servir de base para a implementação do projeto “Tauromaquia, Património Cultural de Portugal” que, em 2017, obteve financiamento através do Orçamento Participativo de Portugal.

O Congresso é o espaço para dar visibilidade ao já vasto trabalho científico que investigadores e especialistas de todo o mundo estão a fazer em torno da relação entre homens e toiros. Por outro lado, promove o debate entre sobre a cultura tauromáquica, os desafios com que se confronta a tauromaquia no contexto atual e ainda os caminhos que se abrem para o seu desenvolvimento e para o contributo que pode dar para o desenvolvimento das comunidades que com ela se identificam.

 

PROGRAMA

11 de julho

CINE-TEATRO DA MISERICÓRDIA

09:00 Receção aos participantes

09:30 Abertura dos trabalhos

Presidente da República (a confirmar); Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Supe­rior (a confirmar); Ministério da Cultura (a confirmar); Câmara Municipal da Chamus­ca; ISCTE-lnstituto Universitário de Lisboa; Instituto Politécnico de Santarém; Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal.

09:45 Mesa Redonda "Bem-estar animal" | Luísa Mendes Jorge (FMV-Ulisboa); lida Gomes Rosa (FMV-Ulisboa); Joaquim Grave (Médico Veterinário/Ganadeiro)

MODERADOR: Vasco Lucas (Médico Veterinário/ APCTL)

10:45 Intervalo

 

Sessões temáticas

11:00 Direitos Animais ou Deveres dos Cidadãos?

Bernardo Salgueiro Patinhas (Advogado em prática individual em Lisboa e Évora)

11:15 Homens e Toiros, Mulheres e Vacas, Crianças e Bezerros/ as e a relação entre cultura e direitos dos animais num Ribatejo à procura da sua identidade | Ana da Silva (Professora Adjunta da ESE - IPSantarém)

11:30 A Raça Bovina Brava dos Açores | Pedro Correia (Doutorando em Ciências Agrárias, Universidade dos Açores)

11:45 Conservação de recursos Genéticos Animais em Portugal | Nuno Carolino (INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária)

12:00 A luta e a fuga - notas sobre o com­portamento dos bovinos | António Gomes (ESAS -IPSantarém)

12:15 Toiro, biodiversidade e conservação da natureza - contributos para a Sustentabilidade Nuno Ferreira Aktos (Biólogo, Matos, Fonseca & Associados; IPS - ESAS)

12:30 Ganadaria brava - um sistema de produção sustentável, de adaptação à alteração climática | Cláudia Marques-dos­Santos Cordovil (ISA-UL)

MODERADOR: João Emílio Alves (IPPortalegre)

12:45 Debate

13:00 Almoço

 

14:30 Conferência "Cultura e desenvolvimento" - Elísio Summavielle (CCB)

15:30 Intervalo

15:45 Sessão Plenária "As Autarquias, o Estado e a Festa dos Toiros" | Ricardo Gonçalves (Presidente da Câmara Municipal de Santarém), Francisco Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Coruche), Paulo Quei­mado (Presidente da Câmara Municipal da Chamusca), Frédéric Pastor (Adjoint à la Tauromachie, aux Rapatriés et aux Festivités, Mairie de Nimes), Alcaide de Sevilla (a confirmar), Ministério da Cultura (a confirmar), Inspeção-Geral das Atividades Culturais (a confirmar)

MODERADOR: Nuno Castelão (Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca) 17:00 Mesa Redonda "A Tauromaquia e a Política" | Patrícia Fonseca (CDS-PP); Hugo Costa (PS); PSD (a confirmar); BE (a confirmar); PCP (a confirmar).

MODERADOR: Hélder Milheiro (Pró Toiro)

18:00 Encerramento dos trabalhos

 

18:15 Inauguração das exposições com degustação de vinhos "Quinta da Lagoalva"

 

12 de julho

CINE-TEATRO DA MISERICÓRDIA

09:30 Mesa Redonda "Unidad de valores y diversidad de formas de la cultura tauromáquica" | Jean-Baptiste Maudet (Universidad de PAU et des Pays de l'Adour, Laboratoire Passages UMR 5319 CNRS); Mónica Pérez Alaejos (Profesora Contratada Doctora | Facultad de Ciencias Sociales - Universidad de Salamanca); Emilia Riesco Vazquez (Profesora Titular de Universidad | Directora dei Departamento de Sociología y Comunicación - Universidad de Salamanca)

MODERADOR: Luís Capucha (CIES-IUL, ISCTE-IUL)

 

Sessões temáticas

10:30 A Antropologia e a Festa | Pedro Prista (Departamento de Antropologia ISCTE­-IUL/CRIA-IUL)

10:45 Representação de toiros e cavalos na coleção de arte da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça | Nuno Prates (Conservador da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça/CM Alpiarça)

11:00 Análisis económico, relevancia e implantación de los festejos populares | Jesús lbófiez Martínez (Universitat de Valencia)

11:15 Para uma sociologia da tourada (ou como acabar de vez com a sabedoria convencional sobre a tauromaquia) | Fernando Ampudia de Haro (CIES-IUL/UEuropeia)

MODERADOR: Ludgero Mendes (Presidente do Grupo Académico de Danças Ribatejanas)

11:30 Debate

11:45 Intervalo

 

12:00 Conferência "La Fiesta, los jóvenes y el futuro" 1 David Guillén (Doctor en Psicología. Profesor-tutor UNED)

12:30 Conferência "A Cultura Tauromáquica num universo cultural globalizado: riscos e desafios" | Luís Capucha (CIES-IUL, ISCTE-IUL)

13:00 Sessão de Encerramento

Reitora do ISCTE-IUL, Presidente do IPSantarém, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca; Embaixadora de Espanha (a confirmar)

13:30 Almoço

 

15:30 Visita à Praça de Toiros da Chamusca por Paula Ribeiro (CM Chamusca) | Praça de Toiros da Chamusca

17:00 Visita à Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça por Nuno Prates com prova de vinhos "Quinta dos Patudos" 1 Casa dos Patu­ dos - Museu de Alpiarça (Alpiarça)

19:30 Jantar Taurino

 

13 julho

HERDADE DAS TALASNAS

10:00 Visita à Ganadaria Manuel Veiga com almoço campero

15:00 Demonstrações de toureio a cavalo, toureio a pé e pegas

Vaca para aficionados práticos

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0