Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Opinião d'Ouro - Tauromaquia: uma escola ou escolha de valores?

  • 2019-07-28 21:12
  • Autor: Rodrigo Viana


'.. E tu, se estiveres a ler este conjunto de palavras unidas com algum sentido não te esqueças de olhar primeiro para ti, perceber o que fazes, muito antes de apontar o dedo a este ou àquele que consideras não ter valores. Ninguém é perfeito e todos podemos melhorar a cada dia de forma a construir um mundo e, consequentemente, uma Tauromaquia melhor!'

Por vezes dou por mim a pensar no valor que a nossa palavra pode ter… a capacidade de comunicação existente nos dias de hoje, oferece-nos uma enorme arma para lutar pelos valores que defendemos. Na tauromaquia, muitos têm sido aqueles que tentam defender os seus valores. Mas serão esses os da ‘velha escola’, que muito nos orgulhamos de difundir por aí, ou serão escolhidos de forma a agradar uns e a prejudicar outros?

Já dizia João Ferreira Rosa, no seu conhecido “Fado dos Saltimbancos”:

Recordando meus senhores
Os tempos que já lá vão
Ainda há amadores
Para manter a tradição
Nada na vida os aterra
São alegre e são francos
E chama-lhe os Saltimbancos
Por andar de terra em terra
(…)
E este lindo festival
Que viram nossos avós
Não morre ainda entre nós
Não morre em Portugal
Porque temos o Vidal
E mais o Chico Leão
O Zé Núncio e o João
O Prestes e o Xavier
E a companhia que houver
Para manter a tradição
.

Verifica-se que, antigamente, os saltimbancos que andavam na festa que muito gostamos, e que cada um à sua maneira a tentava defender eram amadores e corriam, pelas praças do nosso tão lindo país no cantinho da Europa plantado, por carolice e gosto. Por vezes ouço dizer da boca dos mais antigos, em que ainda tento confiar, que valores como o respeito, a humildade, a verdade, a justiça e a solidariedade sempre estiveram enraizados naqueles que como nós, hoje em dia, tentamos contribuir, de uma maneira ou de outra, para manter tão bela tradição. Alegria e franqueza são sem dúvida características que escasseiam actualmente, andando a festa minada de gente em que não se pode confiar. Não é problema da tauromaquia, é sim um problema social, em que cada um escolhe os valores que mais se adequam para conseguirem ser alguém, ou ter uma vida mais desafogada. Costumo ouvir dizer que “quem faz boa cama, nela se deita” e se hoje somos reis amanhã podemos vir a ser os bobos da corte. Nos tempos que correm nada pode ser dado como garantido, portanto quem está por baixo amanhã pode estar no topo e quem hoje é líder amanhã pode andar a penar, portanto a solução será mesmo continuarmos todos a trabalhar. Agora… será que os métodos utilizados hoje em dia de trabalho são os mais adequados? Bem sei que o ser humano é uma coisa difícil de entender e dar-nos todos com todos é algo impossível de acontecer mas havendo um gosto similar, algo que é tão nosso e que até posso apelidar de um “bem comum”, parece-me urgente pelo menos alguma acalmia entre as gentes da festa. Sou um garoto, um cachopelho, aquilo que me quiserem chamar mas uma coisa é certa e isso eu digo-vos já: Assim não vamos chegar a bom porto! Todos somos precisos, os que gostamos e os que não gostamos! Há que saber dar o braço a torcer e lidar com a frustração para que amanhã possamos estar radiantes com os resultados alcançados.

Concluo assim dizendo que me parece evidente que nos tempos que correm nos preocupamos mais em escolher os valores que nos agradam do que aprender com aqueles que realmente possuem valores como aqueles que acima referi. E tu, se estiveres a ler este conjunto de palavras unidas com algum sentido não te esqueças de olhar primeiro para ti, perceber o que fazes, muito antes de apontar o dedo a este ou àquele que consideras não ter valores. Ninguém é perfeito e todos podemos melhorar a cada dia de forma a construir um mundo e, consequentemente, uma Tauromaquia melhor!

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0