Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Manuel Telles Bastos destaca-se na primeira de Abiul

  • 2019-08-04 02:54
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: Rute Nunes


Realizou-se na noite de sábado, o primeiro dos festejos agendados para Abiul, por ocasião das Festas do Bodo.
Actuaram perante dois terços de entrada, os cavaleiros Andy Cartagena, Manuel Telles Bastos e Luís Rouxinol Júnior, com um bom curro de toiros da ganadaria Charrua.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA
ASSIM ACOMPANHAMOS EM DIRECTO

É importante referir que uma corrida de touros, tem ou poderá ter, análises tão diferentes quão diferentes são os olhos que a observam... A arte é subjectiva e na tauromaquia, não há verdades absolutas.
Importante é também, saber que a diversidade dos públicos, pode conduzir e induzir em erros na hora de avaliar os triunfos, sobretudo se os mesmos se medirem em ovações e manifestações suficientemente audíveis.

A primeira corrida de Abiul, é espelho e reflexo disso mesmo. As gentes, emigrantes e entusiastas aficionados, vêm a uma, duas ou mesmo três corridas por ano, e têm a legitimidade de aplaudir o que os diverte... Cabe-nos a nós, referir, que nem sempre o prémio da mais sonora ovação, é entregue ao artista certo!

Feliz troca de hora no que concerne ao início do espectaculo. A corrida que até aqui se realizava à tarde, passou para uma nocturna e claro, resultado muito positivo. Sectores de sombra cheios e os de sol, tradicionalmente mais a descoberto, desta feita, com importante entrada de público. Cerca de um total de dois terços.

Bom curro de toiros da ganadaria Charrua. Mobilidade, alegria nalguns casos e 'som', foram nota dominante por entre os seis exemplares, mas, sobretudo do quinto e sexto, com especial destaque para o quinto, esse sim a fazer a diferença. O lenço azul 'saiu à cena' por duas ocasiões (quinto e sextos da ordem), mas foi o quinto que encheu as medidas.

Andy Cartagena foi o mais aplaudido toureiro, mas não foi dele o mais sonante triunfo da noite. Manuel Telles Bastos, depois de uma lide mais morna, mas meritória frente ao segundo da ordem, protagonizou importante actuação frente ao quinto. Lide magnificamente estruturada, com brega importante e reuniões perfeitas. Toureiro com classe, poderio e cunho pessoal, fazendo o melhor da noite.

Luís Rouxinol Júnior actuou com a raça que se lhe reconhece, 'gostando-se' mais com o Douro, naquela que foi a sua primeira prestação da jornada taurina. Bem nos recortes toureiros, na brega a duas pistas e na colocação da ferragem. Frente ao segundo do seu lote, actuação a começar de forma emocionante, com  ginete a cravar o primeiro em sorte de gaiola, aguentando a investida do oponente, que, na volta à arena final, foi tocado contra tábuas. Depois, já em curtos, mais um toque e recomeça em crescendo, com uma boa série de curtos, a culminar com um palmito 'al violin' e um outro palmito.

Andy Cartagena compunha o elenco, sendo autor de uma primeira actuação mas comedida, pautada pelo puro estilo rejoneo, mas bem... na segunda, a mais ovacionada das suas actuações, cravou com regularidade mas brilhou sobretudo pelos 'números' dos seus cavalos. Terminou com dois violinos e dois palmitos, com a sua montada a circular pela arena literalmente na vertical.

No sector das jaquetas de ramagens, duas importantes formações. Amadores de Montemor e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Bem os de Montemor, com três pegas ao primeiro intento, efectuadas por Vasco Ponce, Bernardo Dentinho e Vasco Carolino.
Pelos açoreanos, foram na linha da frente, os forcados César Augusto, ao terceiro intento; Tomás Ortiz, ao segundo e Francisco Matos, à primeira tentativa.

O espectáculo foi dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica, Sandra Strecht, assessorada pelo médico veterinário, José Manuel Lourenço.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0