Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Santo Aleixo - Caetano outra vez...!

  • 2019-08-25 23:24
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Realizou-se na tarde deste Domingo, uma corrida de touros com palco na praça de touros de Santo Aleixo.
Em praça, os cavaleiros João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Tiago Carreiras e Francisco Maldonado Cortes, com toiros de Irmãos Moura Caetano e Paulo Caetano.
As pegas estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de São Manços, Monforte e Académicos de Elvas.
O tauródromo alentejano, apresentou uma lotação com três quartos fortes.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA

A afición alentejana está viva e recomenda-se e embora de pequeno 'porte', a catita praça de touros de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, registou uma lotação que se aplaude, ou seja, três quartos fortes ou mesmo, cheia à vista.
Calor, embora sem sol, mas, uma temperatura que apesar de tudo estava agradável e convidativa. Gente simpática e algo paciente, face à demora do espectáculo, que decorreu lentamente, mas com timbre elevado no que concerne às actuações dos toureiros e até dos forcados.

Lidaram-se touros dos Irmãos Moura Caetano (primeiro, segundo, quinto e sexto) e Paulo Caetano (terceiro, quarto e sétimo), manejáveis e bem em trapio, tendo em conta a 'tipologia' da praça em questão.

João Moura Caetano, outra vez...! Outra vez em triunfo! Outra vez em poderio, em classe, em temple. Frente ao primeiro, lidou com o Baco e Fogo, sendo no entando com o Baco, que armou o taco, brilhando com imponentes batidas ao pitón contrário e desplantes toureiros... No segundo, outra lide de muitos quilates, desta feita com o Campo Pequeno... muita suavidade, muito temple, muita 'muleta' virtual e definitamente, esta montada a fazer a diferença...
Destaca-se o brinde, muito oportuno de Caetano a três maestros como são João Moura, Manuel Jorge de Oliveira e Paulo Caetano. O outro brinde, a João Zuquete e João Diogo Fera.

Manuel Telles Bastos apareceu no alentejo, vindo, como todos sabem, de terras do Ribatejo... Fiél ao seu conceito clássico, andou bem nas suas duas actuações, marcando pela ponderação, pela coerência e pelas boas reuniões. Boa passagem por Santo Aleixo.

Tiago Carreiras, actualmente menos visto e ausente dos grandes palcos, que ooutrora já foram seus, andou esforçado e com ganas nas suas duas prestações. A primeira, menos expressiva que a segunda, embora regular; a segunda, de nível, com alegria e boas maneiras, numa lide consistente, com bons ferros e ladeios com carisma, a fazer lembrar outros tempos. À beira dos dez anos de alternativa, provou merecer outros 'compromissos de compromisso'.

O refresco desta corrida, estava nas mãos de Francisco Maldonado Cortes. Tem 'graça' o toureiro dinástico, boa presença a cavalo, como de resto seria de esperar e bom conceito de lide. Andou bem, a revelar futuro promissor e capacidades naturais para chegar longe.

Todos deram volta à arena, acompanhados dos forcados, na ocasião pelos 'rapazes' das jaquetas de São Manços, Monforte e Académicos de Elvas.

Pelos de São Manços, foram caras, Helder Passos e Pedro Tavares, em consumações ao primeiro e terceiro intento, respectivamente. O novilho lidado por Francisco Cortes, foi pegado em grupo 'misto' (com elementos das três formações), por Manuel Trindade, ao primeiro intento.

Pelos Amadores de Monforte, foram na linha da frente em consumações à primeira e terceira tentativas, os forcados Carlos Silva e Mauro Franco.

Completava o elenco, os forcados Académicos de Elvas, concretizando funções à primeira tentativa, Luís Carvalho e Tomás Silva.

Nesta tarde, estava em disputa um prémio para a melhor pega, 'arrecadado' pelo forcado Tomás Silva, pela pega ao último toiro da tarde.

Dirigiu com acerto o Delegado Tecnico Tauromáquico, Marco Gomes.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0