Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Estremoz - Caetano e Campo Pequeno fazem dueto de luxo

  • 2019-08-31 01:47
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Realizou-se na noite de sexta-feira, 30 de Agosto, uma corrida de touros integrada nas festas anuais da cidade alentejana.
Em praça, estiveram os cavaleiros Francisco Cortes, António Brito Paes, João Moura Caetano, Duarte Pinto, Miguel Moura e Parreirita Cigano, com pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Arronches, Monforte e Monsaraz.
Lidaram-se touros de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano, com o tauródromo estremocense a registar meia casa fraca.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA

É triste que a Praça de Touros de Estremoz, renovada, espaçosa e por isso, muito cómoda, tenha caído numa espécie de abandono por parte dos aficionados alentejanos.
Meia casita fraca, com um cartel variado e um cartel digno, de seis cavaleiros e três grupos de forcados e que, tal como com outros elencos de outros festejos, merecia um maior acolhimento por parte da afición...
É duro pensar, que em tempos idos, a Praça de Estremoz, viveu tempos de glória total. Hoje...

Pouca reacção por parte do público, ambiente frio, pese embora a fantástica noite no que a clima concerne.

Abriu a noite Francisco Cortes, com o seu costumeiro estilo irreverente e imponentes batidas ao pitón contrário. Lide consistente, com maneiras, a constituir bom presságio para o restante espectáculo. Actuação com música e muitas palmas para o toureiro da terra.

António Brito Paes levou a efeito uma prestação de menos a mais. Depois dos compridos regulares, deixou uma série de curtos cujo o nível foi aumentando com o decorrer da lide. Sinal mais que positivo para a sua expressiva montada utilizada em bandarilhas.

Foi João Moura Caetano quem marcou a diferença, sendo autor de uma prestação para os verdadeiros amantes do toureio repousado e fino. Classe, temple e lentidão apreciável, numa exibição marcada pelo cavalo Campo Pequeno, hoje em verdadeira sintonia, atingindo aqui, em Estremoz, o equílibrio total. Excelentes ferros curtos, suaves batidas e reuniões perfeitas, com quiçá o mais complicadote toiro da corrida.

Duarte Pinto andou bem frente ao quarto da ordem de lide. Dono de um toureio elegante e seguro, deixou com garbo a ferragem da praxe, fazendo-o de forma que aparentemente fácil... Boa passagem por Estremoz.

Miguel Moura andou desembaraçado e com bons momentos frente ao quinto toiro do festejo. Bem a receber o oponente, cravando o primeiro em sorte de gaiola. Continuou em bom plano, deixando os curtos de boa forma, galvanizando os presentes, sobretudo na brega a duas pistas, Terminou com um palmito de boa nota.

Parreirita Cigano, com carisma por todos os poros, foi autor de uma prestação pautada pela regularidade, deixando um curto destacado. As restantes sortes foram 'consumadas' com boas maneiras, numa actuação muito coerente e muito ovacionada.

As pegas da noite, estiveram por conta dos Grupos de Forcados de Arronches, Monforte e Monsaraz, sendo que as mesmas decorreram sem problemas de maior, sendo cinco delas consumadas ao primeiro intento.

Assim sendo, à primeira tentativa, consumaram pegas, os forcados João Cunha e Tiago Policarpo (ganhando o prémio para a melhor pega), vestindo a jaqueta dos Amadores de Arronches.

Pelos de Monforte, em consumações também ao primeiro intento, foram na linha da frente, os forcados Vitor Carreiras e Nuno Toureiro.

Por último e envergando a jaqueta de Monsaraz, pegou à quarta tentativa, Miguel Valido e ao primeiro intento, André Mendes.

Lidaram-se touros de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano. A corrida teve mobilidade, transmitiu e na maioria dos casos, não ofereceu complicações a toureiros e forcados.

Dirigiu o festejo, o Delegado Técnico Tauromáquico, Marco Gomes.

 

 

 

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0