Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Opinião d'Ouro - Silenciar a tauromaquia!

  • 2020-01-08 21:48
  • Autor: Solange Pinto


'...A notícia, surgida nos últimos dias do ano 2019, foi uma machada grande na Festa dos Toiros, contada apenas e ‘chorada’ tão-só pelos órgãos de especialidade taurina e/ou, pelos escribas que ocupam páginas de touros em jornais generalistas....'

Numa tauromaquia cada vez mais global, é inevitável dissertar sobre o silenciar de Manolo Molés.

Quarenta e nove anos depois, calou-se o microfone de Molés na Cadena Ser, de Espanha, mas, mais que isso, silenciou-se um tempo de antena histórico dedicado à tauromaquia.

A notícia, surgida nos últimos dias do ano 2019, foi uma machada grande na Festa dos Toiros, contada apenas e ‘chorada’ tão-só pelos órgãos de especialidade taurina e/ou, pelos escribas que ocupam páginas de touros em jornais generalistas.

Por lá, o exemplo maior de uma tauromaquia mundial, diz o crítico Vicente Zabala de la Serna, que pouco ou ‘nada’, diz, se falou sobre o tema; por cá, fala-se tudo muito menos, fala-se nada…

Recordo que há mais de um par de anos e com a ‘reforma antecipada’ de Luís Morais Sarmento, extinguiu-se o programa de rádio da RDP, ‘O Triunfo da Festa’.

Houve eco do término de um dos programas mais ouvido da RDP?

Os supostos órgãos de comunicação da especialidade, falaram ou noticiaram tal facto?

Respondo: nada de nada!

Outro exemplo.

Hugo Calado, manteve um programa de tauromaquia, todas as terças-feiras, na Rádio Campanário, de Vila Viçosa. Foram muitos e bons anos de emissão, extintos pouco depois de ter saído da estação emissora do programa. O locutor seguinte, Miguel Ortega Claúdio, pegou no ‘tema’, na mesma rádio, mas ‘pluff’ e sem motivos ou explicações, saiu ele e o programa…

Antes de tudo isto que aqui relato, deu-se por findo também o histórico programa da Rádio Portalegre.

Continuamos todos bem?

E a Prótoiro? Será que não se preocupa com o silenciar da tauromaquia em Portugal?

Numa década, perdemos três programas de rádio, em órgãos de comunicação respeitados e credíveis. Nada a dizer? Ou dá jeito a ‘alguém’ que se vão calando uns para que apenas se ouçam outros?

Coisitas da nossa Festa… para pensar!

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0