Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Editorial – Janeiro - 'Este ano é que é...!'

  • 2020-01-12 22:10
  • Autor: Solange Pinto


"Feliz temporada 2020, com um sorriso nos lábios e muitos triunfos e pensem, que tal como as dietas, este ano é que é… é Viana do Castelo, é Póvoa de Varzim, é Setúbal, é as criancinhas e os touros, é o IVA a aumentar, é tanta coisa… Mas uma coisa já sabemos que é, o Dia da Tauromaquia!"

A vida não pára, ou não pára para tudo e todos ao mesmo tempo…

Os anos sucedem-se e para os poucos que escrevem artigos de opinião, Mourão e o arranque de temporada, são o tema fulcral, de uma Festa agarrada não aos organizadores de eventos taurinos, mas sim aos palcos de tradição… e isso sim, vale a pena ser lembrado.

Mais em tipo do ‘nosso’, surge logo a seguir, Granja, num Festival rematadíssimo, definitivamente a ocupar o lugar qualitativo que foi noutros tempos o de Mourão…

Neste momento, são muitos os temas que “paginam” os órgãos de comunicação social… verdadeiras notícias, das que contam e que justificam parangonas.

Escrevo, no dia em que faleceu Paulo Gonçalves, enquanto competia no Dakar ainda a decorrer, deixando o país em consternação. Agora e por agora, olhos também postos, não em festas e festinhas de entregas de troféus descredibilizados, mas, nos “desafios” iranianos a essa ‘desgovernada’ nação americana.

Para os amantes das ‘histórias de crime e investigação’, surge o caso ‘Rosa Grilo’, como um dos mais apaixonantes dos últimos anos, envolvendo todos os condimentos dos grandes delitos, com o último episódio adiado por mais uma quinzena.

Para os amantes da ‘prensa rosa’, há ainda o facto do Príncipe Harry deixar a ‘Vida Real’, entregando-se à sua Meghan, protagonizando terno romance e uma vida que pretende agora, normal!

E é isto… tantas e tantas fortíssimas notícias onde, as taurinas, reduzem-se a ‘mais do mesmo’. Mourão, Granja, todos e todos em Évora; um cartelito ‘satisfatório’ no Dia da Tauromaquia, com pouco espaço ao ‘futuro da festa’; as primeiras notícias de Santarém, agora com espanhóis à mistura; outro grande Festival na Chamusca e um matador de toiros espanhol, novel lenda do toureio a dar o exemplo na Homenagem a Chibanga…

Deste mesmo toureiro, diz-se, que regressará a Valencia, quatro anos depois… Falamos de Morante de la Puebla. Ponce em mano-a-mano com Aguado, escassez de novidades de uma Olivenza cada vez com menor identidade e continuo, nós por cá, em pequeno… em mais do mesmo!

Relativize-se tudo! Viva-se a Festa enquanto a há, desfrute-se e registem-se os momentos de triunfo, para que mais tarde, se possam ‘contar em imagens’ (coisinha muito na moda para quem tem sites e não escreve) e, rememos todos para um qualquer lado, mas fujam dos coveiros da Festa, porque lá que os há, há e garanto, que não somos nós!

Feliz temporada 2020, com um sorriso nos lábios e muitos triunfos e pensem, que tal como as dietas, este ano é que é… é Viana do Castelo, é Póvoa de Varzim, é Setúbal, é as criancinhas e os touros, é o IVA a aumentar, é tanta coisa… Mas uma coisa já sabemos que é, o Dia da Tauromaquia!

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0