Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Ganadeiros enviam já touros para o matadouro sem serem lidados. Coronavírus agrava situação das ganadarias portuguesas

  • 2020-03-31 15:34


São já vários os ganadeiros que têm enviado diversos touros de lide para o matadouro, com as reses a entrar na cadeia alimentar sem que tenham sido lidados em praça, o que acabar por ser um forte prejuízo para as ganadarias.

De acordo com o que o TouroeOuro apurou, foram já diversos ganadeiros que enviaram reses para o abate, algumas mesmo com idade e trapio para serem lidadas em praça, e outras, que cumpriram, ou vão cumprir nas próximas semanas os seis anos de idade, facto que face ao regulamento taurino em vigor, as impede de ser lidadas em praça.

O envio dos touros directamente para o matadouro, sem serem lidados em praça, irá traduzir-se num enorme prejuízo para as ganadarias, que não têm para já garantidos os apoios estatais, estando no entanto a Confederação dos Agricultores de Portugal a tentar encontrar também uma solução para estes criadores de raça autóctone.

Um touro em matadouro valerá cerca de um terço do preço de custo da criação do bovino bravo, que recorde-se demora entre três a quatro anos na sua criação, com todos os cuidados que se conhecem, o que o torna um dos produtos do seu género de maior custo na produção.

Saliente-se que a carne de touro bravo é cada vez mais uma iguaria apreciada, sendo mesmo vendida em diversos estabelecimentos, tendo mesmo uma feira gastronómica dedicada às carnes bravas, que anualmente se realiza no mês de Maio, em Coruche, mas que este ano também deverá ser suspensa, em virtude da pandemia do covid-19.

O TouroeOuro tentou já uma reacção da Associação Portuguesa de Criadores de Touros de Lide, sobre os impactos causados por esta crise,sem que no entanto tenha sido possível até ao momento.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0