Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Azambuja - Dois triunfos distintos para Romero

  • 2020-09-27 20:19
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Realizou-se na tarde deste Domingo, uma corrida de touros em Azambuja, com praça esgotada dentro das actuais limitações no que à lotação concerne.
Em praça estiveram os cavaleiros Rui Salvador, Andrés Romero e Luís Rouxinol Júnior, com pegas a cargo dos Forcados Amadores de Tomar, Azambuja e Cascais. Lidaram-se toiros da ganadaria de S. Martinho.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA
ASSIM ACOMPANHAMOS EM DIRECTO

O fruto proibido é o mais apetido e o facto de as lotações das praças de touros estarem agora reduzida a 50%, parece estar a despertar interesse inequívoco nos espectáculos, que antes e em datas homólogas, não registavam infelizmente e nalguns casos, tanta expectativa.

Ainda assim, reconheçamos que a presença de Andrés Romero no elenco azambujense, era um ar fresco na cartelaria, reunindo portanto, o interesse do conclave, esgotando-se a lotação permitida.

Muito vento mas ainda assim, temperatura agradável, com as presenças dos cavaleiros Rui Salvador, Andrés Romero e Luís Rouxinol Júnior.

Frisar ainda, que foi descerrada uma placa de homenagem a Etelvino Laureano.

Abriu função Rui Salvador, levando a efeito uma primeira actuação correcta, mas em plano discreto, um pouco também por ‘culpas’ atribuídas ao oponente. Contudo, no segundo do seu lote e já com mais sorte no desempenho e empenho do ‘inimigo’, deu lição tanto na brega quanto nas reuniões e cravagem. Saiu da arena com uma forte dor na perna, não mais tendo regressado, sendo assistido pela equipa médica presente.

Andrés Romero foi o real triunfador do festejo e em ambos os toiros, por motivos diferentes.

Se no primeiro, cravou o melhor curto do festejo, no segundo, deu lição de como tourear um manso perdido que apenas queria ‘fugir’ para tábuas. Andou, ‘correu’ atrás, porfiou, nunca desligou a montada do toiro e conseguiu arrancar faena, de forma impressionante e com mérito.

Frente ao primeiro, lide variada, com bons compridos, com um primeiro curto de levantar praça e desplantes com o cavalo na vertical, que levantaram praça.

Romero brindou a sua segunda actuação à imprensa, pelos momentos difíceis que também este sector vive, nesta fase de crise pandémica.

Luís Rouxinol Júnior, teve uma muito boa segunda actuação, com o primeiro comprido deixado em sorte de gaiola, bons curtos e um palmo a fechar, bem rematado; e uma primeira prestação, correcta mas mais discreta e sem alardes de triunfo.

As pegas estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Tomar, Azambuja e Cascais.

Pelo mais antigo grupo em praça Amadores de Tomar, estiveram na cara dos toiros, para consumações ao primeiro intento, os forcados Fábio Sousa e Francisco Maltez.

Pelos de Azambuja, pegou ao primeiro intento, Telmo Carvalho, na mesma pega em que se despediu o primeiro ajuda e cabo André Letra, numa passagem de testemunho a Nuno Matos, e, João Gonçalo ao terceiro intento.

Com a jaqueta dos Amadores de Cascais, pegaram de caras, os forcados João Galamba, à primeira tentativa e, Ventura Doroteia também ao primeiro intento.

Estava em disputa um prémio para a melhor pega, ganho na ocasião por João Gonçalo, pela pega feita ao quinto toiro do festejo. O júri foi composto pelos cabos das três formações.

Os toiros da ganadaria de S. Martinho, com apresentação correcta para a categoria do tauródromo em questão, tiveram comportamento distinto entre si, deixando-se lidar na generalidade, destacando-se negativamente o lidado em quinto lugar por Andrés Romero.

A corrida foi dirigida pelo Delegado Técnico Tauromáquico Marco Cardoso, assessorado pelo médico veterinário, José Manuel Lourenço.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0