Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Governo e Ministério da Cultura reconhecem agentes taurinos como integrantes dos apoios à cultura

  • 2020-10-08 14:52


O Governo português, e o Ministério da Cultura, reconheceram na passada semana os agentes taurinos, como parte da cultura portuguesa, ao integrarem a actividade e nomeadamente os artistas e empresas tauromáquicas como elegíveis para os apoios do sector, no que diz respeito às medidas da Covid-19.

Na semana passada, uma responsável do Ministério da Cultura, reuniu com o sector taurino, representado por Ricardo Levesinho, enquanto Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, depois de terem já também recebido documentação relativamente aos toureiros, de modo a perceberem como funciona o sector, nomeadamente em termos de facturação, para que possam integrar os agentes culturais nos apoios a serem dados pelo Ministério da Cultura.

Este é um importante passo dado pelo Governo, ao reconhecer os artistas tauromáquicos como agentes da cultura portuguesa, sobretudo numa altura em que se encontra em discussão o estatuto do trabalhador cultural.

Por conhecer estão, para já, os apoios que o sector pode vir a receber, num ano em que em virtude da pandemia da Covid-19, foram muitas as praças que estiveram encerradas, os artistas que não actuaram e as empresas que não realizaram espectáculos, ou que tiveram uma forte redução no número de espectadores.

Quanto aos ganadeiros, não existe para já um  apoio claro por parte do Ministério da Agricultura para o sector, que este ano sofreu um forte revês, sendo dezenas os touros que ficaram no campo ou foram para o matadouro sem a respectiva lide em praça, facto que afecta grandemente os rendimentos dos seus criadores.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0