Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

PAN pretende retirar Carne de Touro Bravo do mercado. Festival gastronómico “Tasquinhas do Toiro Bravo” em Coruche poderá estar em risco

  • 2020-11-15 16:04


Terminou na passada sexta-feira, 13 de Novembro, o prazo para entrega de propostas ao Orçamento de Estado, com o PAN a apresentar uma proposta de aditamento que visa retirar do mercado de consumo a Carne de Touro Bravo, por considerarem que esta pode colocar em risco a saúde pública, em virtude de serem utilizadas bandarilhas não esterlizadas ou outros utensílios que provocam o sofrimento do animal.

A Carne de Touro Bravo, denominada "Carne de Bravo do Ribatejo", obteve a 8 de Novembro de 2013 o registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) por parte da Comissão Europeia, passando a partir daí a ter denominações e características devidamente reconhecidas, passando também a ser uma carne verificada e certificada, pois só a carne  proveniente da desmancha de carcaças de bovinos inscritos no Livro Genealógico Português dos Bovinos da Raça Brava de Lide, nascidos e criados segundo os moldes tradicionais e abatidos entre os 18 e os 60 meses de idade, na área geográfica de produção definida, pode ser considerada DOP.

Com a proposta de alteração da Lei 61/XIV/2ª apresentada pelo PAN que pretende que o Governo proceda à desclassificação da “Carne de Bravo do Ribatejo”, como DOP, passando também a ser proibida a sua comercialização para fins de consumo humano, de animais que tenham sido utilizados nos espectáculos tauromáquicos, que o PAN refere como ferras, tentas ou corridas de touros, estão em risco não só inúmeros pratos em diversos restaurantes que adoptaram esta carne, como o evento gastronómico “Tasquinhas do Toiro Bravo”, que há quase vinte anos se realiza em Coruche, onde durante cerca de uma semana, diversos restaurantes de Coruche, instalados nas arcadas da Praça de Touros apresentam inúmeros pratos confecionados exclusivamente com carne de touro bravo, e que atrai milhares de visitantes.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0