Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Touros terminam mesmo no Algarve – Administrador da empresa confirma notícia TouroeOuro

  • 2021-02-11 11:30
  • Autor: João Dinis com Agência Lusa


Após a notícia avançada pelo TouroeOuro, a 8 de Fevereiro, em que se dava conta do encerramento da Praça de Touros de Albufeira, para dar lugar a um empreendimento turístico, a Agência Lusa chegou à fala com um dos responsáveis da empresa  Corcova - Investimentos Turísticos e Imobiliários, S.A -, que adquiriu o complexo em 2020, que confirma que os touros terminaram mesmo em Albufeira, a última praça de touros fixa na região, e aquela que durante muitos anos foi a que mais espectáculos recebeu.

O complexo urbanístico, com 12 mil metros quadrados, composto por 40 apartamentos, um centro comercial, onde funcionou um cinema, uma discoteca e um bingo, assim como a Praça de Touros, irá agora dar lugar a um complexo turístico, sendo que para já a arena se encontra “sem projecto”, estando os agora proprietários do espaço a estudar com a autarquia a finalidade a dar ao recinto, deixando este bem claro que “em termos de estrutura de touradas, terminou”.

Todo o complexo é “uma licença habitacional que tem uma fração que é a Praça de Touros”, esclareceu aquele responsável, realçando que a intenção é transformar essa fração em algo que “seja agradável”.

Quanto à hipótese de vir a ser “uma sala de espetáculos, apartamentos ou um centro comercial” é algo que “ainda não está determinado”, frisou. Além disso, a estrutura habitacional está “muito degradada” e necessita ainda de uma intervenção.

Já um outro lote, antes usado como parque pelos veículos de transporte e para o aquecimento dos animais, vai agora ser convertido num silo automóvel e supermercado, disse à Lusa João Pedro Rosa, da Metropark, empresa responsável pelo projecto.

Fonte da Câmara de Albufeira confirmou à Lusa a desativação da Praça de Touros, cujas touradas se realizavam já por acordo entre os antigos proprietários e o promotor das corridas, algo que terminou aquando da aquisição do complexo pela Corcova.

A Praça de Touros de Albufeira, com capacidade para 3.803 espetadores, foi inaugurada a 10 de abril de 1982 e era a única que ainda funcionava de forma regular no Algarve.

Segundo os dados da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), em 2019 foi a praça com mais espetáculos em Portugal (20), mas a sexta em quantidade de assistência (16.260), numa média de 813 espetadores por tourada.

O Relatório da Atividade Tauromáquica 2019 elaborado pela IGAC salienta o facto de Albufeira “ter passado para sexto lugar em termos de espetadores, quando se mantinha há pelo menos quatro anos em segundo lugar, tendo sido apurado um decréscimo de cerca de 5.600 espetadores”.

O último espectáculo da Praça de Touros de Albufeira ocorreu assim no dia 25 de Outubro de 2019, numa novilhada mista.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0