Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Associação de Toureiros evoca Diamantino Vizeu quando passam 20 anos da sua morte

  • 2021-02-12 21:16
  • Autor da Foto: D.R.


A Associação Nacional de Toureiros e o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses evocam hoje a memória do matador de touros Diamantino Vizeu, no dia em que passam 20 anos da morte do fundador do antigo “Sindicato dos Toureiros”.

A sua vida e carreira marcaram um antes e um depois na história da nossa tauromaquia.
Foi o primeiro matador de toiros português (23-03-1947, Barcelona) com uma carreira que se estendeu pelas principais praças do mundo taurino, sobretudo Espanha e México, além de Portugal. Formou com Manuel dos Santos uma parelha que incendiou as paixões dos portugueses e criou a época de ouro do nosso toureio a pé. Uma carreira longa que terminou com a sua despedida das arenas em 24 de Agosto de 1972, no Campo Pequeno.  


O seu génio levou-o a ser um ídolo nacional e a experimentar outras artes. Em 1958 foi o protagonista do primeiro filme a cores português, junto com Amália, "Sangue Toureiro", mas já antes tinha subido ao palco do Monumental, partilhando a cena com grandes nomes do teatro como Mirita Casimiro, Laura Alves e João Villaret.

O seu compromisso para com a tauromaquia e os toureiros, levou-o a criar em 1951 a obra assistencial que é o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, que hoje continua a proteger os toureiros na sua reforma, a educação dos seus filhos e das viúvas, para além de toda a assistência em acidente aos toureiros no ativo.

A sua obra artística e humana, que os toureiros reconhecem, continua a ser um exemplo e uma fonte de inspiração para o mundo da tauromaquia, que perdurará por gerações. 

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0