Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Covid coloca ganadarias em dificuldades e sem apoios

  • 2021-02-21 21:19


Ganadeiros lamentam ausência de apoio da Associação de Criadores de Toiros de Lide

A Covid-19 veio trazer ao campo bravo português uma forte crise, que a cada dia que passa se agrava mais, colocando mesmo em causa a continuidade de alguns dos mais históricos ferros lusos.

Com um reduzido número de corridas, que este ano também se adivinha poder repetir-se, com a carne a ser vendida quase a ‘preço simbólico’, os ganadeiros fazem contas à vida e muitos podem mesmo vir a substituir os touros nas herdades, por uma cultura agrícola mais rentável.

Alguns ganadeiros com que o TouroeOuro falou, lamentaram que até ao momento, “ao contrário do que acontece com outras raças autóctones”, não tenham visto qualquer apoio, muito por culpa também da “inércia da associação de ganadeiros”, que até ao momento não terá tentado conseguir qualquer apoio por parte do Ministério da Agricultura.

Em Junho do ano passado, João Santos Andrade, Presidente da Associação Portuguesa De Criadores De Toiros De Lide referiu-nos que “estamos a tentar com a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) que possa vir a existir um apoio extraordinário”, não adiantando no entanto que tipos de apoios iriam requerer.

No entanto, por parte da CAP, sabe o TouroeOuro, não terá ‘caído bem’ a monumental assobiadela com que em 2019 os aficionados, alguns deles com muita responsabilidade na festa brava, ‘brindaram’ o então Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, em Santarém, quando este estava a ser verdadeiramente brindado pelos Forcados de Santarém, algo que agora também não terá ajudado a ‘apoiar a raça brava’.

A própria associação deveria ter ao seu alcance diversos mecanismos para apoiar os seus associados.
Lamentavelmente nem a associação, nem Prótoiro, nem nada... parece que só existimos para pagar”, lamenta um ganadeiro que em tom de brincadeira nos referiu que “se calhar vamos falar com os forcados, se conseguiram arranjar ração para os cavalos pode ser que nos consigam alguma coisa a nós…

Outro ganadeiro salienta ainda o facto que “nem na carne conseguimos fazer nada, não valorizamos o nosso produto”, lamentando o facto de o valor de um animal muitas vezes mal dar para pagar o transporte.

Refira-se no entanto, que a exemplo de outras raças de bovinos, os ganadeiros recebem ‘ao nascimento’ um valor fixo por cada animal, mas que ainda assim se revela manifestamente pouco, uma vez que um touro bravo tem que esperar no mínimo três anos para poder ser lidado.

Sem a lide dos touros, onde se encontra o seu maior valor monetário, os ganadeiros continuam a passar por grandes dificuldades. “Se conseguíamos vender a ‘bravura’ (lide em praça) de um touro por 2 mil euros, o ano passado houve colegas meus a vender por 750 euros, ou menos, vejam só o que estamos a perder, começa a ser bastante complicado continuar com esta paixão”, refere-nos um famoso ganadeiro português.

Nos Açores, o Governo Regional garantiu aos ganadeiros locais um apoio para  os criadores a suportarem despesas com a alimentação e o tratamento dos animais das raças de gado bravo. “Este apoio insere-se num conjunto de medidas que a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas tem vindo a tomar para minimizar os impactos causados pela pandemia no sector agropecuário”, referiu João Ponte, na altura secretário Regional da Agricultura e Florestas.

Com a tauromaquia em suspenso, e com a ténue esperança que se possa iniciar no final do mês de Abril, os ganadeiros vão tentando sobreviver, muito, cada vez mais, em nome da paixão de criar touros bravo, um negócio cada vez mais complicado em Portugal.

Nota: O TouroeOuro, preservou a identidade dos ganadeiros que prestaram declarações, a pedido dos mesmos.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0