Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Edição 2021 da Romaria Moita – Viana cancelada

  • 2021-03-15 18:09


Tendo em conta a situação que ainda se vive no nosso país com a pandemia da Covid-19, a organização da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, decidiu cancelar o evento que se realizaria no próximo mês de Abril.

Depois de em 2020 terem sido obrigados a tomar idêntica decisão, o evento, que anualmente reúne centenas de fieis da Nossa Senhora d’Aires e amantes do cavalo, fica assim cancelado para 2022.

A Romaria é uma tradição comum aos dois concelhos, que data do século passado. Naquela época, os lavradores deslocavam-se ao Santuário da Nossa Senhora D'Aires, no mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D'Aires, padroeira dos animais, e para pedirem boas colheitas na sua agricultura.

Após um interregno de mais de setenta anos, a tradição foi retomada em 2001, realizando-se no último fim-de-semana do mês de Abril, aquando da Procissão de Nossa Senhora D'Aires.

Durante quatro dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, percorrem os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois Municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita.

Apesar do carácter religioso que está na sua génese, nos dias de hoje, a Romaria assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes. Um evento que alia a fé com um ambiente ímpar e de camaradagem.

A Romaria é promovida por uma comissão organizadora constituída pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo.

 

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0