Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

25% da população espanhola mostra interesse pela tauromaquia

  • 2021-07-27 15:19
  • Autor da Foto: D.R.


De acordo com o estudo "Estudio de los factores económicos y sociales que impactan en la celebración de espectáculos taurinos en España", elaborado por Vicente Royuela para o Ministério da Cultura e Deporto de Espanha, cerca de 25% da população espanhola – 11 Milhões de pessoas, demonstram bastante interesse na tauromaquia.

De acordo com a agência EFE, que teve acesso ao documento, o autor começa por destacar o facto que “a tauromaquia, bem como outros bens imateriais” estão a perder a sua tradição, por factores distintos, pelo que considera que é importante “manter a sua salvaguarda”.

Apesar de ter havido uma redução significativa do número de festejos taurinos, seja em praça ou nas tauromaquias populares, houve uma descida do número de espectadores presentes, sobretudo depois da crise de 2008, que o sector não conseguiu ainda inverter.

Segundo anunciado, numa escala de 0 a 10, a tauromaquia foi classificada com interesse acima de 5 por 28,5% dos inquiridos, o que o autor supõe serem mais de 11 milhões de respostas nesse sentido, acrescendo que 5,9% dos espanhóis se consideram mesmo muito aficionados, respondendo entre 9 e 10.

Um factor que preocupou o autor foi o facto de o preço das entradas praticado actualmente estar a deixar a população com menos recursos fora das corridas de touros formais, optando estes pela tauromaquia popular para fazer face à sua aficción.

Na conclusão do estudo pode mesmo ler-se que “existe mais gente interessada na tauromaquia do que aquela que frequenta as praças de touros”, o que deixa antever uma dinâmica perversa da situação e contra o espectáculo taurino, isto porque apesar de haver interessa, não há espectáculos em número suficiente, e os que existem são caros para as possibilidades dos interessados.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0