Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Até sempre Senhor João!

  • 2021-09-09 13:22
  • Autor: João Dinis


Talvez achem estranho este escrito, é normal, vivemos numa sociedade cada vez mais desprovida de valores e na tauromaquia então, é cada vez mais frequente esquecermos aqueles que não estão cá.

O Senhor João Aranha, como sempre o tratei, foi o meu primeiro Mestre, aquele que talvez seja o ‘responsável’ por hoje andar por aqui a fotografar e a trabalhar em jornalismo.

No final dos anos 90 início de 2000 em Coruche viva-se um momento de transição entre o ‘velhinho’  jornal O Sorraia e o nascimento de uma nova publicação, o “Mais Região”, com ambos a contarem com a participação do Senhor João Aranha como responsável pelas páginas que dedicavam à tauromaquia.

Como sempre me mostrei bastante interessado pelo jornalismo e também pela tauromaquia, era presença assídua na redacção e ali ia ouvindo e aprendendo, sendo que sempre que se falava no Senhor João Aranha se sentia que estávamos a falar de uma das mais influentes personagens do jornalismo taurino e desportivo de Portugal, uma referência!

Recordo-me das primeiras fotos que publiquei a ilustrar as crónicas e textos de tauromaquia assinados pelo Senhor João, que foi também quem me deu os primeiros concelhos, mostrando-me trabalhos de outros fotógrafos, que ainda hoje utilizo como referência. Muitas vezes mais importante que o momento ‘tauromáquico’ é importante o ‘momento jornalístico’.

Mais tarde passei a integrar também o quadro de colaboradores do Correio da Manhã e sempre ao lado de dois grandes do jornalismo taurino, João Aranha e Joaquim Tapada, que felizmente ainda está entre nós!

Fico agora com saudade de um último encontro, na sua casa em Cascais, onde fui eu, a Solange e o António Lúcio e onde além de falarmos sobre a tauromaquia e o jornalismo taurino, passamos uma fantástica tarde com um dos nomes maiores do jornalismo, do desporto e de Portugal!

Senhor João, obrigado por tudo, mas obrigado por me ter conseguido transmitir valores que hoje estão cada vez mais afastados do jornalismo taurino… e até da sociedade!

Obrigado por ter feito de mim um privilegiado de consigo ter privado!

Até sempre Senhor João!

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0