Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Vila Franca - 120 Anos de exigência...

  • 2021-10-01 02:32
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Realizou-se na noite desta quinta-feira, uma corrida de toiros, na Praça de Touros Palha Blanco, evocativa do 120º Aniversário deste tauródromo.
Em praça estiveram os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, Francisco Palha, João Salgueiro da Costa e Tristão Ribeiro Telles.
As pegas estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e Aposento da Moita, sendo que à arena, saíram touros da ganadaria Palha.
A Palha Blanco registou uma entrada que rondou a quase totalidade da lotação permitida.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA
ASSIM ACOMPANHAMOS EM DIRECTO

Pese embora a noite fosse de Setembro, o clima fazia já recordar as frias noites de Outubro.

Noite de festa ou não estivesse a Palha Blanco de parabéns, pelo cumprimento do seu 120º Aniversário.

Para assinalar a efeméride, um conjunto de iniciativas de bom gosto!
O descerramento de uma placa nos corredores da praça e a procissão na arena, da Nossa Senhora de Alcamé, devidamente carregada e ladeada pelos campinos, símbolo genuíno de uma cultura e identidade. Em simultâneo, a fadista Teresa Tapadas cantou, com a Palha Blanco iluminada apenas e só pelas velas distribuídas à entrada do tauródromo.
Por fim, a Banda do Ateneu Vilafranquense, também ela na arena, cantando os parabéns em uníssono com o público que preencheu a quase totalidade da lotação disponível.
Vila Franca, com nada mais, nada menos de 120 anos de exigência...!

Do espectáculo propriamente dito, falar em primeiro lugar daquele que era um dos grandes atractivos do elenco, ou seja, os toiros da ganadaria Palha.
Destacou-se positivamente o primeiro da ordem, bem como o quinto, os mais manejáveis dos seis. O quarto foi uma estampa, mas que em conjunto com o segundo e terceiro, dificultaram em muito a vida aos toureiros.

Como triunfadores da corrida, surgiram Rui Salvador e Salgueiro da Costa.
Rui Salvador foi autor de uma actuação com muita raça e gosto, deixando a ferragem da ordem com muito valor, acompanhando toda a função com uma brega valorosíssima.

No entanto, o triunfo gordo, pertenceu a João Salgueiro da Costa.
Actuou em crescendo e embora tenha consentido um toque na montada logo no primeiro terço da sua prestação, ‘cresceu’, ‘cresceu’ e terminou com um saldo preciosíssimo.
Ferros de grande valor, lide coesa, com técnica, com arte em simultâneo… era um Palha!

Outro dos que se aproximou da glória, com um novilho de Palha, foi o mais jovem do cartel. Tristão Ribeiro Telles, andou em plano de nível, com ‘graça natural’ e desenvolveu uma prestação de valor.

Sem música, sem voltas concedidas, mas ainda assim com dignidade, actuaram Luís Rouxinol, sem que se perceba muito bem o porquê da não concessão de volta e música; Filipe Gonçalves, com uma passagem intermitente, a terminar com um bom curto e; Francisco Palha, com um toiro verdadeiramente perigoso e que inviabilizou por completo uma prestação com ‘direito’ a colhida e queda por parte do ginete, felizmente sem consequências de maior.

As pegas da noite, estiveram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e Aposento da Moita.

Para a cara dos toiros, vestindo a jaqueta dos Amadores de Vila Franca, foram: Vasco Pereira, consumando à terceira tentativa; Guilherme Dotti, à primeira e João Matos, também à primeira tentativa.

Na linha da frente, representando o Aposento da Moita, estiveram: Leonardo Mathias, numa efectivação ao primeiro intento, Martím Cosme Lopes, consumando à segunda tentativa e Tiago Valério, numa concretização ao terceiro intento.

O festejo foi dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico, Ricardo Dias, assessorado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0