Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Balanços da Temporada - Toureio a pé

  • 2021-11-25 16:16
  • Autor: Solange Pinto


O mais destacado foi: João Silva 'El Juanito'

É uma ideia, do passado e que infelizmente, ainda se profere no presente e que dá conta de que o toureio a pé, em Portugal, teve e tem pouco interesse.

Se é verdade que houve uma travessia no deserto, depois de Vítor Mendes e Pedrito de Portugal, em que apenas se destacavam pontualmente algumas actuações, verdade é também, que hoje em dia, esta vertente do toureio, adquiriu uma nova expressão em Portugal, fruto da existência de novos intérpretes, que trouxeram à “modalidade”, uma nova esperança.

Falamos de João Silva ‘El Juanito’ e da condição promissora que trouxe consigo, sobretudo, a Vila Franca, onde se encerrou com seis touros, brilhando de forma limpa, astuta, artística e com planta de Figura.

O caminho faz-se caminhando…” e de Juanito, espera-se o melhor, com o input de maior visibilidade junto de um público mais abrangente e de uma imprensa mais generalista.

Seria injusto abordar apenas e só o nome de Juanito, por entre uma esfera de poucos, mas esforçadíssimos matadores de toiros portugueses.

António João Ferreira, Nuno Casquinha, Manuel Dias Gomes e Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ merecem atenção das empresas lusas…

Esta temporada, houve nomes importantes a pisar terras de Portugal.

Fantástica entrega de Morante de la Puebla, na Moita; enorme Juli, em Santarém e apontamentos diversos, mas de importância, no Festival de Homenagem a Ricardo Chibanga na Chamusca, por parte de todo o elenco.

Houve outros toureiros espanhóis a passar pelas arenas lusas, mas o mais destacado positivamente, foi isto…!

O TouroeOuro, continua a louvar aquilo que é o labor das escolas de toureio e a formação de juventude na esfera do toureio a pé. O sonho comanda a vida e a aprendizagem e procura de conhecimento, fazem parte do crescimento de quem sonha o toureio…

Em 2021, “saiu de cena” Duarte Silva, lamentavelmente, mas outros tantos jovens continuam a cruzada que se espera, tão-só, feliz!

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0