Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Barquinha - O comboio passou, mas não parou...

  • 2022-09-25 04:26
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Com presença de pouco público, realizou-se na passada noite de Sábado, uma corrida de touros com cartel formado pelos cavaleiros João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas, Emiliano Gamero, Andrés Romero e Miguel Moura.
Lidaram-se touros de Charrua, sendo que as pegas estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Coruche, Chamusca e Aposento da Chamusca.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA

A noite estava fria e por isso, muito pouco convidativa à prática de 'espectador'...
Esse poderá ter sido um dos motivos para a parda entrada de público registada na corrida que este Sábado à noite se realizou na Praça de Touros de Vila Nova da Barquinha.

Mas quando a noite é fria, deveria ser o elenco a colocar chama na arena, de forma a que o público aqueça em ânimo e disposição... O comboio do êxito, passou na linha ferroviária bem ao lado do tauródromo, mas não parou...!

Noite pobrezita em arte, em disposição, mas muito rica em 'rodagem' de cavalos.
Nunca esquecer que o público paga o seu bilhete, para a rodagem, mas também para ver os craques, se os houver!

Actuaram os cavaleiros João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas, Emiliano Gamero, Andrés Romero e Miguel Moura, sem que se registasse um triunfo redondo ou mesmo, algo para recordar um par de dias depois...

Abriu a função João Moura Caetano, com uma actuação regular, deixando os compridos com o Pidal e um primeiro curto com o Campo Pequeno, tendo depois trocado de montada, apenas cumprindo com a papeleta.

Manuel Telles Bastos afinou também pelo signo da regularidade, sem erros, mas também sem alardes de triunfo.

Marcos Bastinhas foi autor de uma exibição calorosa, mas sobretudo em ritmo e alegria, contudo as sortes nem sempre resultaram cingidas, mas, talvez tenha sido dos ginetes que mais divertiu o público presente.

Emiliano Gamero consegue interpretar vários personagens num mesmo cavaleiro. Depois dos compridos seguiu para uma série de curtos, havendo um curto de elevada nota, por entre outras bandarilhas de execução apenas 'mediana'. Foi exuberante nos remates, nas piruetas, nos ladeios... Terminou com um violino muito do agrado do público.

Andrés Romero e Miguel Moura actuaram juntos (a duo), devido ao facto de um dos toiros se ter lesionado os currais do tauródromo... Com o quinto a sair também ele lesionado, a quinta actuação foi em parceria... resultou numa função longa, sem grandes pormenores artisticos, mas muita 'lenha' para cima de um animal de trapio bem mais reduzido que os restantes...

As pegas estiveram por conta dos Amadores de Coruche e Chamusca, bem como pelo Aposento da Chamusca.

Pelos de Coruche, foram na linha da frente, os forcados Fernando Ferreira, consumando ao terceiro intento e, Fábio Casinhas, numa efectivação ao primeiro intento, saltando à arena em solitário, num momento em que se reviveu uma sorte antiga...

Pelos Amadores da Chamusca pegou de caras Gustavo Rodrigues, à segunda tentativa e Diogo Marques (pega do toiro sobrero), num grupo misto com os rapazes da jaqueta do Aposento da Chamusca.

Pelos do Aposento, pegou Afonso Melara ao primeiro intento.

Estava em disputa um prémio para a melhor pega, que não foi atribuído devido à não equidade no número de pegas por parte dos três grupos, pelo facto do quinto toiro ter sido devolvido aos currais.

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. José Soares, com assessoria veterinária de José Luís Cruz.

Lidaram-se touros da ganadaria Charrua, com trapio adequado à tipologia do tauródromo da Barquinha, à excepção do sobrero, mais escorrido de carnes. No geral, o curro 'serviu'...

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0