Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Chamusca - Triunfo em Pipas

  • 2022-10-01 20:35
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Realizou-se esta tarde na Chamusca, uma corrida de touros, com mote à despedida do cabo do Aposento da Chamusca, Pedro Coelho dos Reis.
O restante elenco foi composto pelos cavaleiros João Moura Júnior, João Ribeiro Telles e Francisco Palha, com touros da ganadaria Lopes Branco e Passanha.
O tauródromo registou praça cheia!
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA
ASSIM ACOMPANHAMOS EM DIRECTO

Lá dentro, praça cheia à vista e cá fora, um 'ambientazo' dos antigos...
Que me perdoem todos, mas hoje, a Chamusca e a sua praça de toiros, encheu bancadas para ver a despedida de Pedro Coelho dos Reis e da sua trajectória de 33 anos como forcado... Um pega ao primeiro intento, fazendo parecer fácil, eficaz e o tauródromo a seus pés.
'Pipas' emocionou e emocionou-se...
A seguir, já se sabe, vem João Saraiva, outro forcado com escola, com maneiras e resistência.
Triunfo em Pipas!!!

Vamos à ordem de pegas:

As pegas da ordem, foram consumadas da seguinte forma: Vasco Coelho dos Reis ao quarto intento; João Rui Salgueiro, ao primeiro; Pedro Coelho dos Reis, à primeira tentativa; Francisco Souto Barreiros Andrade, à segunda; Francisco Montoya, ao primeiro intento e; a dupla de cernelheiros composta por João Saraiva e Frederico Gomes de Abreu.

A cavalo 'defrontavam-se' os três cavaleiros, dignos de podium, João Moura Júnior. João Ribeiro Telles e Francisco Palha.

João Moura Júnior andou frente aos dois toiros que compunham o seu lote, dentro do seu habitual registo, mesclando batidas ao piton contrário, com momentos de brega vistosa, sobretudo nos remates das sortes, sempre muito em curto. Contudo e pese embora a regularidade, foi no segundo, um astado de Lopes Branco, que conseguiu os melhores momentos. Na recta final, montou o Hostil e com ele protagonizou uma Mourina e um palmito que colocaram de acordo o cônclave.

João Ribeiro Telles foi também dono de uma regularidade apreciável, brega dominadora, de quando em vez mais em 'tipo Casa Telles' e de outras vezes, fugindo ao tipo, conseguindo suavidade e temple.
As sortes congregaram também batidas ao piton oposto, cingindo a maioria das reuniões. Tal como aconteceu com Moura Júnior, o melhor estava guardado para o término da sua passagem pela arena Chamusquense, com a vinda à arena do seu Ilusionista e curtos tremendistas com que encerrou o capítulo desta tarde.

Francisco Palha esteve hoje em plano irregular.
Frente ao primeiro cumpriu com a papeleta sem alardes de triunfo e sem brilhantismos, passando discreto, dando mais nas vistas com passagens em falso (algumas e repetidas). Tanto assim foi que pese embora tenha escutado música, decidiu não dar volta, embora lhe tenha sido concedida.
Frente ao segundo, um astado de Lopes Branco, complicado, reservado e pronto a surpreender, a sua 'antena' de inspiração não esteve ligada. Depois dos compridos, seguiu para uma série de curtos que mais pareceram uma luta 'desigual'... Toques diversos (alguns fortes), reuniões em que a sua montada 'não se tirava' e tudo em abuso de insistência nos terrenos. O seu oponente desmontou Palha que acabou por 'cair de pé' e aí, já montado novamente, voltou a 'ligar a atena', optando por não guerrilhar com os ditos terrenos, cumprindo com a restante função - de forma limpa, sem música mas com volta concedida, mas não dada...
Palha é diferente, não é isto e por uma tarde, não se julga o mérito.

Lidaram-se toiros das ganadarias de Passanha e Lopes Branco, de apresentação 'suficiente', mas de comportamento desigual...

O espectáculo foi dirigido com excesso de benevolência pela Delegada Técnica Tauromáquica, Ana Pimenta, bem como pelo Médico Veterinário, Feliciano Reis.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0