• geral@touroeouro.com

Em directo

Nazaré, Caldas da Rainha e Foz do Sizandro - 28 de Julho

2018-07-28 21:30:00

Corrida entretida na Foz do Sizandro

Corrida muito entretida na Foz do Sizandro.
Na lide de touros de Cunhal Patrício, os cavaleiros, Tito Semedo, Marcelo Mendes e Andrés Romero, conseguiram prestações que agradaram ao muito público que assistiu a esta corrida à beira mar.
No sector das jaquetas de ramagens, principal destaque para os grupos do Ribatejo e Coruche, sentindo o grupo de Azambuja mais dificuldades frente ao primeiro do seu lote, realizando vistosa pega ao quinto da noite.

Caldas da Rainha... Luís Rouxinol Jr. e António Telles Jr.

Lide de altíssimo nivel de Rouxinol Jr. esta noite nas Caldas. Teve a gosto perante um toiro sério e bastante colaborador. Após deixar a ferragem comprida, citou de forma exuberante, desenhou as sortes de forma perfeita cravando a ferragem da ordem en su sitio. Curtos de elevadíssima nota, um ferro de palmo e um par de bandarilhas de grande nível.
Pegou pelo Grupo Real de Moura, Gonçalo Borges à excelente primeira tentativa aguentando sozinho derrotes altos.
O ganadeiro chamado a dar volta.

Antonio Telles filho lidou um novilho da Casa Prudêncio reservado. O mais jovem cavaleiro da Torrinha após demonstrar a sua falta de experiência na ferragem comprida, cresceu nos curtos deixando ferros de nota, o último dos quais a sesgo. Boa monta, bonitos desenhos das sortes e boa interligação com o público. Pegou pelo Grupo das Caldas, Francisco Esteves ao primeiro intento.

6º Touro - Salgueiro da Costa (Fernando dos Santos - 440 quilos)

A derradeira actuação da noite, esteve por conta de João Salgueiro da Costa.
Depois de cravar os compridos, Salgueiro seguiu para curtos, deixando bandarilhas de boa execução, numa lide em crescendo, sobretudo valorizando-se o último curto, de muitos quilates.

A última pega desta fantástica noite de toiros nesta não menos fantástica praça de touros, esteve destinada aos Amadores de Coimbra, indo para a cara do toiro, o forcado Pedro Marques, numa efectivação ao primeiro bom intento.

João Salgueiro da Costa - Volta
Pedro Marques (GFA Coimbra) - Volta
Ganadeiro (Afonso Semedo em representação de Fernando dos Santos) - Volta

5º Touro - Marcos Bastinhas - (Fernando dos Santos - 460 quilos)

Boa actuação de Marcos Bastinhas frente ao quinto toiro da corrida.
A colaborar e a servir ao ritmo que Bastinhas gosta de imprimir às suas actuações, o toiro perseguiu a montada com afinco, proporcionando boa exibição ao toureiro alentejano, esta noite, no Sítio da Nazaré.
Bem nos compridos e melhor nos curtos, Marcos levantou o público dos seus lugares, ao citar de largo, atacando o toiro com decisão e cravando de alto a baixo.
Com o público já galvanizado, deixou um par de bandarilhas de grande nota, a que o público correspondeu pedindo mais um, novamente deixado à meia volta.

Francisco Andrade, do Aposento da Chamusca, consumou pega à primeira tentativa.

Marcos Bastinhas - Volta
Francisco Andrade (GFA Chamusca) - Volta

Caldas da Rainha... Luís Rouxinol e Miguel Moura

Luis Rouxinol enfrentou um toiro bravo que desde saida se mostrou muito colaborador. O ginete de Pegões deu-lhe a volta por cima com uma faena de curtos com o Douro, vistosa brega e ladeios de compromisso. Finalizou a sua passagem pela arena caldense com o Antoñete, deixando dois palmos e um par de bandarilhas. Público a ovacionar. Pegão de Lourenço Palha do Grupo das Caldas, com o toiro a arrancar-se pronto, tendo falhado as ajudas lá atrás. O toiro fugiu ao grupo tendo conseguido consumar nos médios da praça após uma longa viagem.

Miguel Moura recebeu o seu oponente, abastado de quilos com um comprido à porta gaiola que resultou eficaz. A fase de curtos foi intermitente, tendo como ponto alto a segunda bandarilha de excelente nota com acentuada batida ao pitón contrário que fez levantar o muito cônclave presente nos seus lugares.
Pegou, pelos Amadores de Lisboa, João Varanda, ao bom primeiro intento.

4º Touro - Ana Batista (Fernando dos Santos - 460 quilos)

Grande corrida de toiros, com as reses de Fernando dos Santos a prestarem boa homenagem ao seu criador.
Bem a cavaleira Ana Batista, tanto na brega, exibindo classe e ofício, como nas reuniões e consequentes cravagens. Destaca-se o último curto, de elevadíssimo nível.
Ana Batista brindou ao cavaleiro Joaquim Bastinhas.

Miguel Ângelo, dos Amadores da Moita, concretizou pega ao primeiro intento, brindando previamente ao simpático público da Nazaré.

Ana Batista - Volta
Miguel Ângelo (GFA Moita) - Volta

Foz do Sizandro... Praça cheia!

Praça cheia também na Foz do Sizandro, onde também hoje à noite, decorre uma corrida de touros, com cartel composto pelos cavaleiros Tito Semedo, Andrés Romero e Marcelo Mendes, com toiros da ganadaria de Cunhal Patrício.
As pegas estão e serão ainda asseguradas pelos forcados dos Grupos do Ribatejo, Azambuja e Coruche, sendo o festejo dirigido pelo Sr. João Cantinho.

3º Touro - Sónia Matias (Fernando Santos - 490 quilos)

A terceira actuação da fantástica noite no Sítio da Nazaré, esteve por conta da cavaleira mais antiga de alternativa, Sónia Matias.
A ginete que no passado ano 'se desafiou', lidando, aqui no Sítio, seis touros em solitário, desenvolveu uma boa prestação, pautada pelo signo ascendente, melhorando a cada ferro cravado.
A toureiro cravou com desembaraço e correcção, terminando a sua prestação brindada a Cláudia Almeida, com um muito bom violino.

A pega deste colaborante toiro de Fernando dos Santos, esteve por conta de Rodrigo Desidério, dos Amadores de Coimbra, sendo efectivada à quarta tentativa, numa sorte brindada a Joaquim Bastinhas.

Sónia Matias - Volta
Rodrigo Desidério (GFA Coimbra) - Volta

Caldas da Rainha... João Moura e António Telles

João Moura enfrentou se com um toiro pouco franco, o peão de brega João Ganhão preparou as sortes de TODOS os ferros. Os dois primeiros curtos sao dois bons ferros, com ligeira batida ao pitón contrário tendo a sorte resultado cingida. Terminou com dois palmitos.
António Telles lidou um toiro com trapio que foi ligeiramente a mais com a lide, porém sem nunca romper. Dois curtos de boa nota cravados ao estribo. Duas pegas, uma de Lisboa, outra do Real de Moura, por Pedro Gil e Claúdio Pereira, respetivamente, ambos à primeira tentativa.

2º Touro - Rui Salvador - (Fernando dos Santos - 470 quilos)

Que arrepio... Este é o 'tal' Rui Salvador de quem todos tinhamos saudades e que hoje, na Nazaré, armou um verdadeiro taco. Que ferros de parar corações, que emoção, que pasodoble (Forcados do Sul) magnificamente interpretado, que ambiente deixou o cavaleiro de Tomar... Que lide, que mestria!
Rui Salvador brindou a Cláudia Almeida.
Este toiro, como o anterior, deixou-se lidar sem dificultar e esteve bem apresentado.

Francisco Montoya, do Aposento da Chamusca, efectivou boa pega ao primeiro intento.

Rui Salvador - Volta
Francisco Montoya (GFA Chamusca) - Volta

1º Touro - Cláudia Almeida - (Fernando dos Santos - 520 quilos)

'Vai por si Sofia e por tudo o que têm feito por mim...', foram estas algumas das palavras proferidas aquando do brinde da sua primeira lide como profissional, dirigidas a Sofia Gamboa Semedo, empresária do tauródromo nazareno.
E porque os sonhos se tornam realidade...
Claúdia Almeida esteve fantástica nesta sua actuação. Tudo feito com 'aparente' facilidade, desembaraço, alegria e simplicidade... Claúdia cravou três compridos de boa nota, para seguir para uma série de curtos de boa execução, terminando com dois palmitos fantásticos. Rematou as sortes, com desplantes e muitos aplausos, tendo música antes de ser deixado o primeiro curto.

Filipe Correia, dos Amadores da Moita, consumou pega ao segundo intento.

Claúdia Almeida - Volta
Filipe Correia (GFA Moita) - Volta

Alternativa de Cláudia Almeida

Sendo seu padrinho Rui Salvador, vestindo casaca verde garrafa e ouro, recebeu alternativa, Cláudia Almeida!
Praça de Touros do Sítio da Nazaré!

Cortesias... Caldas da Rainha

As cortesias já se fizeram também nas Caldas da Rainha, estando o tauródromo caldense cheio!!!

Cortesias... Nazaré

Praça de touros do Sítio da Nazaré.
Em cartel seis cavaleiros. Rui Salvador, Sónia Matias, Ana Batista, Marcos Bastinhas, Salgueiro da Costa e Cláudia Almeida, que hoje toma alternativa.
As pegas, estarão por conta dos Grupos de Forcados Amadores da Moita, Aposento da Chamusca e Amadores de Coimbra.
As cortesias já se fizeram, apresentando o tauródromo, uma lotação preenchida que ronda os três quartos de casa.
O espectáculo será dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico, Lourenço Luzio, sendo que se lidarão touros da ganadaria de Fernando dos Santos.

 

Ambiente antes da Corrida... Nazaré

O TouroeOuro está hoje em DIRECTO da Nazaré, dando também ao longo da noite, notícias dos festejos ocorridos à mesma hora, nas Praças de Touros das Caldas da Rainha e Foz do Sinzandro.
Grande ambiente rodeia a corrida que servirá de mote a mais uma tomada de alternativa. Cláudia Almeida, será a partir de hoje, a mais recente cavaleira profissional, sendo apadrinhada pelo cavaleiro Rui Salvador.

Ambiente antes da Corrida... Caldas da Rainha

Grande ambiente na envolvência do tauródromo Caldense, com forte expectativa de lotação esgotada para assistir a uma corrida comemorativa do 40º aniversário de alternativa de João Moura e pelo feito conseguido pelo Caldas S.C na Taça de Portugal da época transacta. Cartel dinástico composto pelos patriarcas e respetivos filhos das famílias Moura, Telles e Rouxinol. Corrida dirigida por Francisco Calado.