• geral@touroeouro.com

Em directo

Abiul, 04 de Agosto

2018-08-04 18:00:00

6º Touro - Miguel Moura (Jorge Mendes - 490 quilos)

Foi bom o curro enviado pelo ganadero, e este sexto voltou a subir o nível ganadero do festejo. Igualmente bem teve o mais jovem dos Mouras no activo. Lide entretida, com bonitos ladeias e ferros de boa nota, rematando as sortes com alegria.

Fechou a corrida, no que a lides equestres diz respeito com dois palmitos.

 

Fechou a atuação do grupo de Coimbra o forcado Pedro Marques, consumando à primeira tentativa.

 

 

Miguel Moura - volta

Pedro Marques (GFA Coimbra) - volta

 

 

5º Touro - Manuel Telles Bastos (Jorge Mendes - 490 quilos)

Toiro menos voluntarioso este que saiu em quinto lugar, contrariando o tradicional dito “Não há quinto mau”. Não foi mau mas também não foi, de perto, o melhor da corrida. Manuel Telles Bastos, mostrou bons pormenores de equitação e deixou a ferragem da ordem com garbo e valentia. Nos compridos com sortes à tira, nos curtos com sortes frontais bem preparadas, o ginete agradou ao público presente. Muito comunicativo esteve hoje o cavaleiro coruchense, terminando a sua aparição nesta bonita feira taurina com duas rosas.

 

Fechou a atuação do grupo de Alter do Chão, o forcado Filipe Lucas, consumando à terceira tentativa

 

Manuel Telles Bastos - volta

Filipe Lucas (GFA Alter do Chão) - volta

Ganadero - volta

4º Touro - Vítor Ribeiro (Jorge Mendes - 460 quilos)

Após o equador do festejo, voltou a sair à arena Vítor Ribeiro, que se enfrentou com mais um touro harmonioso e colaborador com ferro de Jorge Mendes. Levou a efeito uma lide com bom gosto, deixando ferros curtos bem cravados ao estribo. Citou com verdade e denotou bons pormenores de brega. Terminou a sua passagem na “mais antiga de Portugal” com um palmito.

 

Pelos da cidade dos estudantes foi à cara o forcado Pedro Mendes, consumando à primeira tentativa.

 

Vítor Ribeiro - volta

Pedro Mendes (GFA Coimbra) volta

3ºTouro - Miguel Moura (Jorge Mendes - 475 quilos)

O mais jovem cavaleiro do cartel após deixar a ferragem comprida de forma regular, elevou a sua atuação a patamares superiores deixando curtos com batida ao pitón contrário de levantar o público dos seus lugares. Bem na brega, quer como nos desenhos das sortes, o ginete Monfortense superou-se, deixando o conclave ao rubro. Terminou a sua primeira atuação com um palmito, também ele, de boa nota.

 

Pela formação alentejana foi à cara o forcado Pedro Silva, consumando ao primeiro intento.

 

Miguel Moura - volta

Pedro Silva (GFA Alter do Chão) - volta

2º Touro - Manuel Telles Bastos (Jorge Mendes - 475 quilos)

O jovem ginete da Torrinha, deixou ferro em sorte de gaiola perfeitamente ajustado, deixando desde logo grande ambiente nas bancadas. A inteligência concedeu música após concluída a ferragem comprida. Como é seu timbre, o estilo clássico imperou, dando primazia a sortes frontais, denotando mão certeira no momento da cravagem. O quarto curto foi de grande nota, o que levou Manuel a dar por terminada a sua lide num momento em que estava muito por cima do seu oponente.

 

Pedro Silva, envergando a jaqueta do grupo de Coimbra pegou à primeira tentativa.

 

Manuel Telles Bastos - volta

Pedro Silva (GFA Coimbra) - volta

1º Touro - Vitor Ribeiro (Jorge Mendes - 580 quilos)

Iniciou esta tarde quente de Agosto o mais velho cavaleiro de alternativa em cartel. Enfrentou-se com um toiro de trapio inegável e que cumpriu. Ouviu música após a ferragem do primeiro curto da ordem, seguindo para uma atuação agradável e ritmada, onde as reuniões bem cingidas não faltaram. Teve como ponto alto da sua atuação o terceiro curto da ordem, um ferro bem cravado ao estribo.

 

Pegou este toiro o forcado João Airoso, envergando a jaqueta de Alter, ao bom primeiro intento.

 

Vítor Ribeiro - volta

João Airoso (GFA Alter do Chão) - volta

Rectifica-se a lotação para meia casa forte.

Cortesias

Tem hoje inicio a Feira de Abiúl, numa das mais castiças praças de touros de Portugal.

Em cartel, nesta primeira de três corridas da feira, estarão os cavaleiros Vítor Ribeiro, Manuel Telles Bastos e Miguel Moura que enfrentarão toiros da ganadaria de Jorge Mendes.

As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Alter do Chão e Coimbra.

As cortesias já se fizeram, num espetáculo dirigido pelo Sr. Lourenço Luzio, apresentando o tauródromo, cerca de meia casa, preenchendo maioritariamente os sectores de sombra.