• geral@touroeouro.com

Em directo

Figueira da Foz, 04 de Agosto 2018

2018-08-04 21:30:00

TERRUGEM - João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto (4º, 5º e 6º Toiros)

Terminou já a segunda parte do festejo com palco na Terrugem, no Alentejo, onde a noite continua magnífica…

Com a tónica dominante da escassez de transmissão por parte dos astados, lidou o quarto da ordem, João Moura Caetano, a cumprir bem a função.

Prosseguiu com a lide do quinto, Marcos Bastinhas, agradando e proporcionando bom espectáculo, destacando-se no seu já costumeiro par de bandarilhas. Bastinhas lidou um toiro de Paulo Caetano.

A última lide da noite, esteve a cargo de Duarte Pinto, bem na sua prestação, ao seu jeito clássico.

Pedro Galhardo, por São Manços, efectivou pega ao primeiro intento, sendo que a quinta pega, foi consumada à primeira tentativa por Rui Pombo, dos Amadores de Portalegre.

A última pega da noite, foi consumada por António Machado ao primeiro intento, vestindo a jaqueta dos Académicos de Elvas.

Em disputa estava o prémio 'Emílio Nabiça', destinado à melhor pega, sagrando-se vencedor, Pedro Galhardo, dos Amadores de São Manços, pela pega feita ao quarto da ordem.

NAZARÉ - Luís Rouxinol e Sónia Matias (5º e 6º Touros)

 O ginete de Pegões, Luís Rouxinol, lidou o quinto da ordem, que desde cedo evidenciou adiantar-se uma barbaridade. Com o Douro deixou curtos consentindo alguns toques, face à característica atrás referida. Bom o terceiro da ordem numa reunião cingida. Com o Antoñete deixou mais duas rosas e um par de bandarilhas de grande nota.

Pegou pelos Amadores da Chamusca o forcado Bernardo Borges ao excelente segundo intento. Duas voltas para o forcado com muita insistência do público.

O lote de Sónia Matias não foi de todo o sonhado, com mais um touro a encrençar junto às trincheiras. Mais uma lide baseada em ferros a sesgo e quando não o eram resultaram aliviados. Tem como ponto alto da sua actuação o quarto da ordem. Um ferro em sorte frontal que lhe valeu música concedida pela inteligência.

Para a última pega da noite saltou à arena forcado João Rosa do grupo de Arronches. Consumou a sua sorte ao terceiro intento.

FIGUEIRA DA FOZ - 6º Touro -Francisco Palha (Manuel Veiga - 480 quilos)

Foi Francisco Palha quem pôs tudo nesta derradeira actuação.
Faltou ao toiro, sexto da ordem, emoção e transmissão. Pese embora este facto, Palha andou muítissimo bem desde o primeiro momento, cravando o primeiro comprido em sorte de gaiola. As sortes foram bem desenhadas e a correcção foi apanágio desta última função.

João Pedro Oliveira, dos Amadores do Ribatejo, pegou à segunda tentativa este sexto 'Veiga' da agradável noite de touros.

Francisco Palha - Volta
João Pedro Oliveira (GFA Ribatejo) - Volta

FIGUEIRA DA FOZ - 5º Touro - João Telles Júnior (Manuel Veiga - 460 quilos)

João Telles Júnior lidou o quinto 'Veiga' da noite!
Telles andou bem no conceito de lide, deixando ferros de boa nota, subindo o tom dos aplausos aquando da cravagem de dois violinos e um palmo à meia volta. Sob grande insistência do público, acabou por cravar mais uma bandarilha 'al violin', de grande nota e vistosidade.
Cumpriu o quinto, proporcionando boa lide.

A quinta pega da muito entretida noite de toiros, esteve por conta de Pedro Silva, vestindo a jaqueta dos Amadores de Vila Franca de Xira. A pega foi consumada à primeira tentativa.

João Telles Júnior - Volta
Pedro Silva (GFA Vila Franca) - Volta

NAZARÉ - Sónia Matias e João Moura (3º e 4º Touros)

Após brindar à Sociedade Filarmónica Olhalvense, enfrentou um toiro reservado e que em nada facilitou o trabalho de Sónia Matias. Após uma ferragem comprida irregular teve a perseverança necessária para deixar os ferros curtos da ordem, alguns dos quais a sesgo. Terminou com ferro al violin.

Pela formação que viajou desde Arronches foi à cara o forcado Fábio Mileu consumando ao bom primeiro intento.

Após o intervalo saiu de novo à arena João Moura que teve azar no astado que lhe tocou em sorte. Um toiro perdido de manso que sempre que pôde se refugiou em tábuas. Lide baseada em sortes a sesgo não permitindo luzimento ao cavaleiro Monfortense.

Para a pega da Tertúlia Tauromáquica do Montijo foi à cara o forcado Luís Carrilho consumando à primeira tentativa.

FIGUEIRA DA FOZ - 4º Touro - Rui Fernandes (Manuel Veiga - 450 quilos)

No ano em que comemora nada mais, nada menos que vinte 'dourados' anos de alternativa, Rui Fernandes veio à Figueira da Foz e ao seu magnífico Coliseu, brilhar na lide do segundo do seu lote, um toiro que desde o início buscou tábuas. A sua mestria, fez dissipar dificuldades, deixando com muito brilhantismo a ferragem da praxe, montando o artista... A Figueira ficou 'louca' com o balancé do seu cavalo, acompanhando o cite ao som de palmas...

Sérgio Carmo, dos Amadores do Ribatejo, efectivou pega à primeira tentativa.

Rui Fernandes - Volta
Sérgio Carmo (GFA Ribatejo) - Volta

TERRUGEM - João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto (1º, 2º e 3º Toiros)

Rectificamos a lotação na Praça de Touros da Terrugem. A sua entrada, ronda os três quartos e claro está, uma noite quente, bem típica de um verão em pleno Alentejo.

O primeiro a saltar à arena, foi João Moura Caetano, cumprindo bem a função, frente a um toiro complicadote, prosseguindo o espectáculo com a prestação de Marcos Bastinhas, com um toiro sem transmissão…

Duarte Pinto transportou o festejo ao seu equador, tendo exibido regularidade, diante de um toiro também ele pardo em transmissão.

A primeira pega da noite, foi consumada ao quarto intento por João Rosmaninho, dos Amadores de São Manços e a segunda, ao primeiro bom intento por João Martins, dos Amadores de Portalegre. A terceira pega da ordem, esteve destinada aos Académicos de Elvas, indo para a cara do toiro, João Pedro Restolho, numa efectivação ao primeiro intento.

FIGUEIRA DA FOZ - 3º Touro - Francisco Palha (Manuel Veiga - 455 quilos)

Francisco Palha lidou o terceiro, voluntarioso e a transmitir, e fê-lo em crescendo, evoluindo a cada ferro e sobretudo, exibindo as suas faculdades como lidador. Bem mas bem neste capítulo, a brilhar nas colocações e na forma como conduziu o oponente a bom destino... bem também a reunir e em suma, muito boa actuação do jovem ginete.

Guilherme Dotti, dos Amadores de Vila Franca, consumou a terceira pega da ainda calorosa noite, ao segundo intento.

Francisco Palha - Volta
Guilherme Dotti (GFA Vila Franca) - Volta

NAZARÉ - João Moura e Luís Rouxinol (1º e 2º Touros)

Abriu funções na castiça Praça de Touros do Sítio da Nazaré o cavaleiro João Moura que teve uma lide regular. Terminou com um palmito, como de resto costuma fazer.

Luís Rouxinol enfrentou um toiro que foi a mais com o passar do tempo. O segundo curto foi de boa nota, tendo fechado a sua primeira lide com um par de bandarilhas.

As duas primeiras pegas da noite tiveram por conta dos grupos da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e da Chamusca indo à cara, respectivamente, Márcio Chapa à segunda e Miguel Pessequê ao bom primeiro intento.

O ganadero deu volta pelo bom segundo toiro enviado.

FIGUEIRA DA FOZ - 2º Touro - João Telles Júnior (Manuel Veiga - 485 quilos)

Boa actuação de João Telles Júnior frente ao primeiro 'Manuel Veiga' do seu lote.
Grande ambiente e muitos aplausos para o toureiro da Torrinha, que na ocasião, deixou bons ferros curtos, com batida ao pitón contrário, com o oponente a corresponder com alegria. Por entre uma série de boas bandarilhas, a última destaca-se como uma das melhores da sua prestação.

Nuno Amaro, dos Amadores do Ribatejo, efectivou pega à quarta tentativa, sendo muito ovacionado pela sua prestação.

João Telles Júnior - Volta
Nuno Amaro (GFA Ribatejo) - Volta

FIGUEIRA DA FOZ - 1º Touro - Rui Fernandes (Manuel Veiga - 520 quilos)

Excelente temperatura na Figueira da Foz, com o calor a fazer-se sentir, temperado agora com uma 'graciosa e singela' brisa trazida pelo mar imenso que banha esta cidade...
Rui Fernandes lidou o primeiro toiro da noite, com trapio e mobilidade, fazendo da actuação de Rui Fernandes, uma bonita exibição. Rui lidou em crescendo, sendo os últimos curtos de nota alta, saindo o ginete a rematar as sortes de forma muito vistosa.

João Luz, dos Amadores de Vila Franca de Xira, efectivou a primeira pega da noite, ao segundo intento.

Rui Fernandes - Volta
João Luz (GFA Vila Franca) - Volta

TERRUGEM - Cortesias...

Mais uma corrida com palco em Portugal continental...
Na castiça Praça de Touros da Terrugem, começou já também a corrida integrada nas Festas locais. Em praça, os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto, com pegas a cargo dos Amadores de São Manços, Portalegre e Académicos de Elvas, com toiros anunciados de Rodolfo André Proença.
Meia entrada forte, com Direcção de Corrida a cargo de Agostinho Borges.

NAZARÉ - Cortesias...

Também às 22 horas, teve início na Figueira da Foz, aquela que é a segunda corrida da temporada na Praça de Touros do Sítio.
Em praça, João Moura, Luís Rouxinol e Sónia Matias, com pegas a cargo dos Amadores de Chamusca, Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Arronches.
À arena sairá um curro de touros da ganadaria Prudêncio, sendo que o festejo será dirigido pelo Sr. João Cantinho.

A Praça de Touros do Sítio regista meia entrada forte.

FIGUEIRA DA FOZ - Cortesias...

Sob a Direcção do Delegado Técnico Tauromáquico Francisco Calado, iniciaram-se as cortesias na segunda corrida com palco na Figueira da Foz e no seu bonito Coliseu.
Rui Fernandes, João Telles Júnior e Francisco Palha, estiveram já perfilados nas tradicionais saudações ao público, bem como os Grupos de Forcados que esta noite pegarão um curro de Manuel Veiga, sendo eles das formações de Vila Franca de Xira e Ribatejo.

O Coliseu Figueirense, regista uma entrada que ronda a meia lotação fraca...