• geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira, 30 de Setembro 2018

2018-09-30 16:30:00

8º Touro - Nuno Casquinha (David Ribeiro Telles - 580 quilos)

Coube a Nuno Casquinha encerrar esta 'longa' tarde de toiros...
Aplaudido na sua saída à arena, teve 'conteúdo' e matéria para explorar o último da tarde.
Nuno recebeu-o de capote com uma larga afarolada de joelhos em terra, sendo que à posteriori cumpriu com o tércio de bandarilhas, novamente de forma vistosa, deixando dois pares e um 'meio' par, sendo o último 'al quiebro'.
Brindou à tertúlia que leva o seu nome e depois de muleta... lidou ao som de 'Virgem de Macarena'!
Casquinha deu tudo, protagonizando uma faena com bons momentos, sobretudo pelo pitón direito, lado pelo qual foi baseada a sua prestação.

Nuno Casquinha - Volta

7º Touro - António João Ferreira (David Ribeiro Telles - 530 quilos)

Passou mais discreto em capote, embora tenha estado bem a receber o sétimo toiro da tarde, Antonio João Ferreira.
Colocou-se de 'rodillas en tierra', levando a efeito uma larga afarolada, prosseguindo por veronicas...
De muleta, em faena brindada ao público e numa altura em que o vento resolveu incomodar, Ferreira fez o que pôde, sem que o toiro correspondesse, imprimindo brusquidão, não permitindo 'lucimento' ao distro luso, resutando o bem apresentado David Ribeiro Telles, em matéria-prima escassa e sem lide... e sem música!

Saudaram 'montera en mano', João Ferreira e João Martins, destacando-se o primeiro bandarilheiro, em dois pares de grande importância.

António João Ferreira - Não foi autorizada volta

6º Touro - João Telles Jr. (David Ribeiro Telles - 580 quilos)

A última actuação equestre da tarde, esteve por conta de João Telles Júnior, enfrentando-se com um toiro ligeiramente assobiado à sua saída à arena, quiçá pelo seu escasso trapio.
Prestação sem música, em que Telles Júnior actuou de menos a mais, deixando dois últimos curtos de melhor execução, sem que contudo o seu labor tenha sido valorizado em demasia, devido ao insipido jogo do oponente.

A última pega desta corrida em que se assinala o 117º aniversário da Palha Blanco, esteve por conta dos Amadores de Vila Franca, indo para a cara do toiro, o forcado David Moreira, efectivando pega ao primeiro intento.

João Telles Júnior - Saudou, não dando volta, embora autorizada
David Moreira (GFA Vila Franca) - Saudou, não dando volta, embora autorizada

5º Touro - João Moura Júnior - (David Ribeiro Telles - 575 quilos)

Toiro com mais mobilidade e transmissão e que mais agradou ao cônclave e que proporcionou a Moura Júnior outro tipo de actuação, mais 'raçuda'...
Bem a receber em curto um oponente que saiu com pata, deixando um segundo comprido de grande nível.
Nos curtos actuou em crescendo, deixando uma penúltima bandarilha de muitos quilates, em terrenos ajustados, sendo que ao aguentar uma barbaridade, suscitou maior emoção na sorte.
Terminou com outro bom curto, a que o público correspondeu pedindo mais, mas Moura deu por encerrada a sua prestação.

A segunda e última pega destinada aos Amadores de Santarém, esteve por conta de António Taurino, sendo efectivada à primeira tentativa.

João Moura Júnior - Volta
António Taurino (GFA Santarém) - Volta
Ganadeiro (João e António Palha Ribeiro Telles) - Volta

4º Touro - Nuno Casquinha (David Ribeiro Telles - 490 quilos)

Vestindo verde garrafa e ouro, esteve em praça para a lide a pé, do quarto da ordem, Nuno Casquinha.
Depois de bem receber de capote o oponente, Casquinha protagonizou um tércio de bandarilhas vistoso, com três pares de bom nível.
De muleta e frente a um toiro colaborante e que investia por ambos os pitóns, desenvolveu uma faena tremendista, baseada na sua técnica. Boas séries por ambos os lados, rematadas com passes de peito... destaca-se da sua actuação com a flanela rubra, uma série de passes de pés juntos, com câmbio de muleta de mão entre cada passe.

Nuno Casquinha - Volta

3º Touro - António João Ferreira (David Ribeiro Telles - 590 quilos)

Grande 'saludo capotero' aquele que foi protagonizado por António João Ferreira, num tércio variado e de grande qualidade, ao qual respondeu saindo ao quite, Nuno Casquinha.
Este primeiro toiro com lide destinada a pé, foi bandarilhado por Joaquim Oliveira, saudando 'montera en mano', pelos dois bons pares e João Martins, que embora em 'su sítio' e soberba reunião, apenas deixou meio par.
A faena de muleta de António João Ferreira, foi brindada ao antigo jogador francês de futebol Éric Cantona, aqui presente nas bancadas da Palha Blanco.
Boa faena de Ferreira, lidando com gosto e temple ao mais alto nível.
Séries de muitos quilates por ambos os pitóns, mas foi em duas séries pelo pitón esquerdo nas quais mais se destacou pelo 'repouso' impresso nas mesmas...
Faena acompanhada ao som dos acordes da Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, que finalmente... tocou!

António João Ferreira - Volta

2º Touro - João Telles Jr. - (David Ribeiro Telles - 585 quilos)

Um pouquito mais de transmissão que o anterior, sem que contudo tenha brilhado pela emoção 'oferecida' à lide... Falamos do segundo Ribeiro Telles da ordem.
João Telles Júnior, andou em timbre regular, deixando um ou outro ferro curto de melhor nota, mantendo nos restantes uma exibição discreta, sem que a 'inteligência' lhe tenha concedido música...

A segunda pega da tarde, mas primeira a cargo dos Amadores de Vila Franca, esteve por conta da jaqueta vilafranquense, sendo concretizada por PEdro Silva ao terceiro intento.

João Telles Júnior - Não deu volta, embora autorizada
Pedro Silva (GFA Vila Franca) - Não deu volta, embora autorizada

1º Touro - João Moura Jr. - (David Ribeiro Telles - 610 quilos)

Escassez absoluta de transmissão deste primeiro toiro saído à arena vilafranquense.
Sensação de facilitismo e ausência total de emoção, a que o público respondeu com o protesto quando Cantinho, director de corrida, mandou tocar a música, que entretanto se silenciara...
Moura Júnior, fez aquilo que é o seu toureio, baseado em batidas ao pitón contrário e brega a duas pistas...

A primeira pega da ordem de lide, coube ser efectivada ao primeiro intento, por António Góis, dos Amadores de Santarém.

João Moura Júnior - Não foi autorizada volta
António Góis (GFA Santarém) - Saudou, não dando volta, embora autorizada

Cortesias...

A Praça de Touros Palha Blanco está de parabéns!
O festejo de hoje, no tauródromo vilafranquense, pretende assinalar, nada mais, nada menos que o 117º aniversário desta emblemática praça de touros, uma das mais carismáticas e sérias do panorama taurino português.
Vila Franca tem identidade, sabe o que gosta e o que quer e aqui, hoje, tem um cartel para 'não se pôr defeito'!
João Moura Júnior e João Telles Júnior, compõem o elenco equestre, sendo que a pé, competirão, os diestros António João Feereira e Nuno Casquinha.
As pegas estarão por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Vila Franca de Xira, sendo que à arena sairão toiros da ganadaria de David Ribeiro Telles.
As cortesias já se fizeram, numa corrida em que a Palha Blanco, em dia de sol e calor atípico, regista uma entrada que ronda um terço de casa, com maior incidência nos sectores de sombra.
O espectáculo é hoje dirigido pelo Sr. João Cantinho, com assessoria a cargo do médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Tudo a postos para a corrida que agora começa!!!

Cumpriu-se um minuto de silêncio em memória do cavaleiro António Marques.