• geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira, 07 de Outubro 2018

2018-10-07 16:30:00

Entrega de Prémios

Em concurso encontrava-se prémios para o toiro com a melhor apresentação e bravura, tendo o jurí sido constituído pelos senhores Simão Comenda, José Luís Gomes e um elemento da empresa que não foi referido. O vencedor para o prémio apresentação é o toiro da ganadaria do Dr.António Silva e o prémio bravura para os toiros de São Torcato e Veiga Teixeira, em ex-aequo.

6ºTouro - Luís Rouxinol Júnior (Veiga Teixeira - 500 quilos)

Para fechar a tarde em Vila Franca saiu de novo à arena o cavaleiro Luís Rouxinol Júnior para lidar um Teixeira que rompia bem para a montada e que possibilitou uma muito boa lide ao jovem de Pegões. Entendeu-lhe os terrenos, foi fiel ao seu estilo, comunicativo q.b, pecando apenas na velocidade. Preparou bem os ferros, permitiu que o toiro se arrancasse para bandarilhar com garbo de alto a baixo, em reuniões cingidas, bem ao estribo.  Fechou a sua passagem neste tauródromo com um palmito de excelente nota e um par de bandarilhas, escutando calorosa ovação. Bonita a tarde de Rouxinol na Feira de Outubro.

Para fechar a tarde da 'malta das jaquetas de ramagens' e pelo grupo do Ramo Grande, foi à cara o cabo Manuel Pires, efectivando a pega da tarde ao muito bom primeiro intento.

 

Luís Rouxinol Júnior - Volta
Manuel Pires (GFA Ramo Grande) - Volta
Ganadero e Maioral - Volta

5º Touro - Francisco Palha (Veiga Teixeira- 460 quilos)

Substituindo o exemplar da ganadaria Passanha, saiu à arena o primeiro sobrero com ferro de Veiga Teixeira, escasso em trapio e que desde cedo evidenciou sinais de mansidão. Desde arreões até fugir para tábuas foram algumas das características com que Palha teve de contar na lide deste quinto da tarde. Entendeu-o e deu-lhe uma lide adequada, tapando os defeitos que apresentava e fazendo-lhe sobressair as suas qualidades. Preparações das sortes de grande nível, culminando com uma cravagem, onde as reuniões foram quase se não mesmo, perfeitas! Muita classe e temple que levaram Francisco a ter mais uma grande tarde na centenária Palha Blanco.

O pequenino em tamanho mas grande na alma de forcado, Diogo Amaro, foi o escolhido da formação do Barrete Verde de Alcochete para pegar este toiro, consumando à boa segunda tentativa.

 

Francisco Palha - Volta
Diogo Amaro (GFA Ap Barrete V.Alcochete) - Volta

4º Touro - Manuel Telles Bastos (Higino Soveral - 510 quilos)

O quarto toiro a sair ao ruedo que viajou desde os campos do Mondego mostrou-se bastante desinteressado e andarilho, dificultando bastante o labor do clássico cavaleiro da Torrinha. Quando lhe pisavam os terrenos ia para fazer mal, levando Manuel a passar em falso e a consentir alguns toques quando tentava fazer as coisas bem. Não conseguiu impôr o seu toureio, visto que o toiro se adiantava uma barbaridade, não possibilitando reuniões cingidas como é seu timbre. Passagem infeliz numa praça que é tão querida para a família do Concelho do Sorraia.

Para a quarta pega da tarde de novo em praça o grupo de forcados amadores do Ribatejo, sendo o forcado da cara, Rafael Costa. Consumou ao bom primeiro intento.

 

Manuel Telles Bastos - Não foi autorizada volta
Rafael Costa (GFA Ribatejo) - Volta

3ºTouro - Luís Rouxinol Júnior (Silva Herculano - 470 quilos)

Após brinde emotivo ao vilafranquense e antigo bandarilheiro da casa Rouxinol, David Antunes, o jovem ginete de Pegões iniciou com três compridos que pecaram pela sua colocação. Todavia, o nível subiu bastante com a sua série de curtos. Iniciou com um primeiro bem cravado ao estribo onde o seu oponente, inclusivamente, levantou a casaca do mais novo da família Rouxinol. Após cravado o bom terceiro curto soou na Palha Blanco, o pasodoble “Forcados do Sul”, motivando e levando a que o jovem ginete terminasse a sua atuação em bom plano , com a cravagem de um ferro de palmo a um toiro colaborador e que cumpriu positivamente para o desenrolar do festejo.

Para a última pega da primeira parte da corrida, saltou à arena o forcado Luís Valadão, pertencente à formaçao açoreana do Ramo Grande, consumando à terceira tentativa.

 

Luís Rouxinol Júnior - Volta
Luís Valadão (GFA Ramo Grande) - Não foi autorizada volta

2º Touro - Francisco Palha (São Torcato - 460 quilos)

Francisco Palha surgia nesta arena após ter logrado importante triunfo na corrida do Colete Encarnado. Enfrentou um bom toiro com ferro de São Torcato, nobre e bravo de verdade. Exibiu muita mobilidade, permitindo ao ginete praticar o toureio que o caracteriza. Cites praça a praça, consentindo a investida franca do seu oponente que se arrancava logo que o via, culminando com uma cravagem de grande nível. Ovação de pé  do exigente público vilafranquense para Palha e para um grande toiro da ganadaria do Sr. Joaquim Alves!

A segunda pega da tarde esteve a cargo do cabo do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Marcelo Lóia, consumando ao primeiro intento.

Foi concedida volta ao toiro de São Torcato, aquando da sua recolha, recebendo tremenda ovação!

Francisco Palha - Volta e Volta
Marcelo Lóia (GFA Ap. Barrete V.Alcochete) - Volta
Ganadero e Maioral - Volta

1º Touro - Manuel Telles Bastos (Dr. António Silva - 540 quilos)

Começou da melhor maneira esta tarde de domingo na Palha Blanco com um grande ferro comprido cravado em sorte de gaiola. A lide prosseguiu sem nunca aquecer, visto que o astado com que Telles Bastos se enfrentou pouco colaborou. Reservava-se nos seus terrenos, obrigando o ginete da Torrinha a pisar-lhe os terrenos para lhe conseguir deixar a ferragem. O início da fase de curtos foi algo intermitente, havendo lugar a algumas passagens em falso e a dois curtos algo aliviados. A lide decorreu sem música, sendo o melhor ferro o quarto curto da ordem com o qual terminou a sua primeira prestação.

Para a primeira pega da tarde, saltou à arena o forcado Pedro Espinheira, cabo da formação ribatejana, efectivando ao segundo intento.

 

Manuel Telles Bastos - Não foi autorizada volta 
Pedro Espinheira (GFA Ribatejo) - 
Volta

Cortesias...

É hoje a primeira corrida de toiros da Feira de Outubro na Praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca de Xira. Cartel de máxima competição com três jovens cavaleiros que triunfaram ao longo da presente temporada: Manuel Telles Bastos, Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr. Para pegar uma corrida em formato de concurso de ganadarias com seis divisas que a empresa considera estarem no momento certo para pisarem este ruedo, três formações: Ribatejo, Aposento Barrete Verde de Alcochete e Ramo Grande (Açores). As divisas a concurso serão: Veiga Teixeira, Dr.António Silva, Passanha, São Torcato, Higino Soveral e Silva Herculano. 

As cortesias já se realizaram contando neste momento o tauródromo vilafranquense com cerca de meia casa fraca, com o público a optar essencialmente pelos sectores de sombra. A corrida será dirigida pelo Sr.João Cantinho, assessorado pelo Dr. Jorge Moreira da Silva e pelo cornetim José Henriques.