Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Santarém, 17 de Março 2019

2019-03-17 15:30:00

6º Touro - Francisco Palha (Cunhal Patrício - 510 quilos)

A derradeira actuação da fria tarde, esteve por conta do motivadíssimo Francisco Palha.
Francisco voltou a receber de excelente forma, cravando outro primeiro comprido em sorte de gaiola, aguentando sem interrupções a viagem do toiro.
Público imediatamente no bolso e claro está, bons curtos, com esta sua tão peculiar forma de lidar e cravar... Grande actuação.

Francisco Faria, dos Amadores de Vila Franca, efectivou pega ao terceiro intento.

Francisco Palha - Volta
Francisco Faria (GFA Vila Franca) - Volta

5º Touro - António Telles - (Cunhal Patrício - 585 quilos)

Fim de tarde gélido, o que se vive nesta altura em Santarém...
António Telles, enfrentou-se com um toiro de Cunhal Patrício, de inegável trapio e que impunha por isso mesmo.
António desenvolveu agradável actuação, tendo por diante um toiro que se arrancava de largo. Tanto assim foi, que um dos melhores curtos deixados por António Telles, foi aquele em que quase inesperadamente o toiro foi pioneiro na partida para a sua viagem, sendo que o ginete não virou a cara, cravando de alto a baixo, levantando as gentes das bancadas.
Toiro alegre, com investida pronta e de todos os terrenos, a permitir boa exibição por parte de António Telles.

A derradeira pega da tarde para a formação escalabitana, esteve por conta de Francisco Graciosa, sendo concretizada à primeira tentativa, brindada a João Moura. Muito boa pega, com o toiro a arrancar de forma incrivelmente bonita, sendo recebido pelo forcado, de forma talentosa.

O público expontaneamente, aplaudiu com fervor este toiro, antes da sua recolha à arena.

António Telles - Volta
Francisco Graciosa (GFA Santarém) - Volta
Ganadeiro - Volta

4º Touro - João Moura (Veiga Teixeira - 560 quilos)

Depois de um prolongadíssimo intervalo, em que se homenageou João Moura, pela passagem dos seus 40 anos de alternativa, saiu à arena, para a lide do quarto da ordem, precisamente, João Moura.
O toiro de Veiga Teixeira, saiu com pata, sendo recebido de boa forma pelo Maestro de Monforte, cravando dois compridos regulares.
O exageradamente bisco, sobrado de quilos, deixou-se lidar, sendo que Moura, cravou a ferragem da praxe sem alardes de maior, terminando a função com um palmito.

A segunda pega destinada à formação vilafranquense, esteve por conta de Rui Godinho, sendo efectivada à primeira tentativa.

João Moura - Volta
Rui Godinho (GFA Vila Franca) - Volta

3º Touro - Francisco Palha (Cunhal Patricio - 570 quilos)

Com um sentido e elegante brinde aos céus, deixando o seu tricórnio bem no centro da monumental arena, abru a sua prestação, Francisco Palha, com um magnifico comprido em sorte de gaiola, a que se seguiu um outro comprido de grande nível.
Nos curtos, bem... nos curtos, três bandarilhas exemplares, mas um quarta, com Palha a arrancar-se de largo e a reunir com pomposidade no centro da arena para... levantar praça!!!
A seguir e a pedido do público, deixa outro... igualmente BOM!

A segunda pega da tarde, a cargo dos Amadores de Santarém, esteve por conta de António Taurino, sendo efectivada ao segundo intento, resultando uma pega de grande nível.

Francisco Palha - Volta
António Taurino (GFA Santarém) - Volta

2º Touro - António Ribeiro Telles - (Cunhal Patricio - 470 quilos)

António Palha Ribeiro Telles foi o segundo artista a entrar em praça, em dia de inauguração de temporada na Celestino Graça.
O Mestre da Torrinha, enfrentou-se com um toiro ramatado e que, tal como o anterior saido à arena, evidenciou distração, sendo que ainda assim, se 'deixou' lidar...
A prestação de António Telles, desenvolveu-se em tom absolutamente crescente, evoluindo nos curtos, deixando ferros a preceito.

Vasco Pereira, dos Amadores de Vila Franca, consumaram à segunda tentativa, a segunda pega da tarde, bridando aos antigos elementos do grupo, aqui presentes.

António Telles - Volta
Vasco Pereira (GFA Vila Franca) - Volta

1º Touro - João Moura - (Cunhal Patricio - 490 quilos)

João Moura, eterno toureiro de Santarém!
Foi dele, desse 'monstro' do toureio, a primeira actuação da tarde.
Depois de brindar aos muitos que já não estão fisicamente entre nós, Moura bem recebeu o oponente rematado de carnes, deixando de boa forma os dois iniciais compridos.
O astado com forte sentido nas movimentações de trincheira e até de bancada, permitiu ainda assim boa lide ao Maestro de Monforte, com cites de largo e boas reuniões. Moura terminou com ladeios em curtíssimas distâncias, adornando-se com recortes de muita vistosidade.

A primeira pega da tarde, pertencente aos Amadores de Santarém, esteve por conta de Rúben Giovetti, sendo efectivada ao seu primeiro intento, dobrando a inicial tentativa de Montoya, que entretanto caiu inanimado na arena.

João Moura - Volta
Rúben Giovetti (GFA Santarém) - Volta

Actualiza-se a informação: Monumental Celestino Graça com três quartos fortes de entrada.

Cortesias...

Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém.
Dia em que o sol de quando em vez se esconde por trás de nuvens afoitas e que arrefecem o ambiente, num dia em que o vento resolveu também dar 'caras'...
O TouroeOuro regressa aos seus DIRECTOS e não pára de inovar, tendo Santarém como musa inspiradora, ou não tivesse sido aqui, o seu primeiro DIRECTO, já lá vão perto de oito anos...
As saudações ao público já se fizeram. João Moura, António Telles e Francisco Palha, já desfilaram pela arena escalabitana, bem como perfilados estiveram os forcados dos Grupos de Santarém e Vila Franca.
O espectáculo dirigido por Marco Cardoso, começa agora, contando a Monumental de Santarém, com cerca de meia casa preenchida (forte), num momento em que são muitos ainda os espectadores que tentam entrar no tauródromo.