Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira - 5 de Maio

2019-05-05 16:30:00

Prémios Apresentação e Bravura para António Silva e Pinto Barreiros

Vasco Lucas, Jorge faria, Diogo Malafaia, Nuno Casquinha e Ricardo Levesinho foram os elementos do júri, responsáveis na ocasião pela atribuição dos prémios em disputa neste concurso de ganadarias.

Assim sendo, os prémios ficaram assim atribuídos:

Apresentação - António Silva
Bravura
– Pinto Barreiros

6º Touro - António Prates (Pinto Barreiros - 500 quilos)

A última actuação da tarde de toiros, em Vila Franca, esteve por conta de António Prates, tendo por diante um lindíssimo toiro de Pinto Barreiros, aplaudido à sua saída à arena.
Prates recebeu-o magnificamente, desenhando dois bons compridos, seguindo para uma actuação de escândalo e de deixar os ‘pelos de punta’.
Três curtas de levantar praça, com uma brega do mais alto nível… e nesta ocasião o toiro com enorme transmissão, a investir com imensa alegria. E a seguir? Ferro de antologia, com batida ao piton contrário… Actuação inesquecível e que pôs Vila Franca de acordo!

A última pega a cargo dos Amadores de Vila Franca, foi consumada ao segundo intento, pelo forcado Pedro Silva.

António Prates - Volta
Pedro Silva (GFA Vila Franca) -
Volta

5º Touro - Filipe Gonçalves - (António Silva - 540 quilos)

Regressou Filipe Gonçalves e regressou também com a devida rectificação na embola, o astado de António Silva.
Não teve lide fácil o bonito exemplar de Silva, contudo, a verdade é que a Filipe Gonçalves faltou inspiração, quando começaram a surgir os 'pitos' em crescendo da díficil Palha Blanco.
Actuação sem música, em tarde complicada para o toureiro do Algarve.

A quinta pega da tarde, esteve a cargo dos Amadores de Lisboa, sendo efectivada ao segundo bom intento pelo forcado Vítor Epifânio.

Filipe Gonçalves - Não foi autorizada volta
Vítor Epifânio (GFA Lisboa) - Volta

4º Touro - Duarte Pinto (Sobrero - Palha - 515 quilos)

Em virtude do toiro da ganadaria de António Silva, ter saido com o pitón a descoberto, o mesmo teve de regressar aos currais, de forma a ser rectificada a situação.
Trocou-se o turno, saindo à arena para a lide de um sobrero da ganadaria Palha, o cavaleiro Duarte Pinto.
Pinto protagonizou uma actuação de bom nível, frente a um toiro que emprestou emoção e que se deixou lidar. Bons curtos, numa prestação agradável, dentro claro está, do seu conceito clássico.
No penúltimo curto, Duarte foi tocado contra tábuas, por ter cravado em terrenos demasiado apertados, deixando mais um curto no intuito de rectificar...

A pega deste toiro, foi concretizada à segunda tentativa, pelos Amadores de Vila Franca de Xira, indo para a cara do toiro, o forcado David Moreira.

Duarte Pinto - Volta
David Moreira (GFA Vila Franca) - Volta

3º Touro - António Prates (Dolores Aguirre - 670 quilos)

António Prates, o mais jovem toureiro em praça e ainda em condição de praticante, lidou o mais pesado toiro do festejo, com palco na imponente Praça de Toiros Palha Blanco.
O toureiro exibiu durante toda a sua prestação, enorme segurança e mérito, nunca se acobardando com o impressionante tamanho do oponente.
Prates, levou a efeito o toureio de ‘cercanias’ que leva dentro, deixando bons ferros, todos rematados com soberba.
O último curto foi perfeito na sua execução, deixando grande ambiente na sua primeira passagem por este tauródromo.

A terceira pega da ordem de lide, foi efectivada por João Varandas, à segunda tentativa.

António Prates – Volta
João Varandas (GFA Lisboa) - Volta

2º Touro - Duarte Pinto - (Palha - 525 quilos)

Em virtude do exemplar da ganadaria Miura ter saído à arena apresentando lesão num dos seus membros, Duarte Pinto lidou o que haveria de ser o segundo toiro do seu lote, desta feita, da ganadaria Palha.
Este toiro, importa referir, foi aplaudido à sua entrada na arena, pela sua bonita apresentação.
Duarte Pinto esteve em 'plano importante', realçando-se as suas abordagens frontais, as suas reuniões exímias e toda a forma como lidou este oponente colaborante da lendária ganadaria Palha.
Depois da cravagem do último curto, a montada de Duarte Pinto caíu, provocando momentos de apuro, que felizmente não passaram de impressionantes visualmente, não se registando consequências de maior.
Bom toiro de Palha, aplaudido pelo público antes da sua recolha aos curros.

A primeira pega da tarde, pertencente ao Grupo de Amadores de Vila Franca, foi consumada ao excelente primeiro intento, por Vasco Pereira.

Duarte Pinto - Volta
Vasco Pereira (GFA Vila Franca) e primeiro ajuda - Volta

 

1º Touro - Filipe Gonçalves - (Saltillo - 510 quilos)

A primeira actuação da tarde, de resto brindada ao público, não reuniu o agrado do cônclave vilafranquense, que como todos sabemos, goza de uma exigência quase inigualável em terras lusas.
Filipe Gonçalves enfrentou-se com um exemplar de Saltillo, de apresentação irrepreensível.
O ginete algarvio cravou a ferragem da ordem, sem alardes de maior, levando a efeito uma actuação em que apenas cumpriu com a papeleta. Lidou com ausência de música.

Duarte Mira, dos Amadores de Lisboa, pegou este exemplar ao primeiro intento.

Filipe Gonçalves - Não foi autorizada volta
Duarte Mira (GFA Lisboa) - Volta

Cortesias...

Vila Franca de Xira e a sua Palha Banco estão de portas abertas a fim de receber uma corrida concurso de ganadarias.
Calor e enorme expectativa face aos seis exemplares anunciados, sendo que para os lidar, estão anunciados Filipe Gonçalves, Duarte Pinto e o jovem cavaleiro praticante, António Prates, este último em substituição de Rui Salvador.
As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Vila Franca de Xira.
A Praça de Touros Palha Blanco, regista uma entrada que ronda a meia casa forte, sendo o espectáculo dirigido pelo Sr. Tiago Tavares, coadjuvado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

As cortesias já se fizeram, o ambiente está ao rubro e esperam-se apenas, os verdadeiros 'Reis da Festa', os tais que deverão ter todo e qualquer protagonismo...

A corrida promovida pela prestigiada família Levesinho, irá por diante agora e você, não irá perder pitada do que por aqui se passar, estando obviamente, ligado em permanência ao TouroeOuro.com!