• geral@touroeouro.com

Em directo

Salvaterra de Magos, 12 de Maio 2019

2019-05-12 16:30:00

Troféus

Esta tarde estavam em disputa os prémios ‘Apresentação’ e ‘Bravura’, estando a decisão a cargo de Dr. Vasco Lucas, Francisco Marques ‘Chalana’ e José Luís Gomes.

Os troféus foram entregues da seguinte forma:

Apresentação – António Silva
Bravura – Veiga Teixeira

6º Touro - António Telles e Luís Rouxinol (Vale Sorraia - 550 quilos)

Anunciado como um 'acordo de cavalheiros', este toiro foi lidado a duo por António Telles e Luís Rouxinol.
O Vale Sorraia, de correcta apresentação, deu bom jogo e bom 'peito' às inumeras farpas cravadas.
Quatro compridos e uma série de curtos, com especial destaque para os palmos deixados, também eles, quatro.

A última pega da tarde, foi efectivada pela formação coruchense, ao primeiro intento, indo para a cara do toiro, o forcado Tiago Gonçalves.

António Telles e Luís Rouxinol - Volta
Tiago Gonçalves (GFA Coruche) - Volta

5º Touro - Luis Rouxinol - (Fernandes de Castro - 620 quilos)

A derradeira actuação do cavaleiro Luís Rouxinol, esta tarde, em Salvaterra, decorreu diante de um toiro colaborante de Fernandes de Castro.
Rouxinol andou em bom plano, sobretudo nas curtas, em que lidou com o Douro, protagonizando bonitos ladeios... Terminou com um palmito e par, deixado depois de um primeiro intento, em que apenas ficou meio par.

A última pega destinada aos Amadores de Santarém, esteve por conta de Francisco Graciosa, sendo consumada à segunda tentativa, de forma heróica pelo forcado de cara.

Luís Rouxinol - Volta
Francisco Graciosa (GFA Santarém) - Volta e volta

4º Touro - António Telles (Vinhas - 670 quilos)

Depois do anúncio que deu conta de que Francisco Palha não regressaria à arena para a lide do sexto toiro da ordem, saiu ao 'ruedo' salvaterrense, António Telles.
António enfrentou-se com um Vinhas, sobrado de quilos e que, apesar disso, exibiu mobilidade, perseguindo a montada do toureiro com afinco.
António protagonizou uma boa actuação, com bons curtos, dois deles de muito boa nota.

João Ferreira Prates, do Grupo de Forcados Amadores de Coruche, efectivou pega à segunda tentativa.

António Telles - Volta
João Ferreira Prates (GFA Coruche) - Volta

3º Touro - Francisco Palha (Veiga Teixeira - 610 quilos)

Francisco Palha está por ‘todas’.
Receber um Veiga Teixeira da forma que o fez Francisco Palha, não é para qualquer um.
Palha encurtou terrenos, veio ‘andando’ em direcção aos curros e já em terrenos de muito compromisso, cravou o primeiro soberbo comprido.

Palha viveu a seguir momentos de apuro, com a sua montada a ser enganchada pelo oponente, provocando a queda do toureiro, que ficou no chão, queixando-se do seu ombro.

Depois de minutos de incerteza no regresso de Palha, o toureiro voltou e levou a efeito uma prestação de luxo, sendo os dois últimos curtos, um verdadeiro hino.

A segunda pega destinada aos Amadores de Santarém, foi consumada por António Taurino ao primeiro intento.

Francisco Palha - Volta
António Taurino (GFA Santarém) - Volta

2º Touro - Luís Rouxinol (António Silva - 580 quilos)

O segundo exemplar da tarde, com trapio e muito boa apresentação, saiu com pata, provocando alguns momentos mais comprometidos por parte do cavaleiro. Contudo, Luís lidou com técnica, levando a efeito uma prestação timbrada pela regularidade, terminando a função com um palmito.

António Tomás, dos Amadores de Coruche, foi o encarregue de pegar o segundo toiro da tarde, efectivando a sorte brindada a Elsa Penedo, ao primeiro intento.

Luís Rouxinol - Volta
António Tomás (GFA Coruche) - Volta

 

1º Touro - António Telles - (Fernando Palha - 530 quilos)

António Telles foi o primeiro cavaleiro a sair à empoeirada (insuportavelmente empoeirada) arena de Salvaterra de Magos.
António enfrentou-se com um toiro de Fernando Palha, jabonero ligeiramente bisco e que bem serviu à actuação regular do cavaleiro da Torrinha. Ferros correctos, sem deslumbrar.

Francisco Paulos, do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, efectivou boa pega ao segundo intento.

António Telles – Volta
Francisco Paulos (GFA Santarém) - Volta

Cortesias...

O TouroeOuro, cumprindo a verdadeira missão informativa a que se propôs desde o seu início de 'vida', cá está em Salvaterra, para mais um rigoroso DIRECTO.
Hoje, daremos à estampa, texto e vídeo, não publicando fotografias, devido ao facto da empresa de Rafael Vilhais, não ter atribuído a este órgão, qualquer credencial para a realização da referida reportagem, numa actitude tão desprezível, quanto arrogante e desproporcionada.
Como o que importa são os aficionados, sigamos para que você seja o primeiro a saber de tudo, deixando para o empresário, a triste figura reflectora da sua posição na festa.

As cortesias já se fizeram, sendo que pela arena da Praça de Touros de Salvaterra, passaram já os três cavaleiros, bem como os grupos de forcados e bandarilheiros. António Telles, Luís Rouxinol e Francisco Palha, compõem o cartel, estando acompanhados pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Coruche.

A Praça de Touros de Salvaterra, regista uma entrada de cerca de tres quartos, sendo o espectáculo que ora se inicia, dirigido pelo Sr. Manuel Gama, assessorado pelo médico veterinário, José Luís Cruz.