Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Santarém, 16 de Junho 2019

2019-06-16 17:30:00

6º Touro - Francisco Palha (Veiga Teixeira - 575 quilos)

A última actuação da tarde, esteve por conta de Francisco Palha.
O ginete voltou a receber o oponente sem bandarilheiros, cravando o primeiro em sorte de gaiola.
Embora o início de bandarilhas tenha sido mais morno, a actuação de Palha subiu de tom, sendo os últimos curtos de boa nota.

A derradeira pega da tarde, esteve destinada à formação montemorense, que este ano comemora 80 anos de fundação. Para a cara do toiro foi Francisco Borges, efectivando ao segundo intento.

Francisco Palha - Não deu volta, embora autorizada
Francisco Borges e primeiro ajuda (GFA Montemor) - Volta
Ganadeiro - Volta

5º Touro - João Ribeiro Telles - (Veiga Teixeira - 545 quilos)

João Telles Júnior voltou a dar nota do grande momento que atravessa.
Actuação pautada pela correcção na escolha de terrenos, nas reuniões e nas cravagens, sendo que todos os curtos foram deixados após imponentes batidas ao pitón contrário.
Boa prestação, de resto muito aplaudida pelo Cônclave.

Lourenço Ribeiro, dos Amadores de Santarém, efectivou ao primeiro intento a última pega destinada à formação escalabitana.

João Ribeiro Telles - Volta
Lourenço Ribeiro (GFA Santarém) - Volta

4º Touro - João Moura Júnior (Veiga Teixeira - 601 quilos)

João Moura Júnior, dá brado com as Mourinas e o resto... são cantigas!
Este é, nos últimos tempos, o ponto alto das suas actuações e hoje, não foi exepção. Duas Mourinas de grande nota, sendo que antes, Moura tinha deixado bandarilhas de boa nota. Destaca-se também, o primeiro comprido, cravado em sorte de gaiola.

A segunda pega da tarde, a cargo dos Amadores de Montemor, foi efectivada por Francisco Bissaia Barreto, à primeira tentativa.

João Moura Júnior - Volta
Francisco Bissaia Barreto (GFA Montemor) - Volta

3º Touro - Francisco Palha (Veiga Teixeira - 575 quilos)

Depois de cerca de um mês de ausência, regressou hoje às arenas, o cavaleiro Francisco Palha.
Não houve melhor forma de começar... o primeiro comprido em sorte de gaiola... Bom comprido, a que se seguiu um outro de nota alta, bem como os curtos que viria a cravar. Da série de bandarilhas deixadas, destacam-se as duas últimas, com o toiro 'cerrado' em tábuas.
A sua prestação foi pautada pela sua costumeira garra... Francisco Palha, brindou à equipa médica que o seguiu, bem como ao seu amigo 'Chalana'.

Francisco Graciosa, brindou ao Ministro da Agricultura, Capoulas Santos... Com a jaqueta dos Amadores de Santarém, efectivou pega à primeira tentativa...

Francisco Palha - Volta
Francisco Graciosa (GFA Santarém) - Volta

2º Touro - João Ribeiro Telles (Veiga Teixeira - 595 quilos)

Vestindo a mesma casaca que o 'fez' triunfar em Madrid, lidou o segundo exemplar de Veiga Teixeira, o cavaleiro João Ribeiro Telles. Exemplar, diga-se, com palmas à sua entrada na arena.
Tinha boas intenções o oponente de Telles, contudo veio a menos no decorrer da sua actuação, mas diga-se em abono da verdade, que o toureiro de tudo fez para imprimir ritmo e emoção à sua lide, bregando eficazmente, cravando da mesma forma, sendo o primeiro e segundo curtos, de alta nota.

A João da Câmara, dos Amadores de Montemor, coube pegar este segundo toiro, fazendo-o à primeira boa tentativa.

João Ribeiro Telles - Volta
João da Câmara (GFA Montemor) - Volta

 

1º Touro - João Moura Júnior - (Veiga Teixeira - 600 quilos)

O primeiro Veiga Teixeira a 'saltar' à arena da Celestino Graça, exibiu apresentação exemplar e comportamento que apenas 'serviu'... Moura Júnior foi o encarregue de abrir praça, sendo que o fez de excelente forma, ou seja, cravando o primeiro comprido em sorte de gaiola, evidenciando o espírito de competição, implícito nesta corrida.
Depois de outro bom comprido, Moura Júnior seguiu para uma série de curtos de boa nota, com pronunciada batida ao pitón contrário, montando na ocasião, o Xeque-Mate.
Destaca-se a última bandarilha, deixada com o toiro muito fechado em tábuas.

António Taurino, dos Amadores de Santarém, efectivou pega ao terceiro intento.

João Moura Júnior - Volta
António Taurino (GFA Santarém) - Volta

 

Cortesias...

Segunda corrida de toiros integrada na Feira Nacional da Agricultura.
Santarém e a sua Monumental Praça de Touros Celestino Graça, voltam a abrir portas, para receber um cartel em que se 'sugere' alta competição entre os cavaleiros João Moura Júnior, João Ribeiro Telles e Francisco Palha, tendo por diante, toiros da prestigiada ganadaria de Veiga Teixeira.
No sector das jaquetas de ramagens, duelo importante e 'antigo', protagonizado pelos Grupos de Forcados Amdores de Santarém e Montemor, capitaneados por João Grave e António Vacas de Carvalho, respectivamente.

As cortesias já se fizeram, numa altura em que a maior praça de touros do país, regista uma entrada que ronda os dois terços fortes...

O festejo começa agora, sob a Direcção de Lourenço Luzio, assessorado pelo médico veternário, José Luís Cruz e a presença ilustre do Sr. Ministro da Agricultura, Capoulas Santos.