Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira - 7 de Julho

2019-07-07 17:30:00

6º Touro - António João Ferreira (São Torcato - 470 quilos)

A última actuação da tarde, esteve destinada ao matador de toiros António João Ferreira.
Se de capote esteve discreto, de muleta António João deu nas vistas com uma boa série, sendo que com o toiro a vir a menos, foi difícil manter o mesmo nível.
O diestro brindou ao Maestro Vítor Mendes.

Bandarilharam João Ferreira, com um bom par e João Oliveira.

António João Ferreira - Volta

5º Touro - Francisco Palha - (São Torcato - 480 quilos)

De casaca azul e ouro, entrou na arena para a lide do quinto, Francisco Palha.
Depois de brindar a António Palha Ribeiro Telles e a Carlos Silva, rabejador do Grupo de Forcados de Vila Franca, Palha levou a efeito uma prestação agradável, com raça e em crescendo.
De início mediu as caracteristicas do oponente, cravando apenas com regularidade, os derradeiros curtos, tiveram mais qualidade e mais emoção, destacando-se positivamente o último curto.

A última pega da tarde, foi consumada por Guilherme Dotti, ao terceiro intento. Vestiu, obviamente, a jaqueta dos Amadores de Vila Franca. Valorosa ajuda de Diogo Grilo.

Francisco Palha - Não deu volta, embora autorizada (saudou)
Guilherme Dotti e Diogo Grilo (GFA Vila Franca) - Volta

4º Touro - António Telles (São Torcato - 520 quilos)

Ao som de 'Puerta Grande' lidou António Telles, o mais clássico dos toureiros lusos...
António desenhou uma muito boa actuação, bem ao se jeito, com detalhes de lidador e de profunda toreiria.
As sortes frontais foram bem desenhadas, reunindo o ginete ao estribo, cravando de alto a baixo.
O toiro teve mobilidade mas, deixando-se lidar, emprestando alegria e emoção.
O primeiro comprido, foi deixado em sorte de gaiola, sendo um dos melhores momentos da sua prestação.

A terceiro pega da agradável tarde de toiros, esteve por conta de Rui Godinho, sendo concretizada à primeira tentativa, pelos Amadores de Vila Franca de Xira. O público exigiu volta ao rabejador Carlos Silva, pela sua costumeira boa prestação.

António Telles - Volta e volta
Rui Godinho e Carlos Silva (GFA Vila Franca) - Volta

3º Touro - António João Ferreira (São Torcato - 460 quilos)

António João Ferreira, teve por diante um toiro de São Torcato, rematado de carnes, com trapio, mas que em nada facilitou a vida ao toureiro, não repetindo investida...
António João, abriu a função lanceando à veronica, desenhando bem as mesmas, sendo que de muleta e com faena brindada ao público, apenas pôde tentar passes por ambos os pitóns, tentando contornar a 'bruta' investida do oponente.
O diestro, vestindo de branco, prata e azabache, esteve 'valente como as armas', sendo que no entanto, nunca conseguiu ligação, resultando tudo melhor pelo pitón esquerdo.

Dois bons pares de Tiago Santos, saudando de montera em mão e um também com qualidade, de João Oliveira que, não se entendendo porquê, não saudou.

António João Ferreira - Não foi autorizada volta (saudou)

2º Touro - Francisco Palha (São Torcato - 490 quilos)

A primeira actuação de Francisco Palha teve dois distintos momentos.
O primeiro deles, não tão eficaz, em que Palha e o São Torcato andaram 'desencontrados', cravando ferros apenas regulares, tendo Francisco no segundo comprido, sofrido forte toque na montada.
A segunda parte da sua prestação, foi de mérito impressionante, crescendo Palha com o toiro, crescendo também o toiro com os ensinamentos de Francisco Palha. Três curtos de grande nota, desta feita já ao som da música da Banda do Ateneu Vilafranquense.

A segunda pega destinada aos Amadores de Vila Franca, esteve por conta de Pedro Silva, sendo consumada ao terceiro intento, brindada préviamente aos campinos aqui presentes.

Francisco Palha - Volta
Pedro Silva (GFA Vila Franca) - Volta

1º Touro - António Telles - (São Torcato - 485 quilos)

Brindando ao público, abriu praça, o Mestre António Ribeiro Telles.
Envergando casaca verde e ouro, António lidou como bem sabe, na verdadeira acepção da palavra, construindo 'faena' em crescendo.
O toiro de São Torcato exibiu também um comportamento colaborante, com mobilidade e que emprestou brilho às sortes, todas elas com emoção.

A primeira pega da ordem, das quatro a cargo dos Amadores de Vila Franca, teve na sua cara, o forcado David Moreira, sendo efectivada à terceira tentativa.

António Telles - Volta
David Moreira (GFA Vila Franca) - Volta

Cortesias...

Praça de Touros Palha Blanco, no coração de Vila Franca de Xira, uma das localidades mais aficionadas do nosso Portugal taurino.
Grande ambiente, calor, sol e uma idílica tarde de toiros, com corrida mista.
Anunciado está um curro de toiros da ganadaria São Torcato, com pegas a cargo dos forcados de um único grupo, Vila Franca de Xira.
As lides equestres estarão a cargo de António Telles e Francisco Palha, estando as lides a pé, destinadas a António João Ferreira.
As cortesias já se fizeram, registando o tauródromo em tempo de Colete Encarnado, uma entrada que ronda os três quartos.
A corrida será dirigida pela Delegada Técnica Tauromáquica, Lara Gregório de Oliveira, sendo assessorada pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

Ambiente antes da corrida...

Vila Frana a top... Há muito que não se sentia tamanho burburinho nos momentos que antecedem a realização de uma corrida de toiros.
Colete Encarnado, é Colete Encarnado, mas a verdade é que as incidências da corrida de ontem, em Coruche, aumentaram a expectativa para um cartel como o de hoje, na Palha Blanco, onde se anuncia um curro de São Torcato.
Grande ambiente e um público que entra a passo, devido à dificuldade de estacionamento nas imediações do tauródromo.
O espectáculo está a ponto de começar... acompanhe tudo, no site líder da informação taurina!

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0