Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Abiul, 3 de Agosto 2019

2019-08-03 21:00:00

5º Touro na Terrugem - João Moura Caetano

João Moura Caetano enfrentou-se com o ultimo da noite, um toiro com tónica de manso, sendo que Moura Caetano cravou a ferragem da ordem de forma regular. Foi premiado com volta acompanhado do forcado.

José Maria Caeiro pegou o último toiro ao segundo intento, vestindo a jaqueta dos Amadores de Évora.

4º Touro na Terrugem - Filipe Gonçalves

A segunda e última actuação de Filipe Gonçalves, foi de boa nota, aproveitando o ginete a boa colaboração do oponente, deixando ferros com quiebros e batidas ao piton contrário. Terminou com um par de bandarilhas e um violino e palmo, com palmas da montada como adorno.

A pega deste toiro, foi efectivada ao segundo intento por André Bandeiras, dos Académicos de Elvas.

6º Touro - Luís Rouxinol Júnior (Charrua - 610 quilos)

Emocionante início de lide, com Luís Rouxinol Júnior a cravar o primeiro comprido em sorte de gaiola, aguentando a prolongada perseguição do oponente...
Outro bom comprido e uma actuação em crescendo na fase de curtos, terminando o toureiro, a sua actução com um curto 'al violin' e um outro palmito de boa nota.

A derradeira pega da noite, foi efectivada pelo forcado Francisco Matos, da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, fazendo-o à primeira tentativa.

Luís Rouxinol Junior - Volta
Francisco Matos (GFTT Terceirense) - Volta
Ganadeiro - Volta

3º Touro na Terrugem - Francisco Núncio

O terceiro astado da noite alentejana, teve lide destinada ao praticante Francisco Núncio. O ginete teve por diante um toiro complicado, com escassa investida. Lide em crescendo, com epílogo num ferro a pedido do público.

António Alves, dos Amadores de Évora, efectivou pega à quinta tentativa, rendendo, os iniciais Bento e Rui Gomes, que saíram lesionados da arena.

5º Touro - Manuel Telles Bastos - (Charrua - 595 quilos)

Actuação importante de Manuel Telles Bastos frente ao bom quinto toiro da ordem de lide.
Toiro com som, mobilidade e alegria, por diante de um toureiro entregue a Abiul e ao oponente, sacando dele o melhor... Brega de grande nível, cites com toureiria e reuniões exímias.
Grande actuação!

Pelos Amadore de Montemor, foi na linha da frente, Vasco Carolino, numa concretização de pega ao primeiro intento.

Manuel Telles Bastos - Volta
Vasco Carolino (GFA Montemor) - Volta
Ganadeiro - Volta

4º Touro - Andy Cartagena (Charrua - 620 quilos)

A segunda e última actuação de Andy Cartagena, nesta já fria noite de toiros, foi muito do agrado deste festivo público.
Recebeu bem o bom oponente, deixando dois compridos. Nos curtos, lidou ao puro estilo do rejoneo, andando diversificado em adornos alegres e vistosos, sendo o ponto alto no que a aplausos concerne, o momento em que trouxe à arena, a sua montada que se coloca na vertical.
Deixou curtos regulares, dois violinos e dois palmos.

Tomás Ortiz, efectivou pega deste toiro, ao segundo intento, vestindo a jaqueta do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Andy Cartagena - Volta
Tomás Ortiz (GFTT Terceirense) - Volta

2º Touro na Terrugem - João Moura Caetano

João Moura Caetano teve uma lide com bons momentos de toureio que terminou com o público a pedir mais, a um toiro ao qual o cavaleiro de Monforte tinha que pisar os terrenos para lhe sacar investida, foi premiado com volta

O forcado Gonçalo Machado, do Grupo de Forcados Académicos de Elvas, executou a segunda pega da noite à segunda tentativa.

1º Touro na Terrugem - Filipe Gonçalves (Calejo Pires)

Abriu a noite Filipe Gonçalves com uma lide em crescendo que terminou em bom plano, a um toiro tardo de investida e distraído, premiado com volta.

Luís Januário, do Grupo de Forcados Amadores de Évora, pegou o primeiro da noite à segunda tentativa.

 

 

Meia casa forte na Terrugem

Nesta altura decorre também uma corrida de touros com palco em Terrugem, no Alentejo, integrada nas festas locais.

Em praça, estão os cavaleiros Francisco Gonçalves, João Moura Caetano e o praticante Francisco Núncio, estando as pegas a cargo dos Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Lidam-se toiros de Calejo Pires, com direcção a cargo do Delegado Técnico Tauromáquico Agostinho Borges, com meia casa forte de lotação preenchida.

3º Touro - Luís Rouxinol Júnior (Charrua - 625 quilos)

Trapio inegável o terceiro toiro saido à arena da mais antiga praça de touros do país.
625 quilos de 'muito' toiro, com lide a cargo de Luís Rouxinol Júnior... Bom toiro, colaborante e com mobilidade.
Boa função do jovem toureiro, com dois bons compridos e uma muito boa série de curtos, a reunir na perfeição, com remates a cargo da expressiva montada 'Douro'.
Rouxinol Júnior terminou com dois palmitos de boa nota.

A Bernardo Dentinho, dos Amadores de Montemor, coube consumar pega à primeira tentativa.

Luís Rouxinol - Volta
Bernardo Dentinho (GFA Montemor) - Volta

2º Touro - Manuel Telles Bastos (Charrua - 540 quilos)

A segunda actuação da noite abiulense, esteve destinada ao cavaleiro Manuel Telles Bastos.
De casaca verde de veludo e prata, Telles Bastos exibiu a sua costumeira toureiria e classe frente a um bisco com menos potabilidade que o anterior, mas ainda assim a deixar-se...
O ginete andou com muita correcção, sendo autor de um labor de mérito, desenhando bem as sortes, reunindo com sítio, deixando ferros de boa nota.

César Augusto, do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, concretizou pega ao terceiro intento.

Manuel Telles Bastos - Não deu volta, embora autorizada, saudou
César Augusto (GFTT Terceirense) - Não deu volta, embora autorizada

1º Touro - Andy Cartagena - (Charrua - 600 quilos)

Grande ambiente na primeira das corridas das Festas do Bodo de Abiul, hoje e pela primeira vez, com a grande aposta da sua realização à noite...

Andy Cartagena foi o primeiro artista em praça, alegrando o público na bancada, com uma actuação alegre e comunicativa, frente a um bom toiro de Charrua, de resto com invejável trapio.
Bem nos compridos, bem nos curtos, a bregar com vistosidade, reunindo com correcção. A sua prestação foi rica em adornos nos cites, terminando com dois violinos muito do agrado do cônclave.

A primeira pega da noite, esteve a cargo do mais antigo grupo em praça, os Amadores de Montemor, sendo cara, Vasco Ponce. Efectivou ao primeiro intento.

Andy Cartagena - Volta
Vasco Ponce (GFA Montemor) - Volta

Cortesias...

Primeira das corridas integrada nas Festas do Bodo de Abiúl.
Cartel interessante, com a presença de um rejoneador espanhol e dois toureiros lusos.
Andy Cartagena, Manuel Telles Bastos e Luís Rouxinol Júnior, com pegas a cargo dos Amadores de Montemor e Tertúlia Tauromáquica Terceirense, com toiros de Charrua.
As cortesias já se fizeram, com Direcção de espectáulo a cargo de Sandra Strecht, assessorado pelo medico veterinário José Manuel Lourenço.
O festejo primeiro deste certame conta com dois terços de lotação preenchida.

Não perca também, notícias da corrida de Terrugem...