Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Moita, 10 de Setembro 2019

2019-09-10 21:30:00

Porta Grande para António Ferrera na Daniel do Nascimento

Pela qualidade da sua segunda faena, abriu-se a Porta Grande da Daniel do Nascimento, para que por ela passasse a ombros, o matador de toiros espanhol, Antonio Ferrera!

 

6º Touro - Ginés Marín (David R. Telles - 465 quilos)

Depois da apoteose vivida com a actuação de Antonio Ferrera, entra na arena para a lide do último, Ginés Marín.
O diestro espanhol andou muito bem de capote, lanceando à veronica, protagonizando seguidamente, bonitos momentos com a flanela rubra.
Faena iniciada de joelhos em terra, tendo sequência com séries por ambos os pitóns e algumas delas com franca qualidade e plasticidade, num conceito de toureio sério, com música atribuida tardiamente face à qualidade do início de faena.
Marín actuou de forma solvente, com quietud ao som do pasodoble do matador de toiros moitense, 'Luís Vital Procuna'.
O toureiro extremeño brindou a António Nunes.

Ginés Marín - Volta

5º Touro - Antonio Ferrera (David R. Telles - 450 quilos)

Magnífico de capote, com duas largas afaroladas a receber o oponente e com mais de uma mão cheia de veronicas, terminando com uma meia veronica de bonito efeito... e não menos bela faena, iniciada junto a tábuas, foi enorme em tempo, mas muito maior em qualidade... esteve gigante Ferrera, a armar um 'lio' grande na Moita, um taco como há muito não se via!!!
A melhor faena da temporada, em Portugal, onde houve de tudo, com sentimento, com profundidade, beleza, numa obra de arte 'pinturera' e de inúmeros detalhes.
Não menos espectacular foi a interpretação do pasodoble 'Virgen de Macarena', a quem Ferrera agradeceu batendo palmas.

António Ferrera - Volta, volta e volta - Porta Grande para Ferrera!

4º Touro - João Ribeiro Telles (David R. Telles - 575 quilos)

Regressou o toureio a cavalo à arena da Daniel do Nascimento e com ele, João Ribeiro Telles.
Uma actuação com duas fases distintas. A primeira delas, algo contorbada e dois fortíssimos toques na montada de compridos e de iniciais curtos, mantendo-se alguma instabilidade na sua prestação. A segunda fase, a completamente dourada, teve dois curtos de antologia! Telles, citou de praça a praça, chamou o oponente e com muita emoção e reuniões perfeitas, cravou de alto a baixo.
Atenção, que o quarto toiro da ordem, foi de enorme transmissão e um toiro com trapio inegável, valorizando mais ainda, a prestação do dinástico toureiro. Toiro de volta à arena, colocando-se o lenço azul com toda a justiça, sendo que quem deu volta, foi a dupla de campinos, Janica e Café.

A segunda e última pega da noite, destinada aos Amadores da Moita, teve na linha da frente, Fábio Silva, consumando pega à segunda tentativa.

João Ribeiro Telles - Volta e volta
Fábio Silva e primeiro ajuda - Volta e volta
Ganadeiro - Volta

3º Touro - Ginés Marín (David R. Telles - 475 quilos)

Saiu à arena para a lide do terceiro da ordem, Ginés Marín.
O debutante no tauródromo moitense, vestido de cinza e ouro, pouco mais fez em capote que 'provar' investida, dando sequência à sua prestação com uma faena 'não brindada', sem expressão e sem ligação, feita de passes isolados, sem nenhum tipo de expressão artística.
Actuação sem música e sem palmas.

Ginés Marín - Não foi autorizada volta

2º Touro - Antonio Ferrera (David R. Telles - 452 quilos)

Depois de algum tempo de espera para a colocação de burladeros e alisamento da arena, eis que entra na arena para a lide do segundo exemplar da noite, Antonio Ferrera.
O diestro, vestido de azul turquesa e ouro, andou discreto em capote, desenhando uma faena de imensa paciência, frente a um toiro 'feiote' de cara e com investida irregular, que apenas à custa do labor do toureiro viu as suas caracteristicas menos boas, atenuadas.
Faena longa, por ambos os pitóns e que a dada altura teve profundidade e estética, pese embora a escassez de repetição do oponente.
Faena acompanhada de música, absolutamente merecida.

António Ferrera - Volta

1º Touro - João Ribeiro Telles - (David R. Telles - 500 quilos)

A primeira actuação da 'Feira Taurina da Moita 2019', esteve por conta de João Ribeiro Telles.
Vestindo casaca verde e ouro, e depois de brindar ao público, o ginete levou a efeito uma exibição em total crescendo, evoluindo com o contributo prestado pelo toiro. Depois dos compridos, deixou uma série de curtos de qualidade, com reuniões precedidas de batidas ao pitón contrário, saindo a rematar as sortes com temple e arte.

A primeira de duas pegas a cargo do Grupo de Forcados Amadores da Moita, esteve por conta do forcado David Solo, sendo brindada ao Presidente da Câmara da Moita e efectivada ao primeiro intento.

João Ribeiro Telles - Volta
David Solo - Volta

Nota: Ao início da primeira lide, a lotação da Praça de Touros Daniel do Nascimento, apresentou uma lotação que rondará os dois terços de entrada, numa noite fria, a 'transportar-nos' para um Outono antecipado...

Cortesias...

Chegámos à Feira da Moita e cá está o TouroeOuro, contando-lhe tudo o que por aqui acontecer...
As Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, trazem consigo gentes a um dos mais emblemáticos tauródromos do país, a Praça de Touros Daniel do Nascimento.
Pela arena, nas saudações ao público, estiveram já os artistas que compõem o cartel de hoje: João Telles Júnior, Grupo de Forcados Amadores da Moita, Antonio Ferrera e Ginés Marín, acompanhados das respectivas quadrilhas.
Lidar-se-ão toiros da ganadaria de David Ribeiro Telles.

O festejo, caracterizado tradicionalmente como a 'Corrida do Município', regista uma entrada ao momento do início do espectáculo que ronda a meia casa forte (sendo que ainda entra público...).

A corrida é dirigida pelo Sr. Fábio Costa.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0