Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Campo Pequeno, 27 de Setembro 2019

2019-09-27 21:30:00

6º Touro - Francisco Palha (Pinto Barreiros - 504 quilos)

Não tirando valor nem mérito pela coragem de tentar iniciar a última lide da noite, com um ferro em sorte de gaiola, foi algo irregular a fase de compridos do jovem ginete. Negro de capa, foi reservado o último toiro a sair ao ruedo, não permitindo o êxito sonhado por Francisco Palha. Com alguma crença em terrenos de dentro, levou a que o toureiro cravasse a sesgo os útlimos da série, não se livrando de um forte toque na montada e de algumas passagens em falso, chegando-se a ouvir alguns 'pitos' vindos da bancada. Pior lide, frente ao pior toiro da noite. A directora de corrida foi completamente inflexível, não permitindo ao cavaleiro que cravasse mais um curto, seguindo à risca, o regulamento.

Para a última pega da noite, e brindando de forma emotiva a familiares, saltou à arena o cabo da formação lisboeta, Pedro Maria Gomes, efectivando pega à primeira tentativa.

Francisco Palha - Não foi autorizada volta
Pedro Maria Gomes (GFA Lisboa) - Volta

5º Touro - João Ribeiro Telles (Pinto Barreiros - 484 quilos)

O quinto astado a sair ao ruedo, castanho de capa e ligeiramente 'bisco' de córnea, teve lide a cargo de João Ribeiro Telles. Brega vistosa do cavaleiro da Torrinha, logo após o primeiro curto, tendo pela frente uma rês com vontade, porém com algumas limitações físicas. O quarto da ordem foi aquele que mais ficou na retina do público, numa lide com menos som que a sua primeira, face à alguma falta de força do astado que lhe tocou em sorte, que se foi agravando com o decorrer do tempo de lide.

Para a penúltima pega da noite, e mais uma vez pelo Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, foi à cara o forcado João Varanda, consumando na tentativa inicial a sua sorte.

João Ribeiro Telles - Não deu volta, embora autorizada
João Varanda (GFA Lisboa) - Volta

4º Touro - João Moura Jr. (Pinto Barreiros - 500 quilos)

Que grande início do cavaleiro João Moura Jr.  cravando um comprido de muito valor, em sorte de gaiola e dobrando-se muito bem com ele, nos médios da arena da capital, no remate da sorte. O segundo curto da ordem tem muito mérito, dado que o ginete citou de largo e esperou a investida do astado que lhe tocou em sorte, cravando com garbo. Após alguma intermitência, a anteceder a cravagem do terceiro da ordem, quer por negação da sua montada, quer por a reunião tentada de seguida não ter resultado da melhor maneira, o jovem de Monforte voltou para deixar três Mourinas, a última das quais com um ferro de palmo, sendo a segunda de muito boa nota! 

Para a quarta pega da noite, saltou ao ruedo o forcado João Maria Bagão, vestindo tal como os anteriores jaqueta de ramagens do grupo alfacinha. Efectivou pega à primeira tentativa.

João Moura Jr. - Volta
João Maria Bagão (GFA Lisboa) - Volta

3º Touro - Francisco Palha (Pinto Barreiros - 482 quilos)

Foi com uma sorte de gaiola que Francisco Palha iniciou a sua função, esta noite, numa praça que não lhe traz boas memórias nos últimos tempos. O astado, flavo de capa, foi o mais ´escorridote´da primeira parte da corrida, porém... como é noite de festa, tudo se aceita e ninguém protesta. Citou de praça a praça, carregou a sorte e cravou como ditam as 'leis', uma série de curtos discreta,mas com valor. Após a cravagem do primeiro curto, levou a rês na garupa, ladeando de forma vistosa, ouvindo-se pedidos de música para com a inteligência, que se encontra com a 'bitola' da concessão de música, ao segundo curto de cada lide. 

Para encerrar o capítulo da pegas, desta primeira parte, saltou à arena o forcado Francisco Mendonça Mira, envergando a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, consumando pega ao primeiro intento.

Francisco Palha - Volta
Francisco Mendonça Mira - Volta

2º Touro - João Ribeiro Telles (Pinto Barreiros - 514 quilos)

O segundo cavaleiro a sair à primeira praça do país foi João Ribeiro Telles, teve pela frente mais uma rês que denotou qualidades, permitindo ao ginete coruchense, uma lide ritmada e de muito bom nível, baseada em sortes frontais, com batida, sendo a terceira da ordem de levantar o público dos seus lugares. Que hino! Citou, esperou, templou a investida e mandou, cravando de alto a baixo, numa reunião, inquestionavelmente, cingida. Fechou de forma estrondosa, com mais um ferro de triunfo, deixando o público com água na boca para o que aí vem, na segunda parte do festejo. 

Para a segunda pega da noite, saltou à arena, o forcado Pedro Gil, consumando pega à primeira tentativa.

João Ribeiro Telles - Volta
Pedro Gil (GFA Lisboa) - Volta

1º Touro - João Moura Jr. (Pinto Barreiros - 465 quilos)

Após brinde ao grupo de forcados, hoje, homenageado, João Moura Jr.  iniciou funções com uma sorte de gaiola, que só não resultou mais emotiva, devido à entrada algo fria do oponente, que tal como os restantes possui ferro da ganadaria titular de Pinto Barreiros. Foi de alto nivel a série de curtos do cavaleiro de Monforte, baseando a ferragem da ordem com sortes com ligeira batida ao pitón contrário, que resultaram, na maioria dos casos, cingidas. Também a brega do ginete foi de elevada qualidade, ladeando e levando o toiro, que diga-se, denotou uma mobilidade assinalável, na garupa da sua montada. O toiro proveniente da Herdade do Vidigal, em Montemor-o-Novo, foi nobre e permitiu ao cavaleiro uma lide com bastante luzimento. 

Para a primeira pega da noite de aniversário, deste histórico e valoroso grupo de homens, que envergam a jaqueta de Lisboa, foi à cara o antigo cabo, José Luís Gomes efectivando uma limpa pega ao primeiríssimo intento. 

João Moura Jr. - Volta
José Luís Gomes (GFA Lisboa) - Volta

Cortesias...

Numa noite com os aficionados divididos, entre a corrida que se realiza na noite de hoje na Praça de Touros do Campo Pequeno, onde se comemora o 75º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, e a corrida de homenagem ao malogrado cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas, em Elvas, o tauródromo lisboeta apresenta uma entrada de público, nesta altura, a rondar dois terços fortes de lotação preenchida. 

O cartel, esta noite, para além de marcar o aniversário deste importante grupo de forcados, que por esse motivo se encerra com os seis astados resenhados para a corrida, conta com competição acérrima a nível equestre. João Moura Jr. João Ribeiro Telles Francisco Palha lidarão os toiros com ferro da "ganadaria-mãe", Pinto Barreiros. 

A corrida que foi antecedida por uma homenagem ao grupo lisboeta, por parte da empresa do Campo Pequeno, é dirigida pela delegada técnica tauromáquica, Lara Gregório Oliveira, assessorada pelo Dr. Jorge Moreira da Silva e pelo cornetim José Henriques.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0