Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Elvas, 27 de Setembro

2019-09-27 21:30:00

7º - Touro - Marcos Bastinhas - (Varela Crujo - 440 quilos)

Foi uma corrida para verdadeiros e bons aficionados a que hoje à noite teve lugar no Coliseu Comendador Rondão de Almeida.
Marcos Bastinhas iniciou a sua faena da melhor forma, brindado préviamente, na arena e de pés em terra, a todos os elementos do cartel...
Seguidamente, foi receber o último toiro do festejo à porta gaiola, deixando-lhe um muito bom primeiro comprido, a que se seguiram outros dois de boa nota. Nos três primeiros curtos, esperou o oponente junto a tábuas, chamando-o com vivacidade, deixando boas bandarilhas. Seguiu-se uma Mourina, ainda violino e palmo e para finalizar, a marca da 'casa', dois pares de bandarilhas deixados à passagem pelo corredor.

A última pega do espectáculo, foi consumada ao terceiro (seu primeiro) intento por Manuel Rovisco (dobrando Luís Januário), da formação eborense, num grupo 'misto', com elementos também do grupo de Elvas.

Marcos Bastinhas - Volta
Manuel Rovisco (GFA Évora e Académicos de Elvas) - Volta

6º Touro - Diego Ventura (Varela Crujo - 490 quilos)

Muito boa actuação do rejoneador luso-espanhol Diego Ventura.
Bem nos compridos, a receber muito em curto, cravando o primeiro em sorte de gaiola.
Depois já em curto, três montadas distintas, 'estrelas da companhia'... Com a primeira, curtos com imponente entrada ao pitón contrário; com a segunda, dois violinos com cite frontal e piruetas ajustadas e com a terceira, um par de bandarilhas, após passagens em falso e um par de bandarilhas cravado ao segundo intento, com o público a fazer ouvir alguns assobios, a que Diego respondeu com a cravagem de mais um par e desplantes diversos, montando o Dollar sem cabeçada.
Ventura brindou a Marcos Bastinhas.

A sexta pega da ordem, esteve a cargo dos Académicos de Elvas, sendo efectivada à terceira tentativa por Gonçalo Machado.

Diego Ventura - Volta
Gonçalo Machado (GF Académicos de Elvas) - Volta

5º Touro - Luís Rouxinol (Varela Crujo - 445 quilos)

O quinto de sete artistas a 'saltar' à arena para a lide de mais um Varela Crujo, foi Luís Rouxinol.
O ginete enfrentou-se com um toiro, que embora a 'deixar-se', não transmitiu, sendo que por isso, há a sensação de que tudo resultou em tom morno... Rouxinol deixou dois regulares compridos, para nos curtos, lidar na sua grande maioria de estadia na arena, com o Douro, ligando muito a brega, dobrando-se em curtos palmos de terreno, saindo a rematar as sortes... Já após troca de montada, deixou um palmito após algumas passagens em falso e um par de bandarilhas e de novo, após mais passagens em falso.
Rouxinol brindou também à família do saudoso Joaquim Bastinhas.

A quinta pega da longa mas 'competitiva' noite de toiros, esteve destinada ao Grupo de Forcados Amadores de Évora, sendo consumada ao segundo intento por José Maria Caeiro.

Luís Rouxinol - Volta
José Maria Caeiro (GFA Évora) - Volta

4º Touro - Rui Salvador (Varela Crujo - 450 quilos)

Entrou com ganas o cavaleiro Rui Salvador, no entanto o seu toiro não ofereceu facilidades…
O cavaleiro adoptivo de Tomar, andou correcto nas abordagens ao oponente, deixando regulares compridos e curtos de boa nota, embora com algumas passagens em falso e alguns tempos mortos. Lidou ao som de ‘Manuel dos Santos’, tendo brindado a Helena Nabeiro.

A quarta pega da boa noite de toiros, foi consumada à primeira tentativa por Paulo Barradas, do Grupo de Forcados Académicos de Elvas.

Rui Salvador – Volta
Paulo Barradas (GF Académicos de Elvas) - Volta

3º Touro - António Telles (Varela Crujo - 480 quilos)

Corrida de Maestros e o resto são cantigas…

Não querendo deixar os seus créditos por mãos alheias, António Palha Ribeiro Telles, recebeu o terceiro da ordem à porta gaiola, protagonizando também ele, um soberbo momento, aguentando a investida de um oponente que saiu com pata…

Bons compridos e uma série de curtos com o toiro a vir a menos, a investir a ‘conta gotas’, mas António a porfiar no sentido de não defraudar o público e a grande Homenagem que aqui se faz esta noite.

António Telles brindou a Helena Nabeiro.

A terceira pega de sete a consumar, foi tentada e concretizada ao segundo intento por Ricardo Sousa, dos Amadores de Évora.

António Telles – Volta
Ricardo Sousa (GFA Évora) – Volta

2º Touro - Paulo Caetano (Maria Guiomar Cortes de Moura - 470 quilos)

Classe por todos os poros, conhecimentos, experiência e uma tremenda elegância na hora de abordar o toureio.
Falo de Paulo Caetano, o lidador do segundo toiro da ordem, sem tanta transmissão que o anterior, mas a deixar-se sem levantar questiúnculas. Ferro Maria Guiomar Cortes de Moura.
Bem o veterano toureiro, a ladear logo após cravado o primeiro comprido. Tudo o resto foram grandes momentos de brega e bons ferros, numa prestação brindada à eterna esposa de Joaquim Bastinhas, Helena Nabeiro.

A segunda pega desta brilhante noite, esteve por conta de António Machado, dos Académicos de Elvas, sendo efectivada à primeira tentativa.

Paulo Caetano – Volta
António Machado (GF Académicos de Elvas) - Volta

1º Touro - João Moura - (Varela Crujo - 475 quilos)

Estou aqui para relatar, mas confesso ser difícil depois de tamanha emoção...
Olé Maestro Moura!
Actuação de antologia, das melhores ou mesmo a melhor dos últimos dez anos da sua carreira!
Depois de brindar a Marcos Bastinhas e ao seu colega de geração, Joaquim Bastinhas, cravou o primeiro em sorte de gaiola, levantando praça pelas muitas voltas que deu com o toiro em sua perseguição... Tudo em pé, como noutros tempos. Mais um soberbo comprido e uma série de curtos de repito, fazer história! O que foi isto? Foram ferros com o toiro completamente metido em tábuas, e Moura a partir de praça a praça, completamente 'possuído' pelo toureiro que é, que foi e que voltou melhor que nunca!
Público emocionado, em loucura total!
Colegas aplaudiram, forcados aplaudiram, público novamente a seus pés.
Excelente toiro de Varela Crujo.

João Madeira, dos Amadores de Évora, efectuou pega ao primeiro intento.

João Moura - Volta
João Madeira (GFA Évora) - Volta
Ganadeiro - Volta

Cortesias...

Além de lhe contarmos tudo o que acontece nesta noite, no Campo Pequeno, o TouroeOuro está também em DIRECTO de Elvas, acompanhando de perto, aquela que promete ser uma das corridas do ano, com "mega" cartel.

João Moura, Paulo Caetano, António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Diego Ventura e Marcos Bastinhas, compõem o elenco que hoje fará as delícias dos aficionados que ESGOTAM o Coliseu Comendador Rondão de Almeida, em mais um espectáculo de Homenagem a Joaquim Bastinhas.
As pegas de reses de diversas ganadarias, estão por conta do Grupo de Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas, sendo o festejo, dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico, Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário, José Guerra.

As cortesias já se fizeram, estando o Coliseu ao rubro, sentindo-se o 'burburinho' criado pelos grandes acontecimentos.

Nota: Antes do início da corrida, foi descerrada uma placa evocativa da Homenagem atrás citada, contando o momento, com a presença dos cavaleiros em cartel.

 

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0