Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira, 08 de Outubro 2019

2019-10-08 21:30:00

6º Touro - João Ribeiro Telles (Passanha - 555 quilos)

João Telles Júnior levou a efeito a última actuação equestre da noite.
Depois dos compridos regulares, seguiu para uma série de curtos de nota também ela regular, mas correcta, frente a um toiro que impunha e que exibiu mobilidade. Telles cravou os dois últimos com o Ilusionista, sendo tocado após saída da reunião do primeiro, rectificando no segundo.

A sexta e última pega desta noite, esteve por conta de Francisco Faria, numa efectivação ao terceiro intento. A jaqueta, foi obviamente a de Vila Franca de Xira.

João Ribeiro Telles - Não deu volta, embora autorizada
Francisco Faria - Não deu volta, embora autorizada

5º Touro - João Moura Júnior (Passanha - Sobrero - 600 quilos)

João Moura Júnior deixou Vila Franca a seus pés com as duas boas Mourinas!
Vila Franca é definitivamente uma terra que aceita todos os toureiros, desde que em 'bom' e foi o que aconteceu com estes dois ferros curtos de Moura, saindo das Mourinas a rematar muito em curto.
Antes, Moura Júnior deixou um primeiro comprido em sorte de gaiola, aguentando com resistência a 'perseguição' do oponente, sendo que os primeiros curtos, foram de boa nota, antecedidos por brega a duas pistas.

A penúltima pega desta noite fria, esteve por conta de Rui Godinho, sendo concretizada ao primeiro intento.

João Moura Júnior - Volta e volta
Rui Godinho - Volta

4º Touro - António Telles (Passanha - 515 quilos)

A derradeira actuação do cavaleiro António Telles, esta noite, teve um bom início com um ferro comprido, cravado em sorte de gaiola.
A passo, António Palha Ribeiro Telles foi construindo 'faena', 'usando e abusando' da sua sabedoria, lidando na verdadeira acepção da palavra, partindo de forma frontal para o oponente, pisando-lhe terrenos, reunindo de forma exímia, cravando de alto a baixo.

Quarta pega da noite e para a cara do toiro de Passanha, foi Guilherme Dotti, numa consumação de pega à primeira tentativa. O forcado, vestiu como todos os restantes, a jaqueta dos Amadores de Vila Franca. A pega foi brindada à Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense.

António Telles - Volta
Guilherme Dotti - Volta

3º Touro - João Ribeiro Telles (Passanha - 544 quilos)

Apesar de se terem ouvido alguns assobios aquando dos primeiros acordes, a verdade é que este toiro não tinha lide fácil... Muito atento ao interior da trincheira e pronto a surpreender, o astado de Passanha proporcionou actuação com temperamento por parte do ginete, que iniciou a ferragem comprida de forma regular. O segundo curto, foi uma surpresa para todos, com o toiro a arrancar sem que o cavaleiro estivesse 'preparado', a não se negar a cravar a bandarilha... A restante actuação foi de nota agradável, com o último ferro curto de muito boa nota.

A terceira pega de seis destinadas ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, foi concretizada por David Moreira , à primeira tentativa.

João Ribeiro Telles - Volta
David Moreira - Volta

2º Touro - João Moura Júnior (Passanha - 520 quilos)

Saiu à arena o primeiro toiro do lote de Moura Júnior, que depois de bem recebido pelo ginete, foi devolvido aos currais, devido ao facto de se ter lesionado já na arena. Importa referir, que o toiro devolvido, foi ovacionado à sua entrada na arena.
João Moura Júnior, lidou assim o segundo do seu lote, ligeiramente bisco, tendo cravado o primeiro comprido em sorte de gaiola, resultando o bom ferro. Seguiu com mais um comprido e uma série de curtos cravados com duas distintas montadas, 'recorrendo' a ladeios vistosos. Os primeiros curtos foram com batidas ao piton contrário.
Moura escutou música depois de cravada a terceira bandarilha curta.

A segunda pega da noite, foi como as restantes, destinada ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, sendo efectivada ao segundo intento por André Matos, que esta noite se despede da sua formação e das arenas.

João Moura Júnior - Volta
Andre Matos - Volta

1º Touro - António Telles - (Passanha - 570 quilos)

Vestindo lindíssima casaca preta de veludo, com bordado florido, deu início à corrida vilafranquense, o cavaleiro António Palha Ribeiro Telles.
António recebeu o primeiro toiro da ordem (verdadeira estampa) à porta gaiola, levando consigo um toiro que de início apenas 'andou por meias investidas', vindo acima com a cravagem dos primeiros ferros.
Um toque na montada em compridos, não 'desfeiou' uma actuação em crescendo, com música e com a costumeira classe do cavaleiro da Torrinha.
O toiro de Passanha, cumpriu, 'deixando-se' lidar...

Vasco Pereira, cabo do Grupo de Forcados de Vila Franca, efectivou ao segundo intento, a pega do primeiro toiro saído à arena.

António Telles - Volta
Vasco Pereira - Volta

Cortesias...

O TouroeOuro está hoje em DIRECTO da Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira.
Em cartel, estão os cavaleiros António Palha Ribeiro Telles, João Moura Júnior e João Ribeiro Telles, acompanhados do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, com toiros de Passanha.
As cortesias já se fizeram, estando a Palha Blanco com uma lotação preenchida que ronda os três quartos de casa.
A Direcção de Corrida, estará a cargo do Delegado Técnico Tauromáquico Tiago Tavares, assessorado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Antes do início das cortesias, estreou-se o pasodoble 'Forcados de Vila Franca', interpretado, na arena, pela Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense! Fez-se assim, singular Homenagem a este lendário Grupo de Forcados.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0