Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Campo Pequeno - 27 de Agosto 2020

2020-08-27 21:00:00

6º Touro - João R. Telles (F. Romão Tenório - 548 quilos)

João Ribeiro Telles é outro dos triunfadores da noite, reacendendo com a sua soberba actuação, um ‘duelo’ antigo entre Mouras e Telles.

Depois dos compridos, deixou uma série de curtos com especial relevo para a brega a duas pistas… soberba!

Num dos ladeios, a sua montada perdeu as mãos e caiu, provocando uma colhida, felizmente sem consequências a registar.

Telles correu a ir buscar o Ilusionista e com ele chegou uma segunda fase da sua exibição, todavia melhor e mais ‘impactante’. Três grandes curtos, sendo o último, de antologia.

Chegámos ao fim do festejo e com ele, a última pega de uma grande noite de toiros.
Pelo Aposento da Moita, João Ventura efectivou ao primeiro intento.

João Ribeiro Telles – Volta autorizada
João Ventura (GFA Moita) – Volta autorizada

5º Touro - João Moura Júnior (F. Romão Tenório - 630 Quilos)

A segunda e derradeira actuação do cavaleiro João Moura Júnior, começou de forma bonita com um oportuno brinde a António Telles, Diego Ventura e seu pai, João Moura, sendo-lhe tributada na ocasião enorme ovação…

A prestação do toureiro de Monforte, foi de elevado nível e sobretudo, o momento inicial e final… O inicial, pelo soberbo comprido em sorte de gaiola e o final, pelas duas Mourinas com remates do outro mundo. Repito, os remates das duas Mourinas, foram quiçá melhor que a muleta de José Marí Manzanares nos seus tempos áureos…

A última pega destinada ao Grupo de Forcados Amadores de Évora, foi consumada ao terceiro intento pelo forcado Ricardo Sousa.

João Moura Júnior – Volta autorizada e segunda chamada à arena
Ricardo Sousa (GFA Évora) – Volta não autorizada

4º Touro - João Moura Caetano (F. Romão Tenório - 562 quilos)

Não foi fácil a ‘papeleta’ que João Moura Caetano teve por diante, ‘tocando-lhe’ lidar um toiro com escassez de potabilidade e que complicou de princípio ao fim…

Caetano recebeu de boa forma, em curto e depois, mais não pôde, que deixar a ferragem da praxe, sem brilhantismos, montando o Campo Pequeno…

A quarta pega da noite, foi consumada ao primeiro intento pelo forcado Martim Cosme Lopes, do Grupo do Aposento da Moita.

João Moura Caetano – Volta não autorizada
Martim Cosme Lopes (GFA Moita) – Volta autorizada

3º Touro - João R. Telles (F. Romão Tenório - 618 quilos)

Saiu à arena o terceiro toiro da ordem de lide e este, foi diferente dos demais saídos até ao momento, pedindo credenciais de conhecimentos ao toureiro. E o toureiro, João Ribeiro Telles, teve os ditos ‘documentos’ para mostrar e levou a efeito, uma grande actuação.

Mediu, pensou e melhor executou, sobretudo nos curtos, onde depois de um toque na montada, cresceu em atitude, deixando bandarilhas de altíssimo nível, com batida ao pitón contrário e que em mais que uma ocasião, fizeram levantar o público dos seus lugares.

Regressou à arena o Grupo de Amadores de Évora e para a pega deste toiro, António Alves, numa efectivação à terceira tentativa.

João Ribeiro Telles – Volta autorizada
António Alves (GFA Évora) – Volta autorizada

2º Touro - João Moura Júnior (F. Romão Tenório - 550 quilos)

A segunda actuação da noite, esteve por conta do ‘segundo João’ em cartel, ou seja, João Moura Júnior.

Recebeu magnificamente o oponente, dobrando-se num palmo de terreno, para depois da preparação, deixar dois bons compridos.

Seguiu para curtos e com o Jet-Set deixou bandarilhas de qualidade, com uma brega característica da casa toureira que representa, saindo a rematar as sortes com elevada plasticidade.

A primeira pega pertencente ao Grupo de Forcados do Aposento da Moita, esteve nos ‘braços’ do seu Cabo, Leonardo Mathias, sendo efectivada ao primeiro bom intento.

João Moura Júnior – Volta autorizada
Leonardo Mathias (GFA Moita) – Volta autorizada

1º Touro - João Moura Caetano (F. Romão Tenório - 560 quilos)

A João Moura Caetano coube inaugurar a noite que se espera de competição, devido sobretudo ao facto de se tratar de um elenco composto por três cavaleiros da mesma geração e que têm em comum serem filhos de três grandes nomes do toureio…

Caetano enfrentou-se com um toiro muito em tipo da ganadaria de Francisco Romão Tenório, sendo que o astado saiu com mobilidade e a deixar-se ‘bem’…

Caetano quis criar impacto desde o primeiro minuto, sendo que no entanto, o primeiro comprido resultou em forma de ‘bajonazo’, corrigindo logo a seguir, com um bom segundo comprido.

Nos curtos saiu com o Baco, deixando a ferragem com batida ao pitón contrário, resultando uma actuação morna…

 

A primeira pega da ordem, coube ser consumada pelo cabo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, João Pedro Oliveira, ao primeiro intento.

João Moura Caetano – Volta autorizada
João Pedro Oliveira (GFA Évora) – Volta autorizada

Cortesias

O TouroeOuro está de volta aos DIRECTOS e desta feita, da mais emblemática e importante praça de touros do país, Campo Pequeno.
Pela arena da capital, passaram já os cavaleiros Joãol Moura Caetano, João Moura Júnior e João Ribeiro Telles, acompanhados das respectivas quadrilhas.
Perfilados nas mini-cortesias, estiveram também os forcados dos Grupos de Évora e Aposento da Moita, sendo que à arena sairão toiros da ganadaria alentejana de Romão Tenório.

O espectáculo conta com a Direcção de Ricardo Dias, coadjuvado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Nota: Antes do início do especftáculo, foi homenageado D. Francisco Mascarenhas, pelo cumprimento 75 anos de alternativa e o Grupo de Forcados do Aposento da Moita pelos seus 45 anos de fundação.

A Praça de Touros do Campo Pequeno regista grande afluência de público, informação precisa com actualização quando possível.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0